sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Campanha Internacional do Laço Branco


A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o Conselho Municipal da Condição Feminina deram início nesta quarta-feira (25) à Campanha Internacional do Laço Branco, pelo fim da violência contra as mulheres. Serão 16 dias de atividades.

A grande mobilização será nos dias 5 de dezembro, na Praça da Espanha, das 14h às 17h, e no dia 6, domingo, na feira de artesanato do Largo da Ordem, das 9h às 13h, onde haverá distribuição de botons da campanha e de material educativo, como forma de sensibilizar a população para todo o tipo de violência, a questão da responsabilidade da sociedade e medidas de prevenção.

A mobilização irá até 10 de dezembro. "Nosso proposta é unir simbolicamente o combate à violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos", diz a presidente do Conselho da Condição Feminina, Beth Maia. A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o programa Mulher de Verdade, da Secretaria Municipal da Saúde, também participam da organizaçã das atividades.

A Campanha Internacional do Laço Branco começou em 1999, por iniciativa do Instituto Global de Liderança das Mulheres da Universidade de Rutgers. "Atualmente é realizada em 159 países", acrescenta Beth Maia.

A campanha coincide com datas marcantes no calendário dos direitos humanos: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher;1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS; 6 de dezembro, Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O "laço branco" é o símbolo mundial adotado pela campanha, que tem como lema "Jamais cometer um ato de violência contra mulheres e não fechar os olhos frente à essa violência."

A população pode participar da campanha através de atos simples e objetivos, como usar o botom do laço branco, que significa a adesão à liberdade e à igualdade das mulheres e uma bandeira da não violência.

A Rede de Proteção e o programa Mulher de Verde programaram dois eventos, no Salão de Atos do Parque Barigui, que antecederão as ações na praça da Espanha e no Largo da Ordem. No dia 3 de dezembro, das 14h às 17h30, haverá palestra sobre o tema: "Gerando Capital Social para a promoção de valores relacionais", com a participação do professor Prof. Luiz Inácio Tadeu Muraro, filósofo e administrador de empresa.

No dia 4 de dezembro, das 14h às 17h30, está programada a Roda de Conversa, com o tema "Família e Mídia, uma parceria que pode dar certo na redução da violência contra crianças e adolescentes. Participarão do debate Marlon Muraro, publicitário; Denise Zugman, terapeuta de família; Edson Maccalini, da ong Ciranda e Maria Lúcia Bezerra, psiquiatra.

Informações: (41) 3313-7120/3313-7123

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA

5 de dezembro, sábado
Mobilização na Praça da Espanha, das 14h às 17h

6, domingo
Mobilização na feira de artesanato do Largo da Ordem, das 9h às 13h.

Salão de Atos do Parque Barigui:
Dia 3 de dezembro, quinta-feira da Ordem. No dia 3 de dezembro, das 14h às 17h30, haverá palestra sobre o tema: ?Gerando Capital Social para a promoção de valores relacionais?, com a participação do professor Prof. Luiz Inácio Tadeu Muraro, filósofo e administrador de empresa.

No dia 4 de dezembro, das 14h às 17h30, está programada a Roda de Conversa, com o tema "Família e Mídia, uma parceria que pode dar certo na redução da violência contra crianças e adolescentes. Participarão do debate Marlon Muraro, publicitário; Denise Zugman, terapeuta de família; Edson Maccalini, da ong Ciranda e Maria Lúcia Bezerra, psiquiatra.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: