quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Parque Barigüi ganha academia ao ar livre neste verão


A Prefeitura de Curitiba acabou de instalar um novo conjunto de equipamentos para exercícios físicos de musculação e alongamento no Parque Barigüi. Os aparelhos são indicados para pessoas da terceira idade, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia ao ar livre. Basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo. Técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) sugerem que seja feito o circuito completo de aparelhos em um determinado tempo — 30 minutos, por exemplo — liberando os equipamentos em seguida. “É bom consultar antes um médico, principalmente quem tem histórico de problemas cardiovasculares, e sempre fazer um aquecimento antes de iniciar uma série de exercícios”, orienta Rudimar Fedrigo, superintendente da SMEL. “O objetivo principal é movimentar, criar um pouco de resistência e força. Por isso, caso venha a sentir dores, pare. Evite ir além do limite pessoal ou empregar força excessiva.”A surpresa agradou os freqüentadores do parque. A professora aposentada Maria da Conceição Trein Correa, de 66 anos, que faz exercícios na Academia do Barigüi e caminha diariamente no parque, gostou da novidade. “Os aparelhos são agradáveis, leves e não forçam muito o corpo”, disse ela, que é moradora do bairro Bigorrilho. Para a assistente social Cristina Veloso Lima, de 38 anos, os aparelhos chegaram na hora certa. “Estava mesmo precisando. Isso é maravilhoso para quem vem fazer exercícios como eu”, comentou.O segundo conjunto de aparelhos está sendo instalado no Parque Tingüi, ao lado do Posto da Guarda Municipal. Outros dez equipamentos serão implantados até março de 2009 em parques, praças e outros locais escolhidos pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde. “Com esses aparelhos, vamos incentivar a população a se exercitar mais e melhorar a condição física das pessoas. Dessa forma ajudamos a prevenir problemas de saúde e proporcionamos uma qualidade de vida melhor ao curitibano”, diz o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luciano Ducci. A Prefeitura de Curitiba pede à população que ajude a cuidar dos novos equipamentos, protegendo, na medida do possível, da ação de vândalos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber mais a respeito desse projeto, pois estamos tentando conseguir implantar uma acdemia ao ar livre aqui em nossa cidade! Mas está bem difícil!
Desde já agradeço a colaboração !

Profissional - Educação Física disse...

Boa Tarde Renato!
Muito interessante a idéia podendo ser aplicada em outros locais!
Gostaria de saber se na Academia do Parque Barigüi existe a presença de profissionais qualificados na área de Educação Física acompanhando os alunos. E como os profissionais interessados poderão entrar em contato para fazer parte deste projeto?
Agradeço uma resposta, Muito Obrigada

Fernanda Pinheiro disse...

Oi sou do Estado do Ceará e gostaria muito de fazer um projeto de implantação de uma academia ao ar livre no meu município, mas não sei como iniciar. Se possível forneça-me algumas dicas, de como formular o projeto, como encontrar os modelos de aparelhos e as medidas corretas.
Desde já agradeço.