sexta-feira, 18 de junho de 2010

Semana Antidrogas começa na segunda em clima de Copa


Com o tema Marque um Gol, Dê um Chute nas Drogas, a segunda edição da Semana Antidrogas de Curitiba será aberta na segunda-feira (21), às 14h, no Palácio das Araucárias, com a presença do Secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain. Até domingo (27), nas nove regionais da cidade, a população receberá orientações sobre o perigo do uso de drogas.

A Semana Antidrogas de Curitiba marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura de Curitiba trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.

"Curitiba será cidade-sede da Copa em 2014 e aproveitaremos essa edição da Semana Antidrogas, durante os jogos da África do Sul, para orientar a população a formar uma torcida saudável e não violenta", diz o secretário Nazir Abdalla Chain.

Nesta edição, a Secretaria Antidrogas Municipal fará algumas atividades em parceria com a Coordenadoria Estadual Antidrogas e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Durante a semana, o ônibus Caravana do Bem será levado aos bairros. O veículo foi todo adaptado para a realização do projeto, que oferece oficinas culturais em áreas violentas da cidade.
Haverá apresentações do teatro de fantoches da Guarda Municipal, exposições, palestras e demonstrações dos cães do projeto Cão Amigo, treinados para farejar e localizar drogas. Equipes da Secretaria Antidrogas farão abordagem informal do público, com a distribuição de folders sobre o trabalho da secretaria.
Para o sábado, 26 de junho, está programada a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no Centro, às 9h30. Os participantes irão percorrer um percurso que vai da praça até Bondinho da rua XV de Novembro.

A semana terminará com o Domingo no Parque, no dia 27, das 13h às 17h, no Parque Barigui. Estão programadas atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e distribuição de material informativo.

Data - O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.

Criada em 2008, a Secretaria Antidrogas Municipal articula ações de prevenção às drogas e à violência e também oferece algumas atividades de reinserção social para dependentes, por meio de parcerias com órgãos públicos.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ANTIDROGAS

SEGUNDA-FEIRA (21)

Abertura no Palácio das Araucárias, às 14h
Regional Boa Vista - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Rua da Cidadania (avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)
Regional Boqueirão - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)

TERÇA-FEIRA (22)

Edifício Delta (avenida João Gualberto, 623, Alto da Glória) - palestra de Prevenção às Drogas e à Violência para servidores da Prefeitura, das 8h às 12h
Regional Bairro Novo - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Rua da Cidadania (rua Tijucas do Sul, 1700, Sítio Cercado)
Regional Portão - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (rua Carlos Klemtz, 1.700, ao lado do Terminal Fazendinha)
Regional Santa Felicidade - Apresentações, das 14h às 17h, na Piazza San Marco

QUARTA-FEIRA (23)

Regional CIC - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Administração Regional (rua Manoel Valdomir, 2.460, CIC)
Regional Pinheirinho - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (avenida Winston Churchill, 2033, Capão Raso)

QUINTA-FEIRA (24)

Regional Matriz - Caravana do Bem, das 9h às 17h, na praça Rui Barbosa, no Centro

SEXTA-FEIRA (25)

Regional Cajuru - Caravana do Bem na Escola Maria Marli Piovezan (Rua Velcy Bolivar Grando, 155, Uberaba), das 21h às 24h

SÁBADO (26)

Às 9h30 - Caminhada Antidrogas. Saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques

DOMINGO (27)

Das 13h às 17h - Domingo no Parque, no parque Barigui
Fonte: PMC

Um comentário:

Renato Bürgel disse...

20 mil pessoas participam das atividades da Semana Antidrogas
A segunda edição da Semana Antidrogas de Curitiba, de 21 a 27 de junho, ofereceu orientações sobre prevenção às drogas e à violência para aproximadamente 20 mil pessoas nas nove Regionais da Prefeitura. Neste ano, o tema foi "Marque um Gol, Dê um Chute nas Drogas", em alusão à Copa do Mundo.


"O número de participantes nos surpreendeu e representa uma grande vitória, pois sabemos que, ao receber informação sobre o tema, a maioria da população escolhe se manter longe das drogas e marca um gol pela vida", disse o secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain.

As últimas atividades da Semana Antidrogas ocorreram no fim de semana. No sábado, houve a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço Municipal, na praça Generoso Marques, e chegada no Bondinho da rua XV de Novembro.

No domingo, dez mil pessoas acompanharam o Domingo no Parque, no Barigui. Houve distribuição de folders e cartilhas, jogos de mesa, futebol e vôlei e shows com as bandas Lefigarrô, Sorte a Sul, Big Time e dos professores do Ponto de Cultura Solar dos Guimarães e apresentação do teatro de bonecos do Sicride.

O público também conheceu as novidades do programa Comunidade Escola, que oferece atividades nas escolas municipais nos fins de semana, e recebeu orientações de 15 profissionais sobre educação alimentar.

Participaram das ações as secretarias do Esporte e Lazer, da Educação, da Saúde, do Abastecimento, Fundação Cultural de Curitiba. A Coordenadoria Estadual Antidrogas fez distribuição de materiais de prevenção às drogas.

Data - A Semana Antidrogas de Curitiba marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.

O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.