sábado, 14 de novembro de 2009

Curitiba será a Capital em memória às vítimas do trânsito

Ação no Parque Barigui lembra e homenageia as pessoas que morreram no trãnsito
(foto: Franklin de Freitas)
Parque Barigui vai ganhar memorial em homenagem às pessoas que morreram em acidentes. Neste ano já foram 50.

Neste domingo, 15/11/2009, Curitiba concentrará as principais ações voltadas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Neste ano, a Capital paranaense foi escolhida para sediar as celebrações da data no Brasil em função da repercussão alcançada pelo grave acidente envolvendo o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, que culminou na morte de Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida, em maio deste ano.

A concentração será às 10 horas no Parque Barigui e a estimativa é que cinco mil pessoas compareçam. O evento tem o apoio do mercado brasileiro de seguros é coordenado pela ONG Trânsito Amigo. Durante o evento, serão distribuídas bandanas e folhetos sobre a educação no trânsito. Além disso, haverá a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba e de grupos evangélicos. Estão previstos ainda depoimentos de pessoas que perderam familiares em acidentes de trânsito. A ideia é despertar a atenção da sociedade para o grave problema que são as mortes nas ruas. Segundo o ex-governador do Paraná e também presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, João Elísio Ferraz de Campos, a intenção é que o evento seja um marco para que as pessoas fiquem alertas em relação ao grave problema que são as perdas nos acidentes de trânsito. “As pessoas estão se acostumando e achando normal estas mortes no trânsito. E a ideia é exatamente fazer com que as pessoas se escandalizem, não se acostumem com os números e lutem contra essa situação”, disse. “Mas este não é um evento fúnebre. É uma festa de celebração da vida”, continua.Durante o evento, o mercado brasileiro de seguros, através da Confederação Nacional das Seguradoras, irá anunciar um presente para Curitiba.
No próprio Parque Barigui será construído um memorial para as vítimas de acidente de trânsito.

Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução conclamando todos os países a definir o terceiro domingo de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vitimas de violência no trânsito. Este ano, Curitiba foi escolhida a “Capital brasileira em memória das vítimas e em defesa da segurança do trânsito”, por conta da repercussão do acidente com o ex-deputado.

“Curitiba acabou virando um símbolo depois deste acidente, mas o município não é melhor nem pior do que outro. O que sabemos é que a cidade precisa investir muito no trânsito e os motoristas precisam se tornar mais conscientes. E é isso que queremos com esse evento. Uma maior conscientização para este grave problema”, apontou João Elízio.

O tema da mobilização deste ano é a “Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito”, que trata de um compromisso formal de todos os países membros das Nações Unidas em torno de definição de políticas públicas e ações efetivas em defesa da segurança no trânsito e da prevenção de mortes em todo o mundo. Dentre as recomendações constantes no documento denominado Carta de Madrid definiu-se que o período 2010-2020 deverá ser declarado como a Década Mundial da Segurança Viária. As atividades que nela sejam desenvolvidas deverão conduzir para uma redução substancial das taxas de mortalidade previstas. Recomenda-se aos países colocar em funcionamento essas ações para chegar às metas de redução em 50% dos índices de vítimas fatais por acidentes viários em 2020.

O símbolo da campanha deste ano é o “Laço da Solidariedade no Trânsito”. O mote está sendo usado em todo material de divulgação da data e foi transformado em um bóton para ser usado para representar um compromisso com a segurança no trânsito brasileiro e o significado de “Eu vou fazer a minha parte”.

Fonte: Flávia Gradowski Sampaio - Bem Paraná www.bemparana.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo

Gostei muito de seu blog, já estou te seguindo e espero sua visita.