quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para evoluir na corrida, não exagere, tenha paciência e respeite seu treino

É muito comum ver novatos querendo resultados de uma hora para a outra e experientes forçando a barra para alcançar objetivos fora do raio de ação.

Por Gustavo Luz - Eu Atleta


Talvez a palavra chave para um treinamento de corrida eficiente e seguro seja paciência. No geral, corredores apresentam um constante sentimento de insatisfação, seja em relação aos tempos nas provas, seja em relação à distância percorrida. É importante que você queira melhorar, mas você também precisa valorizar o corredor que é hoje. É muito comum ver novatos querendo resultados de uma hora para a outra, de perda de medidas ao desejo de correr mais rápido e por mais tempo. E também corredores mais experientes forçando a barra nos treinos para alcançar objetivos fora do raio de ação.

Para evoluir na corrida, não exagere, tenha paciência e respeite o seu treino(Foto: Agência Getty Images)
Só que a coisa não funciona assim. Se, por exemplo, você ficou alguns anos sedentário, muito provavelmente você vai apresentar melhoras de uma forma mais lenta do que o seu amigo que ficou apenas alguns meses. Então, não fique chateado se ele já está correndo com a turma e emagreceu um bocado e você ainda está caminhando para ganhar um pouco mais de resistência e sofrendo para retirar alguns centímetros nas medidas. Não force a barra, tenha paciência, respeite o seu treino e logo você estará correndo também.

A conta chegou, e você que ficou parado mais tempo paga mais caro. E é ai que entra a importância de ajustar os seus primeiros objetivos com o que realmente é possível para você. Se você começou agora, está acima do peso e nunca correu regularmente, talvez daqui a dois ou três meses você já consiga completar uma prova de 5km (não importa se caminhando, alternando caminhada com corrida ou mesmo correndo direto).

Mas, lembre-se que você tem que fazer um treino que funcione para você, baseado no seu histórico de atividades, objetivo, lesões, tarefas e cansaço do dia a dia. Copiar o que funcionou com o seu amigo pode não ser uma boa ideia. E mesmo com objetivos mais modestos (simplesmente por ser iniciante ainda), curta o que está fazendo, comemore os sinais de emagrecimento e vá em busca das suas primeiras medalhas. Não gaste energia lamentando o que você ainda não fez, provavelmente por que ainda não chegou a hora.

E se você é um corredor mais experiente e já treina há algum tempo, fique atento às possíveis mudanças que terá que fazer na sua semana de treinos. Nós somos, na maioria das vezes, amadores e temos que lidar com o que vai acontecendo durante a semana. Se você teve um dia estressante demais, dormiu quase nada à noite ou realmente deu mole e se alimentou muito mal, talvez seja mais sábio deixar aquele treino intervalado importante para a sua prova de 5km, ou aquele longão para a maratona, para outra hora. Ou trocar isso por uma corrida leve ou uma caminhada de, por exemplo, meia hora. Relaxe e tenha paciência, isso acontece de vez em quando com todo mundo. Use a experiência à seu favor, fazer um treino duro quando o seu dia foi mais duro ainda pode deixar o seu sistema de defesas do corpo detonado ou mesmo gerar uma sobrecarga ainda maior em um sistema muscular que precisa de descanso, não de treino.

E para conseguir bons resultados, talvez você precise de bastante tempo de treino contínuo, sem se machucar, meses a fio. Então, cuidado para não se sabotar, pois se você treina regularmente e segue os objetivos, não treinar esse dia (ou pegar mais leve) não vai atrapalhar a sua prova. Pelo contrário, se forçar a barra e se machucar ou ficar doente, você pode perder uma ou mais semanas de treino. E isso sim pode prejudicar o seu objetivo final.

Siga o Eu Atleta também no Instagram: @euatleta

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário: