segunda-feira, 18 de junho de 2012

Expo Barigui será inaugurado no dia 21 de junho


Já está confirmada para esta quinta-feira (21) a solenidade de inauguração do novo Centro de Exposições do Parque Barigui, o Expo Barigui. O projeto leva a assinatura da Manoel Coelho Arquitetura & Design e se destaca pelos 1.500 metros quadrados de parede verde – jardins verticais nas entradas do pavilhão – e por outras características sustentáveis, como o aproveitamento de água da chuva; pontos de ventilação e iluminação natural que ajudam a reduzir o consumo de energia e integram o prédio ao parque de forma harmônica.

O novo Centro de Exposição tem área total de 7.500 metros quadrados, com generosa vista para o lago. Somente a área de eventos tem cinco mil metros quadrados sem uma única pilastra, o que garante total aproveitamento do ambiente, como a montagem de um auditório com capacidade para abrigar até cinco mil pessoas sentadas. Os outros 2,5 mil metros quadrados estão destinados às áreas complementares, como sanitários, camarins, cozinhas, despensas. Para o arquiteto Manoel Coelho, que já participou do planejamento urbano de Curitiba com diversos projetos de mobiliários urbanos e identificação visual para a cidade, e é o autor dos projetos das universidades Católica e da Positivo, esta obra deverá ser uma nova referência para a cidade.

Para maior comodidade dos usuários foi criada uma grande praça frontal, com paisagismo, espelho d’água e bancos, que acolhe e faz a transição entre a área de estacionamentos para o público e o acesso principal ao edifício. Também foi criada a possibilidade de embarque e desembarque coberto de veículos debaixo da marquise de acesso para maior conforto ou em caso de necessidade específica. Internamente o fluxo de público se dá de forma direta e clara, do foyer para o espaço de eventos, com acesso a sanitários e café. Uma guarita faz o controle de pessoas e de veículos de serviço por acesso independente do de público. O fluxo de serviço se dá internamente através do pátio de carga e descarga e de uma rua paralela ao edifício. Funcionários ou equipes de montagem podem acessar depósitos, vestiários, cozinha e camarins externamente sem comprometer as atividades que ocorrem internamente ao espaço de exposições.

O espaço de eventos foi concebido pensando-se na máxima flexibilidade e facilidade de alteração dos ambientes. O uso de planta livre, com salão de 50 x 100 metros sem pilares que impeçam a flexibilidade de utilização da área, maximizam suas condições de uso. O pé-direito previsto é de 10 metros, com um vão de 7,5 metros debaixo das estruturas de suporte e treliças metálicas da cobertura.

O piso da área de exposições será em concreto industrial com acabamento resinado e previsão de carga de 6.000 kg/m², o que permite qualquer tipo de evento. Complementa o espaço uma completa rede de infraestrutura técnica que permite a utilização do espaço com máxima liberdade e flexibilidade, possibilitando a distribuição de espaços de acordo com a necessidade de uso.

Uma rede de telefonia e dados será implantada com sistema wireless para cobertura de todo o pavilhão. Está previsto sistema de prevenção de incêndio com rede de hidrantes,chuveiros automáticos e sistema de detecção de fumaça com construção de reservatório elevado com sistema pressurizado para atendimento às normas de segurança vigentes.

Fonte: Jornale - Mirian Gasparin

Nenhum comentário: