terça-feira, 19 de novembro de 2013

Programação marca o combate ao câncer infantil


Orientação sobre a doença é fundamental, pois até 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se a doença for diagnosticada precocemente

A data de 23 de novembro é marcada no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. E na luta contra a doença, a orientação é fundamental, pois 70% das crianças e adolescentes acometidos pela enfermidade podem ser curados se os casos forem diagnosticados precocemente. O serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe foi criado há 45 anos e é o maior do Paraná em pediatria – segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) –, além de ser um dos mais importantes do Brasil.

Para alertar a população sobre a importância de todos ficarem atentos aos primeiros sintomas da doença, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) preparou uma programação que começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 27, em Curitiba. Nas próximas quarta (20) e sexta-feira (22) haverá tendas de orientação à população na Praça Rui Barbosa e na terça-feira (19), uma missa às crianças com câncer no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Na data do combate à doença, dia 23 (sábado), haverá uma caminhada no Parque Barigui. Já no dia 27 (quarta-feira), será realizado um jantar dançante no Clube Curitibano.

Sobre o câncer infantojuvenil
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é atualmente a primeira causa de morte, por doenças, na faixa etária de um a 19 anos. Entre 2012 e 2013, foram registrados 12 mil novos casos da doença no Brasil, sendo 453 no Paraná.
 
Fonte: Complexo Pequeno Príncipe

Nenhum comentário: