terça-feira, 29 de junho de 2010

Crocodiles vence Paranaense em grande atuação da defesa

Em clima de Copa do Mundo e placares baixos, Barigui Crocodiles e Foz do Iguaçu Black Sharks travaram uma batalha defensiva na final do Campeonato Paranaense de futebol americano.
O Black Sharks teve muita dificuldade em avançar conseguindo poucas primeiras descidas já o Crocodiles sofreu com turnovers. Foram 2 interceptações e 2 fumbles perdidos.
Apenas no meio do 3o quarto aconteceram os primeiros pontos da partida com o punter do Black Sharks Dreld sendo derrubado em sua própria endzone pelo defensor Pontarolli , Crocodiles abrindo o placar em 2 a 0. Pouco depois o running back do Crocodiles Mullet (21) correu 50 jardas para o touchdown. RB Mahfoud fez a conversão de 2 pontos. Crocodiles 10 x 0.
A defesa do Crocodiles tomou conta da partida só cedendo o touchdown nos últimos segundos da partida em uma corrida de 36 jardas do running back Fred. Mas já era tarde.
Placar final: Barigui Crocodiles 10 x 6 Foz do Iguaçu Black Sharks
Parabéns Crocodiles bicampeão Paranaense !
No jogo preliminar o Curitiba Hurricanes não tomou conhecimento do Ponta Grossa Phantoms e venceu a partida por 21 a 0 ganhando assim a 3a posição no campeonato. Pontuadores: 2 TDs cornerback Bala (Retorno de interceptação e retorno de kickoff) e TD passe do QB Colantouno para WR Chakal.
Classificação final:
1. Barigui Crocodiles (CAMPEÃO PARANAENSE)
2. Foz do Iguaçu Black Sharks
3. Curitiba Hurricanes
4. Ponta Grossa Phantoms
5. Curitiba Brown Spiders


Fonte: Diário NFL por Danilo Muller
Fotos: Bruna Bittencourt

sábado, 26 de junho de 2010

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI


NATAÇÃO - Circuito Correr e Nadar de Maratonas Aquáticas 2010
3ª etapa Bônus
Festival de Inverno 30º.C - 17/jul/10 (sáb) - Curitiba / Paraná - 6 horas na água












quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atenção: o satélite está olhando

O Parque Barigui visto pelo satélite Geoeye: precisão para captar objetos de até meio metro servirá para coibir construção irregular e mapear área verde da cidade.

Cada detalhe da cidade ao alcance do poder público municipal. A partir de agora, Curitiba passa a contar com imagens do satélite Geoeye, que registra qualquer objeto maior que 50 centímetros e permite que as informações colhidas sejam processadas e cruzadas. Com as novas imagens, os puxadinhos e edículas construídas sem autorização não passarão despercebidos. A prefeitura poderá acompanhar o aumento na área construída de cada lote e atualizar os dados para o cálculo do Imposto Predial Ter­ritorial Urbano (IPTU). A cobrança baseada nas novas in­­formações deve começar a partir do próximo ano. “O sistema processa a área construída e o técnico pode confrontar a imagem com os dados do lote registrados na prefeitura. Se houver sinal de aumento de área construída, um fiscal vai diretamente ao lote verificar”, diz o chefe do Geoproces­samento da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Miguez.
Segundo a prefeitura, “com o sistema, os técnicos podem praticamente entrar em cada lote da cidade para avaliar as informações espaciais das imagens, como vegetação, área construída e até se existe córrego no lote”. Invasão de privacidade? De acordo com a especialista em Direito Imobiliário e professora da Pontifícia Univer­sidade Católica do Paraná (PUCPR) Maristela Marques de Souza, não. “A visualização do espaço aéreo por si só não é invasão de privacidade. Seria se a ferramenta fosse utilizada para bisbilhotar a vida alheia”, argumenta. Para Maristela, o que está em jogo é o interesse público. “A averbação de mudanças e a comunicação ao poder público são obrigações legais. Se isso não é feito, quem está burlando a lei?”, questiona. “Essa é uma forma de o poder público poder fazer um cálculo mais adequado”, conclui.
O vice-presidente do Sindi­cato da Habitação e Con­domí­nios do Paraná (Secovi-PR), Luiz Carlos Borges da Silva, também se diz favorável ao novo instrumento. “É bemvinda essa fiscalização mais presente. Às vezes, até por falta de informação, as pessoas acabam construindo mais do que a legislação permite e acabam tendo problema na hora de vender. Será interessante a utilização não apenas como punição, mas como orientação também”, diz.
Área verde
Além do IPTU, as imagens do Geoeye devem ser utilizadas no planejamento da cidade pelo Instituto de Pesquisa e Planeja­mento Urbano de Curitiba (Ippuc) e para monitoramento e fiscalização ambiental. Daqui a um mês, estimam os técnicos da Secretaria Municipal de Urbanis­mo, deve ser concluído o mapeamento da área verde de Curitiba, primeiro resultado de estudos feitos a partir da nova ferramenta. O último mapeamento desse tipo, realizado em 2000 com base em fotografias digitais, apontou que a cidade tinha 77 milhões de metros quadrados de maciço florestal. “Vamos ver o que sobrou disso”, afirma Miguez. O mapa da área verde será detalhado com informações sobre maciços florestais, arborização viária, áreas públicas e privadas e outros elementos separadamente.
De acordo com a empresa Engesat, que comercializa as imagens do Geoeye na América La­­tina, centenas de cidades já adotam o sistema para auxiliar a gestão urbana. As imagens de satélites para esses fins, aliás, já são usadas desde a década de 80, mas apenas a partir de meados de 2009 foi possível registrar detalhes via satélite com tamanha precisão: objetos de meio metro são detectados. O modelo de satélite adotado até então permitia o registro de detalhes a cada metro. Além da alta resolução espacial, a vantagem do novo sistema é o processamento digital das informações, que elimina cálculos e comparações manuais. “Ga­­nhamos velocidade de trabalho e maior precisão”, diz Miguez. Segundo ele, a imagem colhida é parecida com a do Google Earth. A diferença é justamente a possibilidade de processamento digital das informações. Curitiba pretende adquirir imagens do satélite uma vez por ano. A última compra custou R$ 63 mil.
Fonte: Gazeta do Povo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vai malhar? É preciso saber se alimentar...

A alimentação tanto dos indivíduos sedentários como dos que praticam esportes deve conter, em grande parte, alimentos que fornecem carboidratos, fontes de glicose, o principal combustível do nosso corpo e cérebro. Cerca de 50 a 65% do total de calorias de uma alimentação saudável deve ser proveniente de alimentos fontes em carboidratos (pães e cereais integrais, macarrão, tubérculos, legumes e frutas). Nosso corpo estoca glicose no músculo e no fígado sob a forma de glicogênio. Esse estoque é limitado, por isso fique "ligado" no consumo de carboidratos quando for se exercitar.Se o combustível (glicose) faltar, o corpo desvia o metabolismo e produz energia à partir de proteínas e estas deixam de cumprir sua principal função, reparadora e plástica, de construção e manutenção das fibras musculares.

Quando e O quê comer??

4 horas ou mais antes e 4 horas após os exercícios:

Arroz, carnes magras e frutas Lanches de peito de peru com folhas e tomate Massas ao molho de tomate com carnes magras Queijos magros, leite ou iogurte desnatado. Biscoitos ou bolo simples. Barra energética ou proteica Frutas frescas ou secas (passas, damasco) Sucos de frutas. Água de coco. Água.

2-3 horas antes e 2 horas após os exercícios:

Cereais com leite ou iogurte desnatado.Pães, biscoitos sem recheio, batatas assadas ou cozidas, bolo simples.Frutas frescas ou secas. Barra energética ou proteica Água de coco. Água

1 hora ou menos antes e 30 minutos após os exercícios:

Barra energética ou proteica Frutas frescas ou secas. Suco de frutas. Água de coco. Água.

Créditos: Texto © 2004 Por Drª Marília Fernandes

Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com, Nutricionista - CRN3/1693 Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP, Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP, 19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação, Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Começam hoje as inscrições para a Corrida das Nascentes

Começam nesta terça-feira (22) as inscrições para a 6.ª Edição da Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu. A competição está marcada para 1º de agosto, com saída de Piraquara, às 6h. A chegada será em Curitiba. As inscrições serão feitas na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.
A corrida é organizada pelas secretarias municipais de Assuntos Metropolitanos e do Esporte e Lazer, em parceria com seis prefeituras da Região Metropolitana. O evento conta também com o apoio das polícias Militar e Rodoviária (estadual e federal), Batalhão de Trânsito e Guarda Municipal. Em 2009, a competição reuniu 1200 atletas de 110 equipes.
"A Corridas nas Nascentes é mais uma demonstração do esforço da Prefeitura em promover a integração de Curitiba com a Região Metropolitana", afirma Michele Caputo Neto, secretário municipal de Assuntos Metropolitanos. "A idéia principal é divulgar as peculiaridades turísticas e ambientais da região", acrescenta.
O trajeto da corrida é de 91,5 quilômetros, percorrendo trechos cortados pelos afluentes do Rio Iguaçu. De Piraquara, os atletas seguirão por Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba, chegada da corrida. Os atletas podem se inscrever nas modalidades aberta masculina, veterana masculina, aberta feminina e mista. As equipes devem ter de sete a dez corredores.
Em termos técnicos, esta é uma prova que mistura trechos de níveis médios e difícil, percorridos na área rural. Em média a cada 10 quilômetros acontece uma troca de participante, sendo que a responsabilidade pela organização do ponto de transição é do município onde ele está localizado. Cabe também à equipe do município a sinalização e fiscalização do trajeto, para que nenhum corredor tenha dúvida do caminho a seguir e com isso perca tempo, o que pode fazer diferença na reta final.
As equipes acompanham o trajeto com carros de apoio que levam os participantes para os pontos de transição determinados, bem como recolhem aqueles que já cumpriram seus trechos. "A Corrida das Nascentes realça uma característica especial das corridas de revezamento: o estreito relacionamento entre a equipe para definir quem pode render melhor em determinado trecho para que o resultado final seja a vitória", explica Rudimar Fedrigo, secretário do Esporte e Lazer de Curitiba.
O aspecto ecológico também tem destaque dentro do regulamento. Nenhum tipo de lixo, garrafas ou latas podem ser abandonados pelos participantes ao longo do percurso. A equipe que comete a infração é punida com 15 minutos no tempo total da prova, o pode perder a oportunidade de estar entre as três melhores equipes colocadas por categoria ou ser a campeã geral.

Inscrições da 6ª Corrida das Nascentes

Início: Terça-feira (22)
Termíno: 9 de julho
Local da inscrição: Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Curitiba
Endereço: rua Desembargador Westphalen, 1566, Rebouças.
Fonte: PMC

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Estação mais fria do ano chega nesta segunda


Separem os cachecóis, luvas, blusas de lã e jaquetas pesadas. A partir das 8h28 desta segunda-feira (21), começa oficialmente o inverno, o período mais frio do ano. Amado por uns, odiado por outros, o frio deve estar mais intenso neste ano em relação ao ano passado. A tendência também é a de que o tempo fique mais seco, com baixos índices de chuvas.


De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Tarcizio Valentin da Costa, a estação deve ficar mais fria pelo fato de que não estaremos sob influência de um fenômeno de grande escala.


"Como este ano o El Niño e a La Niña não apareceram, o resultado é o de que o inverno volte a ter dias mais frios, como é esperado da estação. Em 2009, quando sofremos influência do El Niño, o nosso inverno, ainda que tenha feito dias frios, foi atípico, pois tivemos dias quentes", revela.Outra característica do inverno paranaense também estará presente neste ano. O meteorologista diz que a tendência é a de que teremos uma estação seca neste ano.


"Julho e agosto são geralmente secos. Este ano não será diferente. As chuvas devem aparecer com mais frequência no mês de setembro, que marca o fim do inverno e início da primavera", informa.Valentin da Costa conta que há a possibilidade de formação de geadas ao longo deste período no Paraná. "Boa parte do Estado, inclusive o norte, estará suscetível à formação de geadas. Os maiores riscos climáticos das geadas são detectados nas regiões mais altas do Paraná.


Áreas de cidades como Palmas, Guarapuava e Inácio Martins (todas no centro-sul) são as que mais podem sofrer com este fenômeno climático", avalia.Em Curitiba e região metropolitana, a média mínima esperada para o inverno é de 9,4 ºC, com máxima de 20,8 ºC. O sul do Estado deve apresentar a menor média de temperatura, com 8 ºC, e o norte deve ter a maior média, com 24,1 ºC.


Doenças


Não tem jeito. É só o inverno chegar que as doenças respiratórias aparecem. Desde simples resfriados até meningite, todo cuidado é pouco para passar a estação mais fria do ano incólume às moléstias.


A médica do Centro de Epidemilogia da Prefeitura de Curitiba, Marion Burguer, afirma que cuidados simples são fundamentais para evitar as doenças. "Nessa época esse tipo de enfermidade cresce bastante, em torno de 25%. O cuidado utilizado é o mesmo quando teve o surto da gripe A (H1N1), ou seja, lavar as mãos, permitir a circulação do ar no ambiente, beber água, entre outros. Esses atos básicos ajudam bastante. É bom também estar atento com crianças pequenas e idosos, as maiores vítimas das doenças respiratórias", garante.


Além de resfriados e gripes, a pessoa que sofre de bronquite, rinite e sinusite também fica mais vulnerável a esse tipo de problema. "Essas alergias ficam bem comuns no inverno. Quem sofre de algum destes males deve redobrar a atenção para evitar que a enfermidade ataque com força", alerta.


Fonte: Paraná On Line - Mátéria de Flávio Laginski

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Semana Antidrogas começa na segunda em clima de Copa


Com o tema Marque um Gol, Dê um Chute nas Drogas, a segunda edição da Semana Antidrogas de Curitiba será aberta na segunda-feira (21), às 14h, no Palácio das Araucárias, com a presença do Secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain. Até domingo (27), nas nove regionais da cidade, a população receberá orientações sobre o perigo do uso de drogas.

A Semana Antidrogas de Curitiba marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura de Curitiba trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.

"Curitiba será cidade-sede da Copa em 2014 e aproveitaremos essa edição da Semana Antidrogas, durante os jogos da África do Sul, para orientar a população a formar uma torcida saudável e não violenta", diz o secretário Nazir Abdalla Chain.

Nesta edição, a Secretaria Antidrogas Municipal fará algumas atividades em parceria com a Coordenadoria Estadual Antidrogas e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Durante a semana, o ônibus Caravana do Bem será levado aos bairros. O veículo foi todo adaptado para a realização do projeto, que oferece oficinas culturais em áreas violentas da cidade.
Haverá apresentações do teatro de fantoches da Guarda Municipal, exposições, palestras e demonstrações dos cães do projeto Cão Amigo, treinados para farejar e localizar drogas. Equipes da Secretaria Antidrogas farão abordagem informal do público, com a distribuição de folders sobre o trabalho da secretaria.
Para o sábado, 26 de junho, está programada a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no Centro, às 9h30. Os participantes irão percorrer um percurso que vai da praça até Bondinho da rua XV de Novembro.

A semana terminará com o Domingo no Parque, no dia 27, das 13h às 17h, no Parque Barigui. Estão programadas atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e distribuição de material informativo.

Data - O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.

Criada em 2008, a Secretaria Antidrogas Municipal articula ações de prevenção às drogas e à violência e também oferece algumas atividades de reinserção social para dependentes, por meio de parcerias com órgãos públicos.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ANTIDROGAS

SEGUNDA-FEIRA (21)

Abertura no Palácio das Araucárias, às 14h
Regional Boa Vista - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Rua da Cidadania (avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)
Regional Boqueirão - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)

TERÇA-FEIRA (22)

Edifício Delta (avenida João Gualberto, 623, Alto da Glória) - palestra de Prevenção às Drogas e à Violência para servidores da Prefeitura, das 8h às 12h
Regional Bairro Novo - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Rua da Cidadania (rua Tijucas do Sul, 1700, Sítio Cercado)
Regional Portão - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (rua Carlos Klemtz, 1.700, ao lado do Terminal Fazendinha)
Regional Santa Felicidade - Apresentações, das 14h às 17h, na Piazza San Marco

QUARTA-FEIRA (23)

Regional CIC - Caravana do Bem, das 9h às 12h, na Administração Regional (rua Manoel Valdomir, 2.460, CIC)
Regional Pinheirinho - Caravana do Bem, das 14h às 17h, na Rua da Cidadania (avenida Winston Churchill, 2033, Capão Raso)

QUINTA-FEIRA (24)

Regional Matriz - Caravana do Bem, das 9h às 17h, na praça Rui Barbosa, no Centro

SEXTA-FEIRA (25)

Regional Cajuru - Caravana do Bem na Escola Maria Marli Piovezan (Rua Velcy Bolivar Grando, 155, Uberaba), das 21h às 24h

SÁBADO (26)

Às 9h30 - Caminhada Antidrogas. Saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques

DOMINGO (27)

Das 13h às 17h - Domingo no Parque, no parque Barigui
Fonte: PMC

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Imin Matsuri 2010 no Parque Barigui


No dia 18 de junho de 2010 a Imigração Japonesa no Brasil completa 102 anos e, para comemorar a data, acontecerá o XX Imin Matsuri no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. O festival acontecerá dias 18 (sexta-feira), 19 (sábado) e 20 (domingo). Na sexta-feira a entrada será gratuita, já no final de semana o ingresso custará R$5,00.
Como é de costume, o evento contará com uma grandiosa praça de alimentação tipicamente japonesa, na qual os visitantes poderão experimentar as mais variadas comidas da terra do sol nascente com um toque brasileiro. Além disso poderão comprar artesanatos e produtos relacionados a Cultura Japonesa na feira localizada dentro do Pavilhão.
São várias as atividades culturais programadas, tais como karaokê, danças típicas, demonstração de sadô (cerimônia do chá), exposições, demonstração de artes marciais, etc. O público jovem, nos seus mais diversos estilos, também é uma atração à parte, demonstrando assim o lado pop do Japão junto ao tradicional.

Programação do Imin Matsuri 2010:

19 DE JUNHO (SÁBADO)
11:00 Início da atividades do dia
Copa do Mundo Japão X Holanda (em telões e monitores do evento)
13:00 Show de karaokê (Cantores infanto juvenis)
14:00 Ato Solene com a palavra das autoridades
14:30 Apresentação de artes marciais (Karatê, Kendô, Aikidô etc.)
15:30 Apresentação de Motitsuki (preparação do moti – bolinho de arroz)
16:00 Karis Kids (Holiness)
16:30 Show de cultura japonesa (Dança clássica, Dança folclórica, Música e Taikô)
18:00 Bon Odori e Matsuri Dance (Dança folclórica partic. popular)
19:00 Concurso Miss Nikkey do Paraná
22:00 Final das atividades do dia
20 DE JUNHO (DOMINGO)
11:00 Início da atividades do dia
12:00 Show de Shakuhachi e Violão
13:00 Show de Karaokê (Cantores mirins)
14:00 Apresentação de artes marciais (Karatê, Kendô, Aikidô, etc.)
15:00 Bon Odori e Matsuri Dance (Dança folclórica partic. popular)
15:30 Copa do Mundo Brasil X Costa do Marfim – (nos telões e monitores do evento)
17:30 Show de cultura japonesa (Dança clássica, Dança folclórica, Música e Taikô)
19:00 Matsuri Dance (Dança jovem japonesa com participação popular)
Imin Matsuri 2010

Dias 18, 19 e 20 de junho (de sexta à domingo)
Pavilhão de Exposições do Parque Barigui
Ingresso: R$5,00 (sexta-feira a entrada é gratuita)
Das 18h às 22h na sexta e das 11h às 22h no final de semana

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TRAINER ESTÁ APOIANDO A CAMPANHA DO AGASALHO

Mais uma vez, a TRAINER ASSESSORIA ESPORTIVA está apoiando a Campanha do Agasalho. Neste ano, ajudará a ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

Nos treinos de sábado (no Parque Barigui das 8h00 às 11h00), recolherá calçados e roupas para doação. Contamos com a sua colaboração para proporcionar um inverno mais agradável àqueles que necessitam de ajuda. Visitem o site: http://www.trainerassessoria.com.br contato@trainerassessoria.com.br


A TRAINER ASSESSORIA ESPORTIVA foi criada em 2003, com o objetivo de fornecer orientação para atividades físicas, sempre buscando a excelência no atendimento aos clientes. Nas modalidades de caminhada e corrida, possibilita aos seus atletas que desenvolvam a capacidade de alcançar e superar, com qualidade, as metas que estabelecem. Dispondo de uma equipe de apoio multidisciplinar, através de parceria com os melhores especialistas do mercado, a Trainer procura oferecer equilíbrio ao estilo de vida de cada cliente. A flexibilidade dos programas de treinamento, aliada à análise desenvolvida pelos técnicos, permite que a Trainer atenda pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Avaliação médica e exames cardiológicos são utilizados para determinação da intensidade de treino adequada ao perfil de cada pessoa.


ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná




PRIORIDADES

Esta organização tem como prioridade o respeito ao ser humano, independente do grau de comprometimento físico e situação social e econômica que venha a possuir. O seu principal diferencial é ser uma organização "das" e não "para" pessoas portadoras de deficiência física, neste caso, são pessoas que "conhecem" suas necessidades pela "vivência diária", esses fatores são responsáveis pelas grandes conquistas que a entidade já apresentou.

MISSÃO
"Sua missão é creditar a autonomia e desenvolver a independência e autonomia da Pessoa com Deficiência Física nas suas relações sociais através da reabilitação e habilitação física, social, cultural e profissional."

CONQUISTAS
Muitas conquistas foram alcançadas pela ADFP, através de sugestões para a elaboração de novas leis e em defesa dos direitos constituídos. Mas como em qualquer processo de luta pelos direitos, também ocorreram momentos em que as barreiras sociais provocaram revolta e indignação. Entretanto, prevalece sempre a força e a coragem, características inatas de pessoas que conseguem realizar o suposto "impossível" pelas suas condições físicas, mas que não cedem a derrotas, prevalecendo a conquista de serem tratados como "cidadãos".
A partir de sua fundação, em 1979, até a presente data, a ADFP passou de "Entidade Assistencial" para "Entidade Profissionalizada" (parcerias), mais um importante diferencial apresentado, pois não perde suas características mas conquista sua independência na esfera municipal e estadual , projetando-se a nível nacional como "modelo" de organização "dos" portadores de deficiência física.

MANUTENÇÃO FINANCEIRA
A manutenção de toda a entidade se dá através dos convênios de prestação de serviços terceirizados e pela administração de uma Agência de Correio Franqueada - ACF ( anexa à Sede da ADFP desde 1992) . Todos os serviços terceirizados são exercidos por pessoas portadoras de deficiência física.

CONTATO
Av. XV de Novembro, 2765 Alto da XV Curitiba/PR - Fone: (41) 3264-7234 - http://www.adfp.org.br/

terça-feira, 8 de junho de 2010

Parque Barigui: imóveis valorizados

A valorização dos terrenos do Bigorrilho, um dos bairros que circundam o Barigui, foi de 97,2% entre abril de 2009 e abril de 2010, segundo dados do Secovi-PR (foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

A área verde mais frequentada de Curitiba, criada no início da década de 1970 com o objetivo de conter as enchentes na região, hoje tem influência direta no preço dos imóveis próximos

Um dos parques mais antigos e o mais frequentado de Curitiba, o Barigui foi criado em 1972 com o objetivo de ser uma grande área de preservação e contenção das enchentes do Rio Barigui na região, que hoje comporta partes dos bairros Bigorrilho, Mercês, Santo Inácio e Cascatinha. “Na época, diante do Plano de Pre­­­ser­­­­vação de Fundos de Vale, constatamos que a maioria das nossas grandes bacias estavam preservadas. Curitiba optou por um caminho bem diferente do que ocorria em outras cidades do Brasil e do mundo”, conta o coordenador do departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Galante Tocchio.

Com a implantação do parque, os imóveis ao redor se valorizaram. O entorno do Barigui é formado por terrenos ZR-1, com permissão de casas de, no máximo, dois andares e sempre residenciais. O perfil de casas hoje é diversificado, do médio ao alto padrão, e vários terrenos vagos, mas poucos à venda. Na visita da reportagem nas ruas próximas do Parque Barigui foram encontradas três casas e seis terrenos à venda – nenhuma placa de locação.

As residências ofertadas vão de R$ 2.847 a mais de R$ 5 mil o metro quadrado, dependendo da área, da idade e outras características de construção. A imobiliária Thá vende duas delas. A primeira possui dez anos de construção, fica na esquina das ruas Dr. Antônio Alves Souza e Fausto Fressato, possui 298,54 metros quadrados, quatro quartos e custa R$ 850 mil. A segunda está localizada na Rua Ernesto Casa­­­grande. Com apenas um ano de construção, possui 866,29 metros quadrados de área (incluindo piscina e quintal amplo) e quatro suítes. O preço pedido é R$ 3,690 milhões. Segundo o diretor da imobiliária Thá, José Renato Pallu, “o parque é um referencial imutável para os imóveis próximos, o que, junto com a escassez de oferta, ajuda e muito a valorizá-los. A área verde na cidade tem a mesma importância de estar de frente para o mar em um imóvel no litoral.”

Na Rua Padre Olímpio, uma casa, com 550 metros quadrados, está sendo comercializada pela Senzala Imóveis. Possui três quartos, garagem para cinco carros, em um terreno de 670 metros quadrados por R$ 1,6 milhão.

Terrenos

No entorno do Parque Barigui há vários terrenos ainda vagos, seis à venda encontrados pela reportagem, com preços entre R$ 345 e R$ 800 o metro quadrado. Todos são muito próximos ao parque. O mais caro fica na Aluizio Fran­­ça, de frente, e está com uma placa da imobiliária Thá. É uma área de 739 metros quadrados, com preço de R$ 618 mil.

Na Rua Dr. Ney Leprevost, fundos do parque, há dois terrenos disponíveis e um deles pertence ao autônomo Sezinando Castro Lopes, que mora no local desde os 12 anos de idade. Hoje, com 57 anos, ele está vendendo o terreno onde está a sua casa e a do seu pai. “Vou usar o dinheiro da venda do terreno para começar um novo negócio. Se não fosse por isso não sairia daqui. Adoro o ar puro deste lugar”. O pai, Bene­­­­dito Castro Lopes, tem uma história longa com a região. Antes mesmo da implantação do parque ele já morava ali com a família. “Viemos para cá em uma época que não tinha nada, nem luz”, recorda o aposentado de 83 anos, que foi funcionário da empreiteira da Prefeitura de Curitiba e ajudou a construir o Barigui. O terreno onde estão as duas casas possui 780 metros quadrados de área e está sendo vendido por R$ 500 mil.

Ao lado da família Castro Lopes, há duas áreas à venda pela imo­­biliá­ria Razão. São áreas de 607,50 me­­tros quadrados. O de frente pa­ra a Rua Dr. Ney Leprevost custa R$ 250 mil e o terrenos dos fundos, com fachada para a Emilio Mercuri, R$ 210 mil. “Os terrenos perto do parque custam um pouco mais caros, com preço médio de R$ 550 o metro quadrado”, diz um dos proprietários da Razão, Nelson Pietniczka.

Para o vice-presidente de Lan­çamentos e Comercialização Imo­­biliária do Secovi-PR, Carlos Paulino, “ter um local tranquilo para fazer caminhadas e cuidar da saúde perto de casa tem influenciado muito na compra de um imóvel.”

Outros dois terrenos próximos do par­­­que são comercializados direto com os proprietários. Um fica na Rua Padre Olímpio, tem área de 1.250 metros quadrados e custa R$ 550 mil. O outro está localizado na es­­­­­­­­quina das ruas Pedro e José Noga­­­rolli. Possui 667 metros quadrados, com uma casa de ma­­deira antiga ainda em pé.

Fonte: Gazeta do Povo

Matéria "Série Vizinhos do verde" de Fabiane Ziolla Menezes - Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo - Publicado em 09/05/2010

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ATENÇÃO CORREDORES DO PARQUE BARIGUI

INSCRIÇÕES QUASE ESGOTADAS DA
CORRIDA DO CENTRO HISTORICO!!

As inscrições para a 7a. edição da CORRIDA DO CENTRO HISTORICO já estão quase esgotando, mas ainda da tempo. Agora, as inscrições só podem ser feitas na sede da Procorrer, na Av Vicente Machado, 320, anexo a loja Procorrer.

Data: 20 de junho de 2010
Largada: 07h30
Local: Passeio Público
Distância: aproximadamente 10 km a ser confirmada.
O prazo máximo conclusão da prova: 1h30 min após a largada.
INSCRIÇÕES: Valor: R$30,00 (trinta reais). Até o dia 8 de Junho, ou até completar o número máximo de 1.400 (um mil e quatrocentos) inscritos.
Local: Loja PROCORRER, Rua Vicente Machado, 320 – Centro Internet: www.procorrer.org.br Limite de participantes: 1.400 atletas. Sem possibilidade de prorrogação do prazo. Não é possível transferir a inscrição para outra prova, apenas para outro atleta, e será cobrada uma taxa no valor de R$ 10,00.
Maiores informações (41) 3232-5649
Inscrições realizadas pela internet somente serão confirmadas após a confirmação do pagamento, com o envio de e-mail com o protocolo de confirmação. As inscrições com pagamento não confirmado,são anuladas, sem ter efeito, nem mesmo reserva de vaga.

domingo, 6 de junho de 2010

Curitiba tem geada na madrugada mais fria do ano

No parque Barigui, em Curitiba, a grama amanheceu coberta de gelo

Os 4,6º C registrados pelo Instituto Tecnológico Simepar às 5h da manhã deste domingo são a temperatura mais baixa do ano de 2010 em Curitiba. A massa de ar frio e seco que atinge o Paraná desde ontem reduziu drasticamente as temperaturas e causou geada em grande parte do Estado.

No parque Barigui, na capital, os termômetros registravam 1ºC (medida não oficial) e a grama estava coberta de gelo às 5h30 desta manhã.

Também foi registrada formação de geada nas regiões de Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste do Estado), Guarapuava (Centro) e Ponta Grossa (Região dos Campos Gerais, localizada no nordeste do Paraná). A temperatura chegou a 0,4ºC em Guarapuava e 2ºC em Ponta Grossa.

Segundo o meteorologista do Simpear Tarcízio Valentin da Costa, a massa de ar frio permanecerá sobre o Paraná até terça-feira e as temperaturas podem cair ainda mais.

A previsão para amanhã é de mínima de 3ºC em Curitiba, -1ºC em Guarapuava e -2ºC em Palmas, no Sul do Estado. A formação de geadas também deverá se repetir. Neste período, pelo menos, a chance de chuva é zero. Com a presença do sol, a temperatura deve aumentar um pouco no decorrer do dia, mas a máxima, na capital, não passa de 15ºC neste domingo.
Fonte: Portal Terra
Texto e Fotos: Roger Pereira/Especial para Terra

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Miss Nikkey Paraná 2010 no Parque Barigui

Inscrições para o Miss Nikkey Paraná 2010 só até 4 de junho

Estão abertas as inscrições para o Concurso Miss Nikkey Paraná 2010. Para participar as candidatas devem ser descendentes de japoneses, ter idade entre 15 e 29 anos e serem ganhadoras de concursos em suas cidades de origem ou indicadas pela Associação Cultural de sua cidade. As ganhadoras da etapa paranaense representarão o Estado no Miss Nikkey Brasil, em julho, em São Paulo. Este ano, o evento será realizado em Curitiba, pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).

Inscrições para o Miss Nikkey Paraná 2010
Quando: até 4 de junho (o Miss Nikkey Paraná será realizado dia 19 de junho, durante o Imim Matsuri, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba)

Quanto: Inscrições gratuitas
Fonte: Redação Made in Japan
Larissa Romani Mizuhira
MISS NIKKEY BRASIL 2009 e MISS FESTIVAL DO JAPÃO 2009

"Sendo eleita a Miss Nikkey 2009 do Brasil, me sinto muito honrada em representar a cultura japonesa, carregando comigo mais um título para a minha carreira. É muito gratificante não só ganhar o título, mas também participar do concurso, pois todas as candidatas eram merecedoras, só nós sabemos o quao difícil é chegar até alí, as barreiras que enfrentamos, as dificuldades e tudo mais. O maior premio que levamos conosco não é material, mas sim o que fica no coração, a emoção, o aprendizado. Muito Obrigada a todos que torceram por mim, me ajudaram e apoiaram de alguma forma." afirma Larissa!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festival de dança para pessoa com deficiência movimenta o Barigui

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, abriu nesta terça-feira (1º) a 4ª edição do Festival de Dança Adaptada e Artes ACORDAR, no Salão de Atos do Parque Barigüi. O evento contou com a participação de 140 dançarinos de 18 escolas especiais conveniadas com a FAS.
"A realização deste festival é uma forma de valorizar e mostrar a todos o potencial das pessoas com deficiência", disse Fernanda Richa. "Por meio da dança, buscamos a socialização dos grupos e o desenvolvimento de suas habilidades".

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes para acompanhar as apresentações, que tiveram como tema a dança contemporânea, que permite ao artista autonomia para improvisar durante o espetáculo. "Este evento demonstra todo o trabalho da Prefeitura para garantir o respeito e a inclusão da pessoa com deficiência", disse o Secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz.
Participaram da solenidade o Secretário Municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo e o vereador Zé Maria.
O IV Festival de Dança Adaptada e Artes ACORDAR faz parte das ações promovidas pelo Amigo Curitibano, programa criado em 2005 e coordenado pela FAS que visa à realização de ações preventivas, assistenciais e reabilitadores que garantam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência.

Fonte: PMC