quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SAINDO DE FÉRIAS - FELIZ 2014



Queridos Amigos do Parque Barigui, estou saindo de férias até o dia 06 de janeiro de 2014, mas antes gostaria de agradecer os mais de 300.000 acessos ao nosso blog, aos inúmeros colaboradores e suas empresas que nos ofereceram suas expertises para melhor informar nossos leitores e em especial a você leitor que fielmente nos acompanha!

Muito Obrigado e um Feliz 2014!



Em 2014 seja feliz nos seus sonhos

E tenha a felicidade de buscá-los...

Seja feliz nos seus projetos

E tenha a felicidade de realizá-los...

Seja feliz nos seus desejos

E tenha a felicidade de concretizá-los...

Seja feliz nos seus sucessos

E tenha a felicidade de obtê-los...

Seja feliz sempre, em todos os momentos...


FELIZ 2014!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Wanderlei Silva pretende abrir academia gratuita em Curitiba


Wanderlei Silva já se vestiu de Papai Noel para distribuir presentes de Natal em Curitiba e está sempre envolvido em projetos sociais. De férias na cidade, onde passará as festas de fim de ano, o ex-campeão do Pride usou o seu Twitter para revelar seu novo projeto: uma academia gratuita.

“Estou tentando viabilizar a instalação de um centro de treinamento de MMA gratuito aqui em Curitiba, e vamos conseguir. Estou fazendo meu centro de MMA grátis e muita gente não acredita que não estou ganhando nada com isso. Aí eu falo: Quanto vale uma vida?”, escreveu Wand, citando a sua história de vida como exemplo.

“Senti o gosto de fazer o social, e realmente é incrível. Esse será o meu legado. Sou a prova viva do que o esporte pode fazer por um jovem”.

Fonte: Tatame

Em preparação para o Rio-2016, Juraci Moreira volta a representar o Paraná

Triatleta é curitibano e começou a carreira nas areias do litoral paranaense. Sem recursos no estado natal, Juraci era filiado ao Clube Pinheiros, em São Paulo

Por Gabriel Hamilko - GRPCom

O triatleta Juraci Moreira cumpriu a sua promessa e volta a usar o nome do estado do Paraná nas provas em que disputará. Um dos melhores atletas da modalidade no Brasil, ele anunciou na última semana que deixou o Clube Pinheiros e passará a competir pela Federação Paranaense de Triatlo.

O retorno do curitibano, que já participou de três Olimpíadas, só foi possível por causa de uma parceria do governo estadual com a estatal Saneamento do Paraná (Sanepar), que são os novos patrocionadores, com o apoio da da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. 
Juraci Moreira agora representa o estado do Paraná nas competições nacionais e mundiais (Foto: Divulgação)
Juraci Moreira ainda vai continuar morando em Campinas, São Paulo, mas deixa de competir pela antiga parceria e valoriza ainda mais a terra natal. O triatleta nasceu na capital, mas foi no litoral paranaense que ele deu os primeiros passos na carreira. A tradicional prova do Sesc Triatlo Caiobá foi o início de uma carreira vitioriosa. Só que a estrutura do estado para os triatletas não era boa, com uma Federação falida na época.

Meu principal objetivo em voltar a representar o Paraná é de ajudar a divulgar o esporte e motivar a prática esportiva
Juraci Moreira

Nos últimos dois anos, um grupo de empresários voltou a investir e conseguiu reabrir a sede da Federação, dando uma nova perspectiva para os atletas paranaenses. O ponto máximo é o retorno de Juraci, considerado o triatleta mais expressivo do país - com o título de hexacampeão nacional.

- Estou muito feliz em novamente competir oficialmente pelo meu estado. Sempre tentei defender o Paraná da melhor maneira possível, mas a falta de apoio e reconhecimento do Governo fez com que eu me afastasse nos últimos anos e agora, pela primeira vez, em 20 anos de carreira, estou podendo contar com este apoio - disse.


O sonho de Juraci Moreira é disputar a quarta Olimpíada da carreira, desta vez carregando o nome do estado natal junto. A participação do triatleta brasileiro com o Governo do Paraná vai além do patrocínio. Ele quer aumentar o número de praticantes no estado, além de criar mais condições de treinamentos - principalmente para os ciclistas, que precisam usar as rodovias para treinar.

- Meu principal objetivo em voltar a representar o Paraná é de ajudar a divulgar o esporte e motivar a prática esportiva. No projeto que traçamos com o governo está certa a minha participação direta em escolinhas de triathlon do Estado e o incentivo à formação de novos talentos paranaenses, visando as próximas gerações de atletas paranaenses em olimpíadas.

O principal projeto de Juraci Moreira é Rio-2016, mas o triatleta não quer abandonar o estado. Afastado das últimas competições paranaenses, ele prometeu dar mais atenção ao calendário local, começando pela edição do Sesc Triatlo Caiobá.

- Estou bem animado e já montando o meu planejamento para o ano que vem. O certo é que, conseguindo conciliar os meus compromissos em provas oficiais, estarei participando da maioria das competições de triathlon realizadas no Paraná - completou.

Juraci Moreira é o maior vencedor do Sesc Triatlo Caiobá, em Matinhos
(Foto: Arquivo pessoal / Juraci Moreira)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PROTETOR SOLAR


Se você já começou a se preparar para a temporada de praia e piscina, deve ter notado algumas mudanças - ainda que sutis - entre os protetores solares. É que uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de junho de 2012, fez com que os fabricantes se mobilizassem para deixar a comunicação visual mais clara aos consumidores, além de se adaptarem a novas normas de produção. Embora as regras passem a ser obrigatórias, somente em 2014, saiba o que muda e fique atenta na hora da compra:

O fator de proteção mínimo vai de 2 para 6
De fato, o FPS 6 é melhor do que o FPS 2, mas os médicos ainda defendem a teoria de que é necessário que "o mínimo" seja bem mais alto. "É importante lembrar que, para ser eficaz, o FPS mínimo deve ser 30", ressalta o dermatologista Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Schalka ressalta que, na praia e na piscina, a matemática é outra e quanto mais alto o FPS, melhor, por diversos motivos. Apesar de o cálculo do FPS corresponder ao tempo de exposição ao sol (ou seja, um FPS 40 permite que a pessoa fique 40 vezes mais tempo sob o sol sem se queimar do que se não estivesse protegida), se considerarmos os filtros acima de 30, concluímos que não há tanta diferença, por exemplo, do FPS 30 para o FPS 60. "O FPS 30 vai absorver 95% da radiação, enquanto o 60, absorverá cerca de 97%. Mas os FPS mais altos são mais eficazes porque as pessoas não têm consciência de como passar uma quantidade adequada", justifica a dermatologista Karin Helmer, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em loção, spray ou creme com toque seco, as opções de protetores solares para o corpo são muitas e prometem atender às mais diferentes necessidades; veja a seguir uma seleção e escolha o melhor para você e sua família Divulgação

Proteção contra os raios UVA terá que ser no mínimo 1/3 do FPS (proteção contra os raios UVB)
A partir de agora, deve existir uma proporção entre o FPS (proteção contra os raios UVB) e o FP UVA, proteção contra os raios UVA – e isso precisa ser comprovado pelo fabricante. Para entender essa relação existe a regra do A, de "aging", envelhecimento, em inglês, e do B, de "burn", queimadura em inglês: ora, os raios UVA causam o envelhecimento por atingirem as camadas mais profundas da pele, onde fica o colágeno e a elastina, fibras responsáveis pela sustentação da cútis. Já os raios UVB causam queimaduras e vermelhidão, pois atingem a camada superficial da pele, região onde o câncer tem origem. 

Proibido denominar qualquer produto como bloqueador solar ou 100% de proteção
Não caia nessa. Na prática, essa "proteção total" é impossível, ainda mais se considerarmos que a o brasileiro não tem o hábito de reaplicar o produto a cada duas horas e nem de usar a quantidade ideal, que deve ser sempre abundante.

Necessidade de reaplicação: deve vir no rótulo
Sim, o fabricante deverá comunicar isso na embalagem, mesmo no caso dos mais resistentes à água. É imprescindível a conscientizar as pessoas da importância de reaplicar o protetor solar ao longo do dia. A maioria da população aplica quando chega à praia ou piscina e não volta a passar. A recomendação dos médicos é que o produto seja usado a cada duas horas. No entanto, ao sair da água, após um longo período de permanência; quando se transpira além do normal e após a prática de atividade física é necessário aplicar o produto, independentemente do horário em que se aplicou pela última vez, sem ressalvas. 

Será obrigatório comunicar o nível de resistência do produto
Com a nova lei, comunicar essa informação se torna obrigatório. Para poder inscrever no rótulo que o produto é "Resistente à água", "Muito Resistente à água", "Resistente à Água/suor" ou "Resistente à Água/transpiração", essas propriedades deverão ser comprovadas. Ciente do grau desse benefício, o consumidor deduz qual o nível de eficácia do protetor solar quando em contato com a água e nas situações em que ocorre uma transpiração excessiva, como sob o calor muito forte e após atividade física. Assim, pode se proteger melhor.

Fontes: Sérgio Schalka e Karin Helmer, dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Juventude do PV promove ação ambiental no Parque Barigui


Aconteceu neste domingo, 15 de dezembro, o "1º Plantando mudanças, Plantando valores", uma ação ambiental promovida pela Juventude do Partido Verde em parceria com a Comunidade Emaús. Os voluntários estiveram na entrada do Parque Barigui distribuindo mudas de plantas nativas de nossa região, como aracati, araçá, pitanga, espinheira santa, periquiteira e manacá.

Segundo o secretário estadual da Juventude do PV, Charluan Correia, o evento serviu para divulgar a importância das espécies nativas e a necessidade da conscientização ambiental e social. "Para viabilizar essa ação, desenvolvemos uma parceria com a Comunidade Emaús, que faz um trabalho para recuperação de dependentes químicos há 14 anos e também tem essa preocupação ambiental".

Outro foco dessa atividade é resgatar a condição de Curitiba como cidade sustentável. "Neste Natal plante uma árvore em Curitiba e ajude a reconquistar aos poucos a condição de uma cidade ecológica. Plante também bons valores e seja parte da mudança", diz Charluan.

Fonte : PV.PR

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Moncloa Tea Boutique convida para degustação


A Moncloa Tea Boutique promove degustação de chás no dia 17 de dezembro de 2013 das 17h às 21h. A tea sommelier e AMIGA DO PARQUE BARIGUI THALITA FERRONATO, que assina a carta de chás da Moncloa, fará uma degustação na loja com sete diferentes tipos de chás, quentes e gelados, mostrando o preparo e modo de servir. 

Além disso, a tea sommelier, que também representa a marca argentina El CLub del Té no Brasil, dará dicas de harmonização com comidas, Tea Drinks e benefícios do chá para a saúde. O evento é gratuito e aberto ao público. A Moncloa Tea Boutique fica no piso L3 do Pátio Batel.

Sobre a Moncloa Tea Boutique

Inspirada no charme e design dos melhores chás da Europa e Estados Unidos, a Moncloa Tea Boutique traz o conceito de chá gourmet com uma carta de chás composta de 25 sabores de vários lugares do mundo. A bebida é servida no local nas opções quente e gelada e vendida em latas ou pacotes de 45g. Bolachas, biscoitos, alfajores e waffles fazem parte do cardápio. Na boutique há também acessórios para o consumo da bebida, selecionados pela qualidade e pelo design. 

Serviço:
Moncloa Tea Boutique
Endereço: Pátio Batel – Piso L3 Loja 310 (Av. do Batel, 1868 I Batel I Curitiba-PR)
Horário de funcionamento: 10h às 22h (2ª a sábado) e 14h às 20h (domingos e feriados)
Telefone: 41 3020-3414
Redes sociais: Facebook, Instagram


Fonte:

Sorttie Soluções Criativas
Maria Amin I (41) 9982-8240 I maria@sorttie.com.br
Juliana Ceccatto I (41) 8883-0194 I juckto@sorttie.com.br
(41) 3024-8003 I contato@sorttie.com.br

domingo, 15 de dezembro de 2013

RESULTADO GERAL DO IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI

RESULTADO GERAL DO IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI

Realizado em 14/12/2013 – Barras fixas do Parque Barigui – Curitiba/PR

FEMININO

NOME IDADE BARRAS COLOCAÇÃO

1. Ana Luiza Zaidan 33 12 1 LUGAR GERAL - 1 LUGAR 30/39 ANOS

2. Marcia Assis 30 12 2 LUGAR GERAL

3. Kelly Cristina da Silva 27 12 3 LUGAR GERAL - 1 LUGAR 20/29 ANOS

4. Francielly A do Nascimento 25 11

5. Lorena Moleri Zaqueti 27 8

6. Roseneia Sagaz do Rosario 19 8

7. Carolina Meyer Jamur 8 8 CAMPEÃ FEMININA KIDS

8. Priscila Jung 30 6

9. Priscila Lorusso 47 5 1 LUGAR 40 ANOS/ MAIS

10. Kaline Dias 10 5

11. Evlin Gamara 35 1

12. Vera Lucia dos Reis 50 0

13. Oceni Fagundes 38 0

14. Melissa Calisto 45 0

15. Ivanise Gicomasse 41 -

16. Eduarda Jordani da Silva 7 -

MASCULINO


1. Braian Sanches 33 34 1 LUGAR GERAL MASCULINO

2. Romulo Camara Trevisan 27 33 2 LUGAR GERAL MASCULINO

3. Alex Sanches Tranche 34 30 3 LUGAR GERAL MASCULINO

4. Ricardo Frandine 23 28

5. Fernando Moreschi do Amaral 36 28

6. Eder Neves Morimoto 23 27

7. Andre Schulmeister Fonseca 22 25

8. Marco Antonio Paes Filho 28 25

9. Marcos Paulo 26 24

10. Ramon Felipe Pereira 19 24

11. Jorge Lederer 36 24

12. Alexandro Persegani 35 24

13. Rubens Slavieiro Filho 53 24 CAMPEÃO 50/59 ANOS

14. Mario Gerson de Oliveira 53 24

15. Flavio Batavo 44 23 CAMPEÃO 40/49 ANOS

16. Guilherme Numes 31 23

17. Marcelo Jose de Graci Correia 53 21

18. Tanes Willian Velasco 25 21

19. Emerson Luis Soares 41 20

20. Gilberto dos Santos 30 20

21. Rodrigo Ferrari 27 20

22. Jacimiel Pereira 50 20

23. Francisco de Carvalho 35 20

24. Willian Cortina 25 20

25. Fernando Barbosa 27 19

26. Juliano Prichla 31 18

27. Rodrigo Jardim Oliveira 28 18

28. Pedro Leopoldo Franceschi 20 18

29. Renato Goncalves 40 18

30. Thiago Iury Moraes 22 17

31. Andre Vinicius Gusso 42 17

32. Nilson Luiz Salata 56 17

33. Rogerio Pinho 45 17

34. Felipe Zanellato 17 17

35. Ricardo Henrique Brujek 25 16

36. Leonardo Wolling 17 16

37. Leandro Messias 29 16

38. Adriano Amaral 22 16

39. Marcos Rafael 23 16

40. Dorival Conceição 61 15 CAMPEÃO 60 ANOS MAIS

41. Zilson de Souza Pereira 52 15

42. Diogo Spinoza 18 14

43. Victor Panichi 18 14

44. Renan Panichi 21 14

45. Luccas Domingos Strapasson 20 14

46. Fernando Binder 31 14

47. Luiz Renato Camargo Bigarelli 48 14

48. Emerson Alves 22 13

49. Falter Rodrigo Ferreira 31 13

50. Luiz Eduardo Canto Bueno 56 13

51. Ricardo Bonato 25 13

52. Igor Felipe Silva Rehbein 23 13

53. Ricardo Ramos Rubio 17 13

54. Fabio Soares 24 13

55. Adriano de Souza Soares 30 12

56. Servio Tulio Zaqueti 59 11

57. Wilson Ribeiro de Moura 52 10

58. Marcello Ribeiro - 10

59. Gustavo Sekiji Habith 8 9 CAMPEÃO MASCULINO KIDS

60. Matheus Jardim Oliveira 9 9

61. Luiz Silva 69 9 TROFÉU MELHOR IDADE DO TORNEIO

62. Luiz Fernando Siqueira 49 9

63. Romulo Mendes 49 9

64. Vagner Viana 42 8

65. Sergio sanches 27 7

66. Bernardo Lacerda Michelotto 15 6

67. Cedric Joseph Bernar Lambert 32 6

68. Alan Pinheiro Trevisan 9 5

69. Rui Pugsley 46 4

70. Samir Sabadin 32 4

71. Joao Batista Reis 49 2

72. Angelo Jordani da Silva 42 1

73. Roger Rieger 48 1

74. Glacymar Oliveira - 1

75. Pedro Barbosa 10 0

76. Milton M Tanaka 49 0

77. Lucas Gamara 8 0

78. Luiz Felipe Callado Maciel 38 0

79. Eduardo Pires 52 0

80. Alexandre Santana 40 -

81. Juliano da Silva 27 -

82. Gil Schernickau 47 -

83. Gerson Ressnauer 58 -

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mel: o alimento aliado do intestino

Este adoçante natural também ajuda a aliviar dor de garganta e melhora a qualidade do sono

POR BRUNA STUPPIELLO


Mel previne problemas na garganta

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças. 

O mel também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia. 

O mel também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia. 

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente no mel e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial. 

Os tipos de mel 

O sabor, aroma e cor do mel irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios do mel podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros. Confira os principais tipos de mel consumidos no Brasil: 

Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes. 

Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias. 

Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante. 

Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante. 

Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool. 
Principais nutrientes do mel

O mel conta com boas quantidades de açúcar e carboidratos e por isso ele é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui alguns ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. O ferro e o cobre presentes no mel contribuem para a ação antimicrobiana. 

O ácido glucônico também tem forte ação antioxidante. O mel ainda conta com grande número de compostos que proporcionam este mesmo benefício. Os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides. Todas as substâncias contribuem para combater os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras. 

O mel conta com carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos. Isto significa que eles contribuem para a manutenção da microbiota intestinal e assim estimulam o trânsito intestinal, cooperam com a consistência normal das fezes, previnem diarreia e constipação. 

Este adoçante natural possui potássio, interessante para o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia, e outros minerais. 

Nutrientes Mel - 25 gramas
Calorias 77.25 kcal
Carboidratos 21 g
Cálcio 2.5 mg
Magnésio 1.5 mg
Ferro 0.075 mg
Potássio 24.75 mg
Fósforo 1 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP 

Benefícios do mel

Bom para dor de garganta: Sua avó estava certa! Como o mel possui ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, ele é interessante para aliviar a dor de garganta momentaneamente. Mas é importante ressaltar que não há nenhum estudo científico comprovando que o mel trate as causas desse sintoma, como uma faringite por exemplo, e nem a evolução da doença relacionada a uma dor de garganta. 

As característica do mel que fazem com que ele tenha esta ação antibiótica são: o baixo ph, proporcionando um ambiente ácido que pode inibir o desenvolvimento de muito micro-organismos, pouca quantidade de água, que não proporciona condições favoráveis para o crescimento das bactérias. Além disso, o mel possui o ácido glucônico que contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. 

Bom para problemas respiratórios: Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites,Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia. Nesse caso, vale a mesma ressalva em relação à dor de garganta. O mel pode ajudar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si. O tratamento dessas doenças, portanto, deve ser indicado por um especialista. 

Bom para o intestino: O mel pode ser um importante aliado na manutenção da microbiota intestinal (conhecida como flora intestinal), que são bactérias benéficas que carregamos ali. Contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal, a consistência normal das fezes, prevenção de diarreia e constipação. 

Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta. 

Todos estes benefícios ocorrem porque o mel possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos, ou seja, contribuem para a manutenção da microbiota intestinal. Além disso, pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão: Escherichia coli, causadora de diarreia e infecções urinárias e Salmonella species, que pode levar a diarreia. 

Bom para pele: O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável. O mel pode ser ingerido ou utilizado em cosméticos como sabonetes e cremes. 

Ao ser passado na pele algumas pesquisas, entre elas uma da Universidade de Ouagadougou de Burkina Faso, observaram que o mel pode agir como cicatrizante de feridas e em casos de úlceras, queimaduras e abscessos na pele. Os micro-organismo staphylococcus aureus esalmonela typhimurium, ambos causadores de infecções em ferimentos, são sensíveis a ação antibacteriana do mel. 

Ação antioxidante: Isto faz com que o mel ajude a diminuir os radicais livres e assim contribua para evitar o envelhecimento celular, proporcionando uma pele mais bonita e saudável e prevenindo doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entres outras. 

As substâncias presentes no alimento que proporcionam este benefício são: ácido glucônico, os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides. 

Diminui os riscos de infecção urinária: Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária. 

Melhora o sono e ajuda a relaxar: O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar. O mel tem uma função importante como regenerador da microbiota intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer. 

Quantidade recomendada de mel

O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável. 
Como consumir o mel

O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes. 

Evite o aquecimento em excesso do mel, pois isto pode reduzir a acidez e a umidade do alimento e causar a perda de algumas enzimas, fazendo com que o alimento deixe de ter parte de suas propriedades benéficas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta aquecer o alimento até no máximo 70 graus. 

Mel cristalizado: Por ser uma solução rica em açúcar, quando armazenado em temperaturas abaixo da média da colmeia, que é entre 34 e 35 graus, o mel pode cristalizar. Para que ele volte ao estado líquido sem perder as propriedades nutricionais a orientação é colocar a quantidade a ser utilizada de mel em um pote em banho-maria a 45 graus durante cinco minutos. Deixe a água esfriar com o pote dentro. 

Cuidados com a origem do mel: É importante ficar atento para a procedência do mel. Opte sempre pelo produto que tem as informações do fabricante e o selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F). O S.I.F pertence ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal que tem por objetivo normatizar e autorizar a produção e comercialização de todos os alimentos de origem animal no Brasil. 

Comparando o mel com outros alimentos

Nutrientes Mel - 25 gramas Melado - 25 gramas Açúcar refinado - 50 gramas Açúcar mascavo - 50 gramas
Calorias 77.25 kcal 74 kcal 193.5 kcal 184.5 kcal
Carboidratos 21 g 19.15 g 49.75 g 47.25 g
Cálcio 2.5 mg 25.5 mg 2 mg 63.5 mg
Magnésio 1.5 mg 28.75 mg 0.5 mg 40 mg
Ferro 0.075 mg 1.35 mg 0.05 mg 4.15 mg
Potássio 24.75 mg 98.75 mg 3 mg 261 mg
Fósforo 1 mg 18.5 mg 0 mg 19 mg


Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP. 

*Comparação baseada nas quantidades diárias recomendadas de cada alimento. Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 

O mel é muito mais saudável para a alimentação do que o açúcar refinado. Enquanto o primeiro possui uma série de substâncias que proporcionam benefícios para o organismo, o segundo é somente fonte de calorias, sem outros nutrientes interessante. 

Já o açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento e por isso preserva nutrientes em sua composição. Ele conta com boas quantidades de ferro, importante para evitar a anemia, e potássio, nutriente que participa do processo de equilíbrio da pressão arterial. Além disso, o alimento possui magnésio, fósforo e cálcio. Porém, o alimento não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel. 

O melado, que assim como o açúcar refinado e mascavo é derivado da cana de açúcar, é uma outra opção para adoçar, pois não passa pelo refinamento. Assim, ele possui boas quantidades de nutrientes semelhantes aos do mascavo, como o ferro e o potássio. Alguns estudos apontam que o melado é interessante para a prisão de ventre. Contudo, ele também não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel. 

Combinando o mel

Mel + cereais: O mel possui ação prebiótica que melhora a microbiota intestinal e os cereais, como aveia, são ricos em fibras. Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta. 

Mel com leite é uma ótima combinação para o sono

Mel + leite: A combinação pode ser ótima para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem tem mais dificuldade de desligar o cérebro antes de dormir. A temperatura morna do leite é reconfortante, ajudando o corpo a relaxar. Além disso, o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que melhora o bem-estar e prepara para o sono. Já o mel, além de também ser fonte de triptofano, é uma fonte de carboidrato simples, que também ajuda no sono, pois facilita a absorção do triptofano. 

Contraindicações

O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo. A doença pode causar problemas de saúde sérios como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar, se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios. Esta quantidade de bactéria presente no mel pode ser prejudicial para crianças com menos de um ano porque elas não possuem a microbiota completamente formada. Para os adultos saudáveis esta quantidade de clostridium botulunum não é prejudicial. 

Além disso, o mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isto porque este alimento rico em açúcar pode levar a picos de glicemia no organismo. Grávidas também devem ficar atentas ao mel e procurar incluí-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional. 

Riscos do consumo excessivo

Como o mel é muito calórico e rico em açúcar o consumo em excesso pode causar o ganho de peso. Além disso, grandes quantidades de mel, assim como o açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue rapidamente, fazendo com que os níveis de insulina aumentem e consequentemente a longo prazo isso pode levar a resistência à insulina que favorece o diabetes tipo 2.

Fonte: minhavida.com.br

domingo, 8 de dezembro de 2013

Sesi realiza evento do Cuide-se + Família, neste domingo


Neste domingo (8), o Serviço Social da Indústria – Sesi no Paraná realiza o evento Cuide-se+ Família, focado nos eixos de “Prevenção ao uso do álcool e outras drogas” e de “Prevenção ao Câncer”. O evento, direcionado à toda comunidade, estará acontecendo no Parque Barigui, em Curitiba, e também em mais cinco municípios paranaenses: Piraí do Sul, Quedas do Iguaçu, Pinhais, Santo Antonio da Platina e Umuarama. As atividades começam às 9h e vão até às 17h.


Estarão presentes no Cuide-se+ Família, em Curitiba, o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares; a gerente de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Sesi no Paraná, Maria Cristhina Rocha; e a gerente de Operações do Sesi no Paraná, Maria Aparecida Lopes.

Durante o evento, o Sesi estará oferecendo informações e serviços relacionados à saúde e qualidade de vida, bem como ações recreativas, esportivas e educativas para toda família. A proposta é mostrar que é possível se divertir em contato com os familiares, evitando o consumo de álcool e outras drogas, e adotar comportamentos que contribuem para uma vida mais saudável e, inclusive, para a prevenção ao câncer.

Em Curitiba, no Parque Barigui, além das atividades de lazer e qualidade de vida, o público poderá conhecer também a unidade móvel do Cuide-se+ Prevenção ao Câncer, que estará em exposição.

Confira os locais e a programação do evento Cuide-se+ Família nas demais cidades, acessando www.sesipr.org.br/cuidemais

sábado, 7 de dezembro de 2013

FALTAM 7 DIAS PARA O IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI


DIA 14 DE DEZEMBRO NAS BARRAS FIXAS DO PARQUE BARIGUI

INÍCIO AS 9:00 HORAS - INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL

BRINDES E TROFÉUS PARA OS PRIMEIROS COLOCADOS

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

4 Dicas Para Aumentar a Força Na Barra-Fixa



Se você faz poucas ou nenhuma repetição na barra fixa, ao ponto de ficar desanimado e até excluir este grande exercício do seu treino, saiba que você não está sozinho.

A barra-fixa é um dos melhores testes de força que existem. Você estará erguendo 100% do seu peso contra a gravidade e quanto mais pesado você for, mais forte você terá de ser para conseguir fazer várias repetições. Este exercício além de desafiador, é um dos principais “culpados” no desenvolvimento de massa muscular nos músculos das costas, me mostre um cara que faz barra-fixa com facilidade e você estará me mostrando alguém com costas superiores ao normal. Pensando nisto, veja a seguir 4 dicas para auxiliar no treinamento de costas usando a barra-fixa:
 
1 – Elimine o ego

Muitas pessoas passam longe da barra-fixa, pois não querem sujar a sua tão famigerada reputação de ferreiro, deixando os outros verem que você só consegue fazer 1 ou 2 repetições no exercício.

Bom, se você descobriu alguma maneira de ficar forte em um exercício sem fazê-lo, você poderia compartilhar conosco, pois seria uma descoberta extraordinária. Você não vai conseguir fazer mais repetições na barra-fixa sem insistir nela em todos os treinos de costas.

Em vez de ficar com o ego machucado, procure se concentrar no seu próprio treino e não nos dos outros.

2 – Treine a força da pegada

Quanto mais forte a pegada, mais fácil a barra-fixa poderá ser, pois o fato de ficar agarrado na barra durante todo o exercício de forma estável será uma preocupação a menos. A melhor maneira para aumentar a força da pegada é treinar sem o uso de straps e sempre dar preferência a exercícios compostos. A própria barra-fixa é um ótimo treino para a pegada, pois você terá que segurar o peso do corpo pelas mãos durante todo o exercício. 
 
Straps

3 – Perder gordura

Se você possuí um índice elevado de gordura, obviamente você fará mais força para levantar o próprio peso na barra-fixa e quanto mais força você tiver e menos gordura, mais repetições você vai conseguir fazer. Meio óbvio, não ?

Se a gordura é um fator limitante, acredito que o seu objetivo primário deveria ser perder gordura, antes de qualquer coisa. A barra-fixa é um ótimo exercício composto, mas por enquanto você pode dar preferência a outros grandes exercícios como o levantamento terra, remada curvada e outros.

4 – Ajuda de um parceiro de treino


Uma leve ajuda apenas na subida do exercício não será nenhum pecado, principalmente se você não consegue fazer nenhuma repetição no exercício. Lembrando que a ajuda deve ser mínima e a descida deve ser controlada e sem nenhuma ajuda, desta forma você estará usando os princípios do treino negativo para aumentar a força no exercício. Corte a ajuda assim que possível, quanto mais cedo você estiver fazendo o exercício sozinho, mais rápido serão os ganhos.
 
Fonte: Hipertrofia.org
 
ATENÇÃO DIA 14 DE DEZEMBRO TEREMOS NOSSO 
IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI 
EM CURITIBA, INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL!

Coxa Runners promove treinão de Natal




Pelo fiel torcedor Coxa-Branca José Derujo Lima:

Somos o grupo Coxa Runners, formado na rede social do Facebook por torcedores do Coritiba e praticantes de corrida ou caminhada, sendo que já contamos com mais de 700 integrantes. Independente da fase do time, continuamos a divulgar as cores do clube pelas ruas e praças de Curitiba e até fora, como já estivemos em várias cidades do Brasil e até fora, afinal essa é a Torcida que Nunca Abandona.

Estamos programando fazer um treinão de natal, no dia 08 de dezembro no parque barigui, onde todos os torcedores do Coritiba, independente de fazerem parte ou não do grupo possam participar, respeitando o ritmo e distância que cada um consegue realizar correndo.

Vale salientar que o grupo Coxa Runners confia na responsabilidade de cada participante para não ocasionar nenhum acidente ou colocar em risco os outros. Também que essa iniciativa é do grupo e que o clube não tem qualquer participação, apoio ou responsabilidade.


Divulgação

Teremos 2 eventos nesse dia, conforme programação abaixo.

SERVIÇO

. Treinão de 5 e 10 km
. Início as 8:00 horas com aquecimento das meninas do Coritiba Running
. Local: Parque Barigui / Churrasqueira ao lado da Chaminé
. Trajeto: Duas voltas completas pelo circuito dentro do parque
. Hidratação: disponibilizaremos água no ponto de partida
. Inscrição: 1 kg de alimento não perecível (será doado para uma instituição de caridade)
. Mandar e-mail para derujo@coxarunners.com.br (não terá outra forma de inscrição)
. O e-mail deverá ser o pessoal, ou seja, 1 inscrição por email
. Informar: Nome completo / Fone / Data de Nascimento
. Limitada a 85 inscrições pela ordem de chegada dos e-mails

. Regras para pegar as camisetas:
. vamos proceder as entregas das 7h00 até no máximo as 7h45 para os 85 que fizeram inscrição
. quem for no dia e não estiver na lista dos 85, a partir das 7h45 vamos entregar as camisetas de quem não foi:
. faremos uma lista no dia por ordem de chegada que terão prioridade para receber as camisetas.

Outra questão é o tamanho das camisetas. Confeccionamos uma grade que vai de Babylook a GG. Então os primeiros que chegarem, vão escolher qual tamanho. Mas a medida que forem saindo, será o que tiver na hora … não temos como fazer diferente tá ???

. Entrega dos prêmios Melhores do Ano
. Início as 9:30 (logo após o termino do treinão)
. Os premiados serão avisados por mensagem na semana da premiação, pois só receberão os prêmios quem puder ir.
. Promoção lançada em abril:

As inscrições só serão válidas as enviadas por e-mail, independente de comentarem no face ou não … ok ???

Não é obrigatório participar de todas as atividades, mas pedimos que só se inscreva quem realmente for …

Espero que todos compreendam o objetivo do grupo e o esforço que estamos fazendo para que tudo ocorra bem e tenhamos um evento que fique marcado na lembrança de todos. Se tiverem duvidas, perguntem e vamos ajustando.

Qualquer duvida vamos esclarecendo.

Coxa Runners – Correndo por Amor ao Coritiba
Fonte: Luiz Carlos Betenheuser Júnior

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Exercícios na barra

Os exercícios de flexão, realizados na barra fixa, são e difícil execução e trabalham basicamente a musculatura das costas e braço.

Pegada Supinada


Pegada Pronada


Para deixar mais difícil

Utilizar lastro. (pessos amarrados à cintura ou nos pés)

Para deixar mais fácil

Realizar com as pernas flexionadas;
Amarrar um elástico exercitador, na barra, em forma de “U”. Realizar o movimento ajoelhado no elástico.
Utilizar o Gravitron (equipamento de empurra o corpo para cima no momento do movimento)

Treino

De 2 a 4 séries de 8 a 12 repetições, dependendo do seu nível.

Importante: Muitos acham que o exercício realizado na barra também trabalha peitorais. Para que ocorra a ação do músculo peitoral é necessário que haja um movimento de adução horizontal de membro superior, ou seja seus braços precisam “fechar” para frente, como em um abraço.

Fonte:  Profª Esp. Denise Carceroni - Fique INForma - Portal 

ATENÇÃO: DIA 14 DE DEZEMBRO TEREMOS NOSSO IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI, INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG

Sedentarismo causa 90% das lombalgias em jovens e adultos

Oito em cada dez pacientes que procuram médicos ortopedistas reclamam de problemas na coluna. A principal queixa é a lombalgia, a famosa “dor nas costas”. O ortopedista do Beneficência Portuguesa de São Paulo Edmond Barras, explica que a doença é comum em jovens e adultos e as principais causas estão relacionadas ao modo de vida dos pacientes. Para Barras existem alguns denominadores comuns que causam as dores nas costas: “Um é a vida sedentária. Os outros são a obesidade e a má postura. Somando esses problemas, encontramos 90% das causas da lombalgia”, explica o especialista.


O sedentarismo é hoje um dos principais fatores de risco para doenças graves. No caso da lombalgia, o sedentarismo contribui para o aumento das dores musculares além de prejudicar as articulações que podem atrofiar por falta de uso, causando desconforto.

O tratamento da lombalgia está relacionado ao tipo de dor e a causa, explica o especialista. “Tão ou mais importante que manter a postura ereta durante o dia é fazer o alongamento da coluna e dos músculos constantemente”, complementa Barras.

Veja algumas atitudes simples que você pode adotar para deixar de lado o sedentarismo:

1. Evite usar o elevador ou a escada rolante. Use a escada;

2. Deixe o carro na garagem para ir caminhando a lugares próximos de casa ou do trabalho, assim, além de contribuir com a sua saúde, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente; 3. Se você trabalha fora, use a hora do almoço para fazer pequenas caminhadas, e levante-se a cada 30 minutos e caminhe pelo escritório;

4. Esqueça onde guardou o controle remoto da televisão. Levante-se para trocar de canal;

5. Se você utiliza transporte público, desça antes do ponto e caminhe;

6. Faça algumas atividades domésticas como limpar a casa ou passear com o cachorro. Arrumar a cama também ajuda;

7. Nos finais de semana, evite ficar horas à frente da televisão. Deixar o churrasquinho de lado e optar por uma corrida no parque também é uma ótima opção.


Fonte: Dicas do Professor Eduardo Brandão Secco