sábado, 25 de janeiro de 2014

Saiba o que fazer para se proteger de raios e trovões durante o treino

Estamos em temporada de chuvas com relâmpagos e trovões, no país de maior incidência deles no mundo, e com número de mortes crescente

Por Nabil Ghorayeb

Nós, atletas e esportistas, praticamos nossa agenda de exercícios, ao ar livre na maioria das vezes. Estamos em plena temporada de chuvas de verão com relâmpagos e trovões, no país de maior incidência deles no mundo, e para piorar com número de mortes crescente.

Em temporada de chuvas fortes, com relâmpagos e trovões, tenha cuidado ao treinar (Foto: Getty Images)
Vou começar explicando sobre a descarga elétrica, o raio, que ocorre entre uma nuvem carregada de eletricidade e um ponto mais alto de um determinado lugar em terra, como por exemplo, os para-raios dos edifícios. Na falta deles, uma descarga pode atingir qualquer objeto que tenha forma pontiaguda como postes, árvores e até os mourões de cercas das áreas rurais.

Se você estiver num espaço aberto como campo de futebol, praia, seja de pé, sentado ou nadando procure rapidamente sair do local, pois o seu corpo, principalmente sua cabeça será o ponto mais alto daquele lugar, o que te transforma em alvo de um raio.

Uma descarga elétrica dessa natureza, possui uma potência média de 15.000 ampéres (um chuveiro apresenta potência de 30 ampéres).

Em uma tempestade procure abrigo dentro de um carro, em uma casa, fique longe de janelas, varais metálicos, fiação elétrica e telefônica, objetos metálicos e pontiagudos, correntes no pescoço etc.

O que acontece quando uma pessoa é atingida por raio ou um relâmpago?

Levante o queixo da vítima, inclinando a cabeça para trás e inicie a massagem cardíaca vigorosa, com as duas mãos superpostas sobre o osso esterno (no meio do tórax), que para ser eficiente, deve-se manter os braços fixos, sem dobrar os cotovelos, a força deve ser apenas o peso do corpo para deprimir o esterno 3 a 5 cm em cada compressão. A quantidade de compressões no adulto é de 100 vezes/minuto e não é necessária respiração boca a boca, se não souber fazê-la. Reveze com outras pessoas as manobras de massagem até a chegada da ajuda médica ou paramédica.Ocorre uma parada respiratória e parada cardíaca. A recomendação mais importante e decisiva, NUNCA CARREGUE a vítima, que deve ficar no local, num piso firme para poder fazer a massagem cardíaca, peça ajuda de outros para chamar o SAMU.

Carregar pelos braços e pernas uma vítima de parada cardíaca é lhe tirar as poucas chances de ressuscitação. Aliás, isso serve para qualquer vitima de parada cardiorrespiratória. A sobrevida depende de se manter oxigenação cerebral mínima pela compressão do tórax, até que a pessoa volte a respirar espontaneamente.

Não é fácil ter bons resultados, mas o pior é não fazer nada. O que vimos nas reportagens recentes foram atos de desespero natural, e nenhuma manobra que pudesse ajudar. Se estiver sozinho com a vítima, permaneça o tempo todo ao seu lado, massageando e aguardando ajuda, e lembro que o prazo que temos para iniciar a massagem e tentar salvar é de até três minutos no máximo, então não perca tempo!

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Fonte: Globoesporte.com
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Nenhum comentário: