sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FONTE DA SAÚDE


Em pleno verão curitibano, o Parque Barigui é o principal ponto de encontro dos praticantes de exercícios físicos da capital. Nos últimos dias quentes que Curitiba tem enfrentado, o local vem recebendo milhares de atletas, mesmo com a cidade vazia devido aos recessos de final de ano. E entre os esportistas frequentadores do parque estão centenas de pessoas que fazem parte da terceira idade, que aproveitam o tempo livre para manter a forma.

E os mais experientes têm toda razão em se exercitar. Uma pesquisa realizada por cientistas britânicos e publicada no British Journal of Sports Medicine revelou que a atividade física regular pode triplicar as chances de se envelhecer bem e em forma. Segundo a pesquisa, que acompanhou durante oito anos um universo de 3,5 mil pessoas de 64 anos em média, as pessoas idosas que tiveram uma atividade física regular moderada, ou vigorosa, têm sete vezes mais chances de envelhecer em forma do que as pessoas sedentárias.

O aposentado João José dos Santos, de 67 anos, morador do São Braz, conhece bem o resultado da pesquisa britânica. Há quatros percebeu que estava acima do peso e resolveu tomar uma atitude. Começou a caminhar diariamente no Parque Barigui. Além da caminhada, realiza exercícios em todos os aparelhos na Academia da Terceira Idade.

“Vi que estava muito pesado e com a saúde um pouco fraca. Dormia mal, roncava muito e fica cansado em qualquer esforço físico que eu fazia. Então, resolvei começar as caminhadas. Em pouco mais de quatro anos perdi 26 quilos e estou com uma saúde de ferro. Mudei da água pro vinho. Indico pra todo mundo que está na minha faixa etária. É só começar. Depois que o corpo acostumar, a atividade se torna um prazer”, conta Seu João.


“Tem que sair de casa e começar. No começo bate a preguiça, mas depois embala e os ganhos da saúde só aumentam. Além disso, a cabeça fica boa também. Comigo agora não tem mais tempo ruim. Vivo de bem coma vida”, complementa o aposentado.

Dona Aurélia Camargo, de 64 anos, também caminha diariamente no Parque Barigui. Ela pratica a atividade há pelo menos oito anos e conta que nunca mais teve problemas de saúde depois que começou suas caminhadas. “Hoje sou uma mulher muito mais disposta em comparação ao passado. Antes não tinha vontade de fazer nada e ficava apenas em casa. Agora é diferente. A caminhada me dá ânimo, me sinto bem durante todo o dia. Sem contar que durmo melhor, respiro melhor e nunca mais fiquei doente. Só melhorei depois que comecei a fazer exercícios físicos”, diz.

Um santo remédio


Ter um estilo de vida ativo traz muitos benefícios para a saúde de pessoas de todas as idades, conforme apontam evidências científicas. Quem pratica atividade física mantém a capacidade funcional e a autonomia física durante o processo de envelhecimento. De acordo com estudos, além da atividade aeróbica existe também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade.

Os ganhos mais evidentes aparecem na melhora da velocidade de andar, no equilíbrio, aumento do nível de atividade física espontânea, melhora da auto-eficácia, contribuição na manutenção e aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrite, doenças cardíacas, melhora da ingestão alimentar e diminuição da depressão.

No que diz respeito às doenças cardivasculares, segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% e diminem em 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. A atividade física também ajuda a tornar os idosos mais independentes e desempenha um papel fundamental na transição da vida ativa para a aposentadoria.

Fonte: Paraná OnLine

Nenhum comentário: