quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vai malhar? É preciso saber se alimentar...

A alimentação tanto dos indivíduos sedentários como dos que praticam esportes deve conter, em grande parte, alimentos que fornecem carboidratos, fontes de glicose, o principal combustível do nosso corpo e cérebro. Cerca de 50 a 65% do total de calorias de uma alimentação saudável deve ser proveniente de alimentos fontes em carboidratos (pães e cereais integrais, macarrão, tubérculos, legumes e frutas). Nosso corpo estoca glicose no músculo e no fígado sob a forma de glicogênio. Esse estoque é limitado, por isso fique "ligado" no consumo de carboidratos quando for se exercitar.Se o combustível (glicose) faltar, o corpo desvia o metabolismo e produz energia à partir de proteínas e estas deixam de cumprir sua principal função, reparadora e plástica, de construção e manutenção das fibras musculares.

Quando e O quê comer??

4 horas ou mais antes e 4 horas após os exercícios:

Arroz, carnes magras e frutas Lanches de peito de peru com folhas e tomate Massas ao molho de tomate com carnes magras Queijos magros, leite ou iogurte desnatado. Biscoitos ou bolo simples. Barra energética ou proteica Frutas frescas ou secas (passas, damasco) Sucos de frutas. Água de coco. Água.

2-3 horas antes e 2 horas após os exercícios:

Cereais com leite ou iogurte desnatado.Pães, biscoitos sem recheio, batatas assadas ou cozidas, bolo simples.Frutas frescas ou secas. Barra energética ou proteica Água de coco. Água

1 hora ou menos antes e 30 minutos após os exercícios:

Barra energética ou proteica Frutas frescas ou secas. Suco de frutas. Água de coco. Água.

Créditos: Texto © 2004 Por Drª Marília Fernandes

Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com, Nutricionista - CRN3/1693 Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP, Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP, 19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação, Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.

Nenhum comentário: