segunda-feira, 19 de julho de 2010

Beach Tennis e as Amigas do Parque Barigui

Cláudia Surugi e Marilena Sobocinski, ambas professoras de tênis do Graciosa Country Club, comemoram a medalha de prata conquistada no primeiro campeonato brasileiro de Beach Tennis, no Rio de Janeiro, que reuniu 100 duplas.
A dupla curitibana treina no Parque Barigui nos fins de semana entre 9 da manhã e uma da tarde.
Empolgada com a conquista, elas já se preparam para representar o Brasil no mundial de Aruba, em novembro. Cláudia é campeã mundial de paddle e em 1995 foi campeã brasileira de triatlon.
Matéria PRATA DA CASA - Por Reinaldo Bessa - Gazeta do Povo
Conheça um pouco mais sobre o Beach Tennis - Texto: Site da Joana Cortez

O Beach Tennis, o mais novo esporte na areia, chegou às praias cariocas em 2008. Desde então, vem se expandindo rapidamente para outras estados do Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e outros.
A modalidade pegou “carona” no grande sucesso dos esportes de areia – vôlei, frescobol, futevôlei e futebol de areia – e desponta com grande aceitação do público brasileiro. O esporte, que é uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton, surgiu na Província de Ravenna (Itália), na década de 80. Hoje, já existem 600 mil praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais. O Beach Tennis promove acima de tudo saúde e qualidade de vida, melhora o condicionamento físico aeróbico, anaeróbico, força muscular e resistência muscular de MI (Membros Inferiores) e MS (Membros Superiores). Os golpes mais usados durante o jogo são: voleio, smash, lob e saque.O Brasil já possui grandes resultados em torneios internacionais, tendo conquistado Bronze no Campeonato Mundial em Ravenna 2008 e 2009 e Ouro na Copa das Nações em Aruba 2009.
Foto: Joana Cortez
Área de Jogo
A dimensão do campo de Beach Tennis na modalidade de singulares é 16x5m e de pares 16x8m, dividido ao meio por uma rede com 1,70m de altura quando jogado em areia
Bola
A bola corresponde ao peso, medida e pressão, de acordo com o homologado pela I.F.B.T. A bola aprovada tem uma inscrição Beach Tennis I.F.B.T.

Raquete
A raquete deve ser homologada pela I.F.B.T. para provas oficiais. As medidas são no máximo 55cm de comprimento e 30cm de largura.
Jogo
O objetivo do jogo é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo adversário.
Sorteio
A escolha de lado, servidor ou recebedor é feita por sorteio.
Mudança de lado
Quando a totalidade dos pontos for impar, os jogadores trocam de lado.

Pontuação
A pontuação é 15, 30, 40, ganha o jogo quem ganhar o ponto subsequente ao 40.
Encontros
Os encontros de singulares jogam-se à melhor de 6 jogos e os de pares à melhor de 9 jogos com diferença de 2 jogos. Em caso de igualdade joga-se um tie-break.
Tie-break
Quando existe uma igualdade de jogos a 6-6 ou 9-9 realiza-se um tie-break. No tie-break vence o jogador que primeiro chegar a 7 com diferença de 2 ou a outro número com a mesma diferença. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem 4 pontos.
Serviço
O serviço é efetuado atrás da linha de fundo. No jogo de Pares Mistos o jogador masculino é obrigado a servir por baixo. Existe apenas um serviço e a bola deve ser atingida antes de tocar o solo.
Falta no serviço
É considerada falta no serviço se: a bola sair fora da área do campo; a bola atingir um objeto permanente, o jogador entrar no campo antes de bater a bola.
Serviço toca na rede
Sempre que o serviço toca na rede a jogada terá de continuar. Não existe repetição. As regras apresentadas são básicas. Situações não referidas ou omissas, remetem-se para consulta das regras oficiais.

Fonte: Beach Tennis Brasil - Site: beachtennisbrasil.com.br e Site: www.joanacortez.com.br

Um comentário:

Denise Amorim disse...

Talvez vcs tenham participado de algum torneio estadual no Rio de Janeiro, pois o primeiro campeonato brasileiro ainda não aconteceu, mas está prestes a acontecer, dias 23 e 24 de outubro em Caraguatatuba/SP (organizado pela Equipe Beach Tennis, EBT).
Se quiserem maiores informações sobre o evento acessem o site : www.equipebt.com ou o site: http://www.atlanticanews.com.br/conteudo.php?noticia=3418
Estamos aguardando todos os amantes deste esporte lá!!! Gde abraço! Denise Amorim