quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Paranaense Thiago Assad conquista medalha de ouro no Pan de Duathlon

Atleta conseguiu importante resultado na categoria 25/29 anos do torneio internacional realizado na Colômbia

O paranaense e Amigo do Parque Barigui, Thiago Assad conquistou nesta segunda-feira o título do Campeonato Pan-Americano de Duathlon. Além de conquistar a medalha de ouro na categoria 25 a 29 anos da prova disputada em Cáli, na Colômbia, o atleta terminou a prova da categoria elite na 6ª colocação, superando atletas de renome como o equatoriano Sílvio Guerra, três vezes representante do seu país em Olimpíadas.
“Foi tudo certo, perfeito. Foi de acordo com o planejado. Aliás, bem acima do planejado né?”, divertiu-se Assad. O paranaense largou no grupo de elite e logo nos primeiros quilômetros assumiu a liderança. “Larguei entre os primeiros e fui puxando o ritmo. Fiz os 10 km iniciais em 31 minutos e meio mais ou menos e estava um pouco ruim para respirar, pois estava um pouco úmido lá”, disse.
Assad disse que teve o apoio constante do paulista Fábio Furlan, que no fim venceu na categoria 30 a 34 anos. “A gente foi se ajudando e isso foi importantíssimo. Nos últimos 5 km tinha dois colombianos muito fortes, o campeão nacional inclusive. Já no primeiro km dei uma tacada e eles não conseguiram me acompanhar”, disse Assad, que desde o começo apenas administrou a vantagem. “Fiquei só esperando alguém me ultrapassar para defender a posição. Assim administrei até o fim”.
Os outros brasileiros que participaram da prova também conseguiram ótimas colocações. André Santos ficou com a terceira colocação na mesma categoria que Assad, Fábio Furlan venceu na 30/34 anos e Marcos Halak terminou em terceiro na elite.
No restante da temporada 2009 Assad pretende descansar, mas isso não significa parar de competir. “Este ano as provas de ‘foco’ acabaram, mas ainda vou disputar um triathlon olímpico, em Caiobá, em dezembro. Ano que vem vou brigar pelo Campeonato Brasileiro e tentar melhorar ainda mais no Mundial, além de tentar repetir o título no Pan-Americano”.
Enquanto “descansa”, ele vai tentar aprimorar seu desempenho na água. “No ciclismo e na corrida vou muito bem, mas na água ainda tenho muito a melhorar. Vou aproveitar essa parada das competições para aprimorar essa parte, passando a treinar na piscina quatro vezes por semana”.
Fonte: Gazeta do Povo - Texto alterado de Eduardo Luiz Klisiewicz - foto: Divulgação

Nenhum comentário: