quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Parque Barigui Iluminado

Curitiba terá 45 mil novas luminárias nos bairros

Um programa de melhoria da iluminação pública vai deixar as ruas de Curitiba mais iluminadas até agosto de 2012. A Prefeitura autorizou a licitação para a troca de 45 mil luminárias em todos os bairros. Também estão previstos neste pacote de obras o reforço da iluminação de ruas comercias e a instalação de iluminação especial em praças e monumentos.

O investimento é de R$ 16,6 milhões. Os investimentos vão beneficiar diretamente a 500 mil pessoas da cidade, o que equivale a iluminar a uma cidade do tamanho de Londrina, na região norte do Paraná.

O trabalho de troca das luminárias vai começar em janeiro, beneficiando principalmente bairros mais afastados do Centro. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas vão retirar luminárias antigas com lâmpadas de 70 watts, por equipamentos mais modernos com lâmpadas de 100 watts.

“As luminárias antigas dispersavam muita luz, iluminando pouco o chão. Agora, com os novos equipamentos, 100% do facho de luz iluminam a rua e calçada. As pessoas terão a sensação visual que dobra a luminosidade, sentindo-se mais seguranças”, explica o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

Luzes do comércio – Outra linha de ação é o reforço da iluminação pública em ruas comerciais da cidade. A primeira zona comercial que será atendida é da região do Batel, com reforço em sete ruas de grande movimento. São locais onde existem mais de 70 bares e restaurantes, além de shoppings centers e hospitais. A obra vai beneficiar mais de 300 mil pessoas que circulam diariamente pelas lojas e shoppings da região do Batel.

Futuramente, serão atendidas outras ruas comerciais na cidade, definidas pelas administrações regionais, a partir da solicitação da população. O programa prevê a melhorar a iluminação nas ruas comerciais dando mais segurança aos comerciantes e compradores.

Praças – Até março, serão finalizadas as obras de iluminação cênica de quatro importantes espaços públicos da cidade. Serão feitas iluminações especiais no Teatro Guaíra (valorizando a arquitetura e os painéis de Poty Lazzarotto), no Bosque do Papa (com destaques nas casas, nas esculturas e no palco), na Praça 29 de Março e na estufa do Jardim Botânico, que terá um sistema especial, emitindo 16 milhões de tons de cores.

A iluminação cênica valoriza os monumentos da cidade e atrai visitas de turistas e curitibanos. Desde ano passado, já foram feitas novas iluminações cênicas em diversos locais da cidade, como Santa Felicidade, Memorial Árabe, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe, Parque Tanguá, Parque Barigui e Teatro Paiol.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: