domingo, 25 de janeiro de 2009

Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barigui



Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barigui - Viva Barigui
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal de Comunicação Social


O plano de revitalização da bacia do Rio Barigui se constitui em um instrumento de planejamento estratégico da Prefeitura Municipal de Curitiba que estabelece diretrizes com ações imediatas e de médio e longo prazos para revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Barigüi, que abrange um terço do território da cidade e um terço da população de Curitiba. Com este instrumento, a Prefeitura de Curitiba priorizará recursos para investimentos em obras de infra-estrutura, ações de fiscalização e de educação ambiental, buscando o envolvimento da população no processo de revitalização da Bacia do Rio Barigüi.O Planejamento estratégico tem por objetivo reverter situações de degradação da bacia, adotando medidas para preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais ainda existentes na região, re-ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio. Todas estas ações serão acompanhadas da recomposição da vegetação nativa e, conseqüentemente, melhoria da qualidade hídrica da bacia.Além de atender à principal prioridade, que é despoluir os rios que compõem a bacia, a Prefeitura fará, gradativamente, obras de infra-estrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigüi, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.Ao Longo do Parque Linear serão aproveitados trechos do sistema viário existente e criadas novas ligações, inclusive com pistas de caminhadas e ciclovias, formando a Via Parque, uma avenida com paisagismo e arborização, dotada também de sinalização e iluminação exclusivas, que delimitará as áreas de preservação, evitando ocupações irregulares ao longo das margens.Pelas características de uso e ocupação, o Planejamento estratégico da Bacia do Rio Barigüi foi dividido em três trechos:
Primeiro trecho - Vai da divisa com Almirante Tamandaré, onde o rio entra em Curitiba, até o parque Barigüi. Nesse trecho está sendo estudada a incorporação de novas áreas aos parques Tanguá, Tingüi e Barigüi para integração dos parques, oferecendo mais espaço de preservação ambiental e de lazer para a população.No primeiro trecho da bacia já está sendo feito o desassoreamento do lago do parque Barigüi, obra prevista neste Planejamento Estratégico.
Segundo trecho - Vai do parque Barigüi até a rua Ciro Correia Pereira, no bairro CIC. É o perímetro mais urbanizado. Nele será implantado, ainda em 2007, um novo parque, o da Biodiversidade, que fará parte do Parque Linear do Rio Barigüi. Também serão revitalizadas áreas de lazer, como o parque Mané Garrincha.• Ainda neste trecho serão feitas lagoas de acumulação, para conter a água da chuva em períodos de cheias e diminuir os riscos de inundações.
Terceiro trecho - O menos urbanizado da bacia, vai da rua Ciro Correia Pereira até onde o rio Barigüi deságua no rio Iguaçu. Serão criados dois novos parques que, além de serem integrados ao Parque Linear do Rio Barigüi, contribuirão para preservação das margens do rio e para conservação de importantes maciços florestais ainda existentes nesse trecho da bacia.• Em todos os trechos serão priorizados recursos pela política de habitação do município, para re-ordenamento das Áreas de Preservação Permanente ocupadas irregularmente.• Outro mecanismo usado pelo município para preservação de áreas ao longo da bacia é a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) que, por meio de incentivos legais, estimula proprietários de áreas verdes localizadas no meio urbano a preservá-las. Com a RPPNM, os proprietários podem transferir 100% do potencial construtivo para outras áreas da cidade.
Fiscalização e Educação Ambiental• Nos três trechos, a Prefeitura avaliará a situação das ligações irregulares de esgoto. A fiscalização será intensificada ainda neste semestre. Além das residências, serão verificadas as condições das redes de coleta e tratamento, de responsabilidade da empresa concessionária Sanepar. Serão pedidas providências para corrigir tanto as ligações irregulares como as possíveis falhas na rede, com objetivo de reduzir o grande volume de carga orgânica lançado diariamente na bacia do rio Barigüi.• Paralelamente às ações de fiscalização e infra-estrutura, a Prefeitura desenvolverá um amplo trabalho de educação ambiental e mobilização social, envolvendo escolas, clubes de serviços, comunidades, empresas e organizações não-governamentais e universidades entre outras organizações sociais.• Na administração municipal estão envolvidas diretamente nos projetos as secretarias do Meio Ambiente, Obras, Urbanismo, Educação, Planejamento além da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).
Dados Gerais• O rio Barigüi tem 60 quilômetros de extensão. Nasce em Almirante Tamandaré, a 15 quilômetros de Curitiba, e atravessa a capital do Paraná até desaguar no rio Iguaçu, na divisa com Araucária. Percorre 45 quilômetros em Curitiba.• Em Curitiba, a bacia do Barigüi banha 144 quilômetros quadrados do território em 25 dos 75 bairros do município.• Ao longo da bacia do Barigüi vivem 30% da população de Curitiba (457.571 habitantes).• Os principais afluentes da bacia do Barigüi são: rios Uvu, Ribeirão dos Miller, Campo Comprido, Vila Formosa, Cascatinha, Ribeirão do França, Campo de Santana, o córrego Vista Alegre e os arroios do Pulador e do Andrade.
Informe e comentário Forum Pró-Barigui:O Rio Uvu, no bairro de Santa Felicidade, fopi escolhido como Projeto Piloto para a aplicação do Plano de Gestão de bacia a ser disseminado por toda a bacia do rio Barigui. Nele desde já estão sendo aplicadas ações multiinstitucionais, com particpação da sociedade civil. As ações iniciais do núcleo formador do Forum, no bairro de Santa Felicidade, com particpaçào das diferentes instâncias decisórias governamentais, foram determinantes para que a bacia do Rio UVU fosse adotada como Projeto Piloto, de tal forma que o planejamento estratégico municipal quanto ao Plano Piloto do rio Uvu, foi concebido a partir de discussões dentro do Forum, num autêntico processo de gestão participativa. Atualmente, a Prefeitura vem realizandoa SANEPAR, vem se agregando ao esforço comjunto, através deesta escolha foi primeiramente anunciada pela Prefeitura de Curitiba.

FONTE: Prefeitura Municipal de Curitiba - http://www.curitiba.pr.gov.br/


Parceria entre Sanepar e comunidade despolui córrego do Parque Barigüi
A Sanepar, em parceria com a Associação de Moradores do Barigüi, despoluiu um dos córregos que contribuem diretamente para a qualidade da água do lago do Parque Barigüi, em Curitiba. No Córrego Paula Soares, que deságua atrás do Museu do Automóvel, dentro do parque já é possível detectar a presença de peixes, o que indica a boa qualidade da água. As ações socioambientais começaram em dezembro de 2006. Neste período, agentes de educação ambiental realizaram reuniões com as lideranças da comunidade, conscientizando-as sobre a importância de manter os córregos limpos para o bem-estar da comunidade e sobre a necessidade de uso adequado da rede coletora de esgoto. Durante a realização do diagnóstico operacional e ambiental do sistema de coleta de esgoto da região foram identificados quatro pontos de obstrução da rede coletora, devido ao mau uso do sistema. O coletor também apresentava avaria. A obra para correção já foi executada.De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a aliança com a Associação dos Moradores propiciou que se conseguisse bons resultados. “As ações ambientais realizadas no Córrego Paula Soares trarão reflexos na qualidade de vida dos moradores e para as próximas gerações que vão viver no entorno dessa bacia hidrográfica”, comentou.Para o presidente da Associação de Moradores do Barigüi, Ari Becker, o trabalho conjunto da comunidade e órgãos governamentais, como a Sanepar, provou que é possível devolver vida aos rios urbanos. “O Parque Barigüi, por sua vez, torna-se cada vez mais atrativo, pois as famílias conferem das margens, os peixes nas águas cristalinas”, declarou Becker. Segundo ele, os moradores reconhecem e valorizam a despoluição dos córregos. “Os vizinhos nos procuram para nos parabenizar pelos resultados alcançados, pois, por vários anos, o córrego permaneceu poluído e, em menos de um ano de intervenção, está limpo.”

Fonte: Agência Estadual de Notícias e Sanepar

Nenhum comentário: