quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Big Brother no Parque Barigui!

O parque Barigüi ganhou em 2008, 6 câmeras de vídeo para segurança dos freqüentadores. “As câmeras instaladas no Centro e no Largo da Ordem já contribuíram para a prisão de traficantes. Agora, o Barigüi ganhará estes equipamentos modernos para a proteção da população”, afirma o prefeito Beto Richa que entregou as novas câmeras de segurança. Além das câmeras, Richa também inaugurarou o sistema de acesso à internet sem fio no parque Barigüi, para uso gratuito pela população. “A Prefeitura investe para oferecer segurança e serviços para os curitibanos, em locais importantes da cidade, são investimentos na qualidade de vida das pessoas”, diz o prefeito.

Com as novas câmeras de vídeo, toda a área do parque passarou a contar com o monitoramento 24 horas, que será feito pela central eletrônica instalada no Posto Avançado da Defesa Social do parque Barigüi, ocupado pela Guarda Municipal. A novidade agradou os freqüentadores do parque. As seis câmeras foram colocadas em pontos estratégicos, visando os locais com maior circulação de pessoas. Uma câmera foi posicionada no estacionamento do lado da BR-277; uma na entrada pela avenida Cândido Hartmann; e as outras quatro nos seguintes locais: na lanchonete do deck; na área de churrasqueiras; junto ao Salão de Atos; e na passarela de acesso pela BR-277, junto à pista de corrida e caminhada. Cada câmera tem como principal característica a possibilidade de fazer movimentos giratórios (360º na horizontal e vertical) e de captar imagens mesmo durante à noite, com o recurso “night and day” (noite e dia), sem necessidade de iluminação especial. Elas têm ainda dispositivo de zoom de 28 vezes (recurso usado para aproximar a imagem). As câmeras são importadas da Alemanha. Elas ficam dentro de uma caixa de proteção de alumínio, para evitar atos de vandalismo. São equipamentos próprios para filmar pedestres, já que podem captar detalhes, como objetos que as pessoas estejam carregando, com uma velocidade muito rápida.Além do serviço das câmeras, a população ainda pode contar com o efetivo da Guarda, que faz o patrulhamento na área do parque Barigüi. São 36 guardas, entre equipes da Ciclo Patrulha, viaturas e motocicletas.
BIG BROTHER

A captação de imagens por câmeras mesmo em locais públicos pode ser configurada como invasão de privacidade caso não haja justificativa para o sistema. Se há intenção de melhoria na segurança, em locais comprovadamente perigosos, o interesse público prevalece sobre o direito privado. O material só pode ser utilizado para os fins a que se propõem. E somente o poder público tem o direito de implantar câmeras em locais públicos. Nestes casos, a população deve ser avisada com antecedência para que, caso uma pessoa não queira ter a imagem gravada, tenha a opção de evitar passar pelo local. As imagens captadas pelas câmeras da prefeitura são de uso restrito, liberadas somente por decisão judicial, e arquivadas apenas temporariamente. No caso do sistema do Parque Barigüi, por exemplo, as gravações, digitais, são apagadas a cada 20 dias – exceto em casos de registros importantes.

Nenhum comentário: