sábado, 7 de novembro de 2009

Servidores mostram em feira que gestão se faz na prática

A preocupação constante com a melhoria dos procedimentos internos e serviços oferecidos à população serão apresentados de 10 a 13 de novembro na feira que irá reunir 3 mil servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba. Trata-se da IV Mostra de Boas Práticas da PMC e III Mostra de Trabalhos Acadêmicos.

"A mostra é o resultado do empenho efetivo dos servidores municipais em buscar alternativas para a melhoria de procedimentos internos e externos, além da implantação de programas que beneficiem os cidadãos curitibanos. É o Contrato de Gestão na sua forma mais participativa", afirma o prefeito Beto Richa.Entre os trabalhos apresentados estão o esforço de captação de recursos que levaram a construção dos Restaurantes Populares e do Mercado de Orgânicos, a implantação dos ônibus double-deck, a gestão de resíduos na Secretaria Municipal de Obras Públicas, o sistema de informações geográficas do município, o programa Envelhecimento Saudável e outros. São 173 trabalhos voltados às Boas Práticas, sendo que 82 serão apresentados pelos seus responsáveis e 91 expostos em uma feira montada no local. Na parte acadêmica são 21 trabalhos inscritos. No total estão envolvidas 27 secretarias e mais os órgãos diretamente ligados a prefeitura.

A mostra acontecerá no Parque Barigui, nos salões Barigui, do Lago e Jatobá, com apresentações simultâneas das 8h30 às 17h, complementadas por atividades alternativas como filmes da Cinemateca, curso de culinária, ginástica para o servidor e caminhada saudável. Boas Práticas na práticaTodos os trabalhos apresentados partiram da observação dos próprios servidores no seu local de trabalho ou no atendimento a comunidade. São vários exemplos que resultam em economia, melhoria e vantagens para servidores e para a comunidade.

Captação de Recursos pela Secretaria Municipal de Abastecimento - SMAB

O desejo do governo em oferecer programas que beneficiem o cidadão muitas vezes esbarra na falta de verbas. Procurando resolver este problema a Secretaria Municipal de Abastecimento foi procurar a verba necessária em fontes externas, que trouxeram resultados positivos. De 2005 a 2009 foram angariados R$ 10 milhões provenientes dos Ministérios do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Agrário, Emendas Parlamentares, do Pronat - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e Prodesa- Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário. Os valores foram direcionados para a construção dos restaurantes populares da Matriz, CIC e Sítio Cercado; Construção do Mercado de Orgânicos; Requalificação do Mercado Municipal; Infra-estrutura para o funcionamento do Programa Agricultura Urbana (aquisição de tratores e construção do barracão); Ampliação do Programa de Incentivo a Agricultura Urbana ; Barracas para as feiras orgânicas; e o Mercado do Produtor.

Gestão de resíduos nos escritórios da Secretaria Municipal de Obras Públicas ? SMOP

O Programa de Gestão Ambiental - PGA - no escritório do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas - SMOP foi implantado no início do mês de junho de 2009. O principal objetivo é minimizar o consumo de recursos naturais, controlando o desperdício de materiais, propiciando a reciclagem dos resíduos gerados no local através da coleta seletiva no escritório, demonstrando o comprometimento do setor com o desenvolvimento sustentável e com os problemas ambientais crescentes. O projeto envolveu a instalação de cestos de lixo diferenciados e a conscientização visando à redução no consumo de copos plásticos e energia elétrica. Desde a implantação do programa a secretaria deixou de adquirir copos plásticos para o consumo de água, que foram substituídos por canecas individuais.

Ônibus double-deck

Trabalhos constantes realizados em Curitiba elevaram a cidade de sua condição de cidade de passagem para ponto turístico obrigatório. Conhecer todas as atrações era um processo complexo e desconfortável, sem a qualificação necessária dos motoristas e cobradores. A criação da Linha Turismo com um ônibus exclusivo foi um primeiro passo, evoluindo até a chegada dos ônibus double-deck, um salto de qualidade para o serviço tanto para turistas como para os moradores da própria cidade. Seguindo o exemplo das maiores capitais do mundo o ônibus de dois andares preenche todos os requisitos de conforto e segurança. A escolha do modelo se deu depois de amplo projeto de viabilidade desenvolvido pela equipa da Secretaria de Turismo. No primeiro mês da sua implantação o número de freqüentadores da linha dobrou. Em 2009, em nove meses, o número de embarques superou o total de 2008 e já está em estudo a aquisição de mais ônibus do modelo, favorito entre os que utilizam a linha.

Envelhecimento Ativo

A Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho apresenta na mostra sua experiência de 10 anos no atendimento a uma das faixas etárias que mais cresce, não só tem Curitiba como em todo o país. A ação é coordenada pela FAS - Fundação de Ação Social tendo por objetivo desenvolver ações sociais de cunho preventivo, educativo, informativo e promocional que visem à autonomia e independência do idoso proporcionando-lhe, além de um Envelhecimento Ativo, a convivência familiar e comunitária. A unidade tem proporcionado há dezenas de idosos a oportunidade de realizar diversas atividades, tais como Artesanato; Bailes, Festa Junina, Datas Comemorativas e Congêneres; Coral "Seresteiros Da Ouvidor"; Contação De Histórias; Dança Circular Sagrada; Dança Sênior; Eventos: Encontro Intergeracional; Idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Japonês; Oficina De Artes; Lian-Gong; Meditação; Palestras; Passeio Cultural; Pintura Em Tela; Projeto Extensão Solidária; Roda De Conversa; Terapia Do Riso; Tai-Chi-Chuan e Yoga. Através da experiência de dez anos é possível perceber que a proposta da FAS na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho (UAI OP) possibilita uma mudança positiva na vida pessoal, familiar e social do idoso, independente da idade, podem ser um meio eficaz para realizar a transformação da condição humana possibilitando a sua plena afirmação.

Sistema de Informações Geográficas:

Durante muitos anos localizar um equipamento da prefeitura na cidade exigia o manuseio de dezenas de mapas, um conhecimento profundo de cidade com seus bairros cada vez mais espalhados e amplos. O IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - mudou esta realidade ao levar para a internet todas as informações na forma de mapas digitais e fotos aéreas, facilitando a consulta para as secretarias. Estão armazenados no Sistema de Equipamentos Urbanos de Curitiba - SEUC - informações referentes a todas as secretarias e órgãos municipais que, agregados aos demais registros do Sistema, somam cerca de 4.000 equipamentos.

Digitalização de Atos Oficiais

A consulta rápida de atos oficiais exigia por parte da Secretaria de Governo a busca de um sistema ágil e seguro. Desde 2005 iniciou-se a digitalização dos documentos, que hoje somam mais de 75 mil. Várias vantagens foram percebidas nestes anos: redução de áreas de arquivamento, redução no tempo de recuperação da informação, rapidez para atualização dos dados, possibilidade de acesso por mais de um usuário, possibilidade de manter cópias de segurança, redução de custo devido a redução de transporte, fotocópias, livros de protocolo, deslocamento de servidores e do aumento da produtividade, a rapidez de informações, a transparência e compartilhamento de informações, documentos digitalizados podem ser impressos com boa qualidade, tendo a vantagem de imprimir apenas a quantidade necessária evitando desperdícios e custos com cópias e distribuição de divulgações desnecessário. No desenvolvimento da prática percebeu-se que a digitalização permitiu maior praticidade e agilidade na difusão dos atos oficiais tanto para o público interno como externo.

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