segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Em preparação para o Rio-2016, Juraci Moreira volta a representar o Paraná

Triatleta é curitibano e começou a carreira nas areias do litoral paranaense. Sem recursos no estado natal, Juraci era filiado ao Clube Pinheiros, em São Paulo

Por Gabriel Hamilko - GRPCom

O triatleta Juraci Moreira cumpriu a sua promessa e volta a usar o nome do estado do Paraná nas provas em que disputará. Um dos melhores atletas da modalidade no Brasil, ele anunciou na última semana que deixou o Clube Pinheiros e passará a competir pela Federação Paranaense de Triatlo.

O retorno do curitibano, que já participou de três Olimpíadas, só foi possível por causa de uma parceria do governo estadual com a estatal Saneamento do Paraná (Sanepar), que são os novos patrocionadores, com o apoio da da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. 
Juraci Moreira agora representa o estado do Paraná nas competições nacionais e mundiais (Foto: Divulgação)
Juraci Moreira ainda vai continuar morando em Campinas, São Paulo, mas deixa de competir pela antiga parceria e valoriza ainda mais a terra natal. O triatleta nasceu na capital, mas foi no litoral paranaense que ele deu os primeiros passos na carreira. A tradicional prova do Sesc Triatlo Caiobá foi o início de uma carreira vitioriosa. Só que a estrutura do estado para os triatletas não era boa, com uma Federação falida na época.

Meu principal objetivo em voltar a representar o Paraná é de ajudar a divulgar o esporte e motivar a prática esportiva
Juraci Moreira

Nos últimos dois anos, um grupo de empresários voltou a investir e conseguiu reabrir a sede da Federação, dando uma nova perspectiva para os atletas paranaenses. O ponto máximo é o retorno de Juraci, considerado o triatleta mais expressivo do país - com o título de hexacampeão nacional.

- Estou muito feliz em novamente competir oficialmente pelo meu estado. Sempre tentei defender o Paraná da melhor maneira possível, mas a falta de apoio e reconhecimento do Governo fez com que eu me afastasse nos últimos anos e agora, pela primeira vez, em 20 anos de carreira, estou podendo contar com este apoio - disse.


O sonho de Juraci Moreira é disputar a quarta Olimpíada da carreira, desta vez carregando o nome do estado natal junto. A participação do triatleta brasileiro com o Governo do Paraná vai além do patrocínio. Ele quer aumentar o número de praticantes no estado, além de criar mais condições de treinamentos - principalmente para os ciclistas, que precisam usar as rodovias para treinar.

- Meu principal objetivo em voltar a representar o Paraná é de ajudar a divulgar o esporte e motivar a prática esportiva. No projeto que traçamos com o governo está certa a minha participação direta em escolinhas de triathlon do Estado e o incentivo à formação de novos talentos paranaenses, visando as próximas gerações de atletas paranaenses em olimpíadas.

O principal projeto de Juraci Moreira é Rio-2016, mas o triatleta não quer abandonar o estado. Afastado das últimas competições paranaenses, ele prometeu dar mais atenção ao calendário local, começando pela edição do Sesc Triatlo Caiobá.

- Estou bem animado e já montando o meu planejamento para o ano que vem. O certo é que, conseguindo conciliar os meus compromissos em provas oficiais, estarei participando da maioria das competições de triathlon realizadas no Paraná - completou.

Juraci Moreira é o maior vencedor do Sesc Triatlo Caiobá, em Matinhos
(Foto: Arquivo pessoal / Juraci Moreira)

Nenhum comentário: