sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Secretários de esporte da RMC se unem para planejar ações conjuntas



Secretários de esporte da região metropolitana de Curitiba estiveram reunidos nesta quinta-feira (28) no Salão Jatobá, no Parque Barigui, para unir as iniciativas de esporte da região e verificar os pontos comuns, problemas e soluções apresentadas com a intenção de promover o desenvolvimento do esporte em toda a região. O encontro contou com a participação do secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado, diretores e secretários de cidades da região.

“A região metropolitana de Curitiba é muito grande, com 3 milhões de habitantes. Se conseguirmos planejar principalmente a área de competição participativa em conjunto, teremos um poder de desenvolvimento esportivo muito grande”, afirmou Dutra Júnior.

Como exemplo de competição unificada bem sucedida, o secretário citou a realização da Copa Metropolitana de Futebol de Campo, organizada neste ano pela Prefeitura de Curitiba e que contou com a participação de 15 municípios na modalidade masculina. “Comprova que pode dar certo e que o potencial de desenvolvimento esportivo é grande para a região”, disse. “Se um pequeno município tem alguma iniciativa apenas na área de basquete, ele pode se somar a iniciativas de basquete de outras cidades da RMC e promover competições”, exemplificou Dutra Júnior.

A necessidade de integração entre Curitiba e demais cidades da Região Metropolitana também foi ressaltada pelo secretário Valfrido Prado. “O prefeito Gustavo Fruet nos cobra uma integração pra valer porque não tem como Curitiba desenvolver políticas públicas sem levar em conta a região metropolitana. Também não queremos impor a vontade de Curitiba aos demais municípios, mas ouvir sugestões e trabalhar juntos”, afirmou.

A iniciativa para debater políticas públicas para o desenvolvimento do esporte na região metropolitana foi elogiada pelo diretor geral da Secretaria de Esportes de Araucária, Idu Blaszczak. “Não temos integração e temos poucas competições envolvendo os municípios. Então essa ideia que Curitiba traz de realizar a integração vai facilitar o desenvolvimento do esporte em toda a Região Metropolitana. Principalmente para o esporte participativo que foca o social ao invés do esporte de resultado. Nos municípios temos que desenvolver o social através do esporte que é o importante para as crianças e adolescentes”, analisou Blaszczak.

O encontro foi dividido em três etapas. A primeira tratou do tema “A importância da competição como fator de desenvolvimento esportivo”. Em seguida, aconteceu um debate sobre as propostas e projetos que vem sendo desenvolvidos por alguns municípios da RMC e, para finalizar, foi criada uma comissão de estudos de projetos para o desenvolvimento esportivo na RMC.

Fonte: PMC - Foto - divulgação

Nenhum comentário: