terça-feira, 19 de novembro de 2013

Caminhada marca luta contra o câncer infantojuvenil

Ação de conscientização promovida pelo Erasto Gaertner e pela APACN acontece no próximo dia 23, no Parque Barigui, a partir das 10 horas


Para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer infantojuvenil, o voluntariado do Hospital Erasto Gaertner e da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) vai promover uma caminhada de conscientização no próximo sábado (23), no Parque Barigui, em Curitiba. A concentração terá início às 10 horas, no estacionamento próximo à av. Cândido Hartmann.

A iniciativa visa à divulgação dos primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. Estarão presentes voluntários, diretores e amigos das instituições, além de pacientes e ex-pacientes. Serão distribuídos folders explicativos, viseiras e água aos participantes.

Novos casos – Por ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA). O tempo é a principal arma contra o mal. Quando a doença é diagnosticada precocemente, e com tratamento adequado, as chances de cura podem chegar a 80%. No entanto, estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado.  
 
Sinais e sintomas – O olhar atento dos pais e o acompanhamento médico são essenciais para que seja possível diagnosticar a doença em fase inicial, segundo Mara Albonei Dudeque Pianovski, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner. “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, ressalta.

A especialista informa que alguns sinais e sintomas merecem atenção, como manchas roxas sem relação a traumas, palidez, febre e infecções oportunistas, pupila esbranquiçada quando exposta à luz, dor abdominal recorrente, urina com sangue, alterações motoras e paralisia de nervos.

Multidisciplinar – O tratamento do câncer na criança é constituído por quimioterapia, cirurgia e, algumas vezes, radioterapia – que comprometem as células normais do organismo, transitória ou definitivamente. Para aliviar o sofrimento causado por diferentes procedimentos, a atuação de uma equipe multidisciplinar é fundamental. “São enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas atuando na prevenção de complicações, e assistentes sociais e anestesistas para os procedimentos mais dolorosos”, conta Mara.

Para a especialista, é importante que todos os profissionais envolvidos interajam e trabalhem de forma harmônica, colaborando para o bem-estar do paciente. “Essa forma de trabalho agiliza o atendimento das demandas e as necessidades da criança e de seus familiares”.

Serviço:
Caminhada de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Data: 23 de novembro de 2013
Horário: das 10h às 11h30 Local: Parque Barigui – estacionamento próximo à av. Cândido Hartmann

Nenhum comentário: