sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SUPER HERÓI PASSEIA NO PARQUE BARIGUI

OIL MAN O SUPER HERÓI CURITIBANO


Vestindo sunga e com óleo no corpo, ele pedala pelas ruas de Curitiba e das cidades metropolitanas. Ele não tem preferência por nenhum trajeto em especial, sente-se livre para pedalar por qualquer lugar. O que define seu itinerário são as pessoas. Ele tem a necessidade de ver e ser visto. Essa é uma das finalidades da sua existência. "Ando pelos bairros de Curitiba e vou para cidades da região metropolitana, mas só considero o meu dia completo depois que passo pela rua XV.” conta Nelson Rebello, idealizador e mentor intelectual do Oil Man que pedala cerca de 30 quilômetros por dia e chega a usar um tubo de óleo bronzeador por semana.
Nelson é curitibano, solteiro, formado em biologia e professor estadual aposentado. Apaixonado por basquete, começou a praticar o esporte ainda criança, mas em 1991 sofreu uma fratura no tornozelo e nunca mais voltou às quadras. Orientado a praticar esportes aeróbicos, foi nessa época que começou a andar de bicicleta. O período de 1991 a 1997 é classificado pelo próprio Nelson como uma fase Pré-Oil Man. “Ficava cerca de três meses em Matinhos, no litoral do estado. Gostava de aliar minhas pedaladas com um bronzeamento. O pessoal achava aquilo um pouco estranho e assim comecei a adquirir notoriedade. Trazer isso para Curitiba tornou-se um desafio para mim”, explica Oil Man, que durante três anos pedalou somente pelos bairros de Curitiba.
Histórico

Pedalar com sua bike no centro de Curitiba vestindo apenas uma sunga foi uma das maiores conquistas do Oil Man, que luta contra várias formas de preconceito. “Quem disse que pessoas gordas, velhas ou feias não podem ser atletas? Oil Man e sua Oil Bike 7 vão mostrar que qualquer pessoa pode praticar o esporte que quiser”, desabafa Nelson. Todas suas bicicletas têm nome, Oil Bike Um , Dois, Três... Durante os dez anos de existência do Oil Man, Nelson já coleciona sete bicicletas. Elas ficam guardadas em seu quarto e são lavadas no banheiro da casa. Todas são revisadas na Bicicletas Portella. “Uso peças de boa qualidade e faço freqüentes regulagens nas bicicletas para melhorar o desempenho”, conta o Homem Óleo.
O que pouca gente sabe sobre o Oil Man é que sua atitude, comportamento e "força vital" são inspirados em seu maior ídolo: Elvis Presley, de quem empresta as músicas para interpretar nas horas de folga. “Me apresentei algumas vezes como cantor profissional no Era só o que Faltava, mas este reconhecimento como cantor veio depois que participei do Programa do Jô, na Rede Globo”. O gosto pelo “bronze” veio do ator Arnold Schwarzenegger. Fã de carteirinha de filmes de ação e aventura, Oil Man vê os lançamentos no Super-Herói de histórias em quadrinhos e de filme, Oil Man é um personagem da vida real que também gosta de pizza e outras delícias da cozinha italiana.
Aos domingos Oil Man gosta de passear pelo Parque Barigui, e nesses dias nem pensar em passar óleo, a diversão é estar à paisana. “Saio de casa como Oil Man quando vou me exercitar, em outros momentos ando pela cidade à paisana”, explica o Oleoso.
E assim, com muitos ideais e alguns super-poderes, como o super carisma e a super viscosidade, este herói das ruas curitibanas segue em sua bike com a determinação de combater muitas formas de preconceito.

Texto de Tatiana Farhat/hagah

Nenhum comentário: