sábado, 14 de janeiro de 2012

AMIGO DO PARQUE BARIGUI - MARCELO ARAÚJO

O novo secretário municipal de Trânsito, AMIGO DO PARQUE BARIGUI, MARCELO ARAÚJO, e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Urbanização de Curitiba S/A, se reuniram neste sábado (14) com um grupo de ciclistas para discutir ajustes na obra da ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto.

O encontro aconteceu na sede temporária da Secretaria Municipal de Trânsito, na rua Benjamin Constant, no Centro.

Alguns ciclistas reclamaram que a ciclofaixa que está sendo implantada entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo estaria muito estreita, não apresentando condições de segurança. No entanto, durante a reunião, o diretor técnico do Cicloiguaçu, Antonio Miranda, defendeu o projeto da Prefeitura e alertou que o maior cuidado deve ser tomado no sentido de garantir a redução de velocidade dos veículos que trafegarem pela avenida, principalmente nos trechos onde a ciclofaixa fica mais estreita.

A ciclofaixa terá dois sentidos de circulação, um em cada lado da canaleta do expresso, ambos com medidas variando entre 1,5 metro, 2 metros de largura, dentro deste espaço ficam os bordos de segurança com pintura branca e tachões (barreira física) e a pista de rolagem das bicicletas pintada em vermelho.

“O que determina a segurança da ciclofaixa é a velocidade dos carros que passam ao lado. E até é importante que área de circulação (faixa vermelha) para as bicicletas não seja mesmo muito larga para não incentivar os ciclistas a usarem a mesma ciclofaixa nos dois sentidos, o que pode prejudicar a segurança”, destacou Miranda. Outra sugestão foi aumentar o número de tachões nos bordos onde a ciclofaixa fica mais estreita, que é perto das estações-tubo e fazer campanhas com os motoristas.

A velocidade máxima da avenida Marechal Floriano é de 40 km/h. O secretário MARCELO ARAÚJO se comprometeu a reforçar a fiscalização com a presença de agentes de trânsito e orientações para os motoristas, principalmente quando todo esse primeiro trecho da ciclofaixa estiver pronto. “Daremos toda a atenção para que haja o compartilhamento seguro das vias, e que motoristas e ciclistas possam conviver pacificamente”, falou Araújo.

Outro ponto bastante discutido foi o trecho onde os ônibus ligeirinhos cruzam a ciclofaixa para entrar no Terminal do Carmo. Nesse cruzamento, o consenso entre os participantes da reunião foi de recuar a faixa de parada dos ciclistas e instalar mecanismos de redução de velocidade como sonorizador e lombas, além de futuramente colocar um espelho convexo para facilitar que o ciclista veja os ônibus que estejam atrás.

O grupo discutiu ainda outras ideias para os próximos projetos de ciclofaixa da cidade. Miranda reforçou a necessidade de o Ministério das Cidades retomar os trabalhos para criação de um Manual Cicloviário para o país. “Isso é fundamental para balizar os municípios em seus projetos de ciclomobilidade”, destacou Miranda.

Integração - A nova ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto possibilitará a ligação de três municípios da Região Metropolitana: São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande, passando pelo Centro e pelo extremo Sul de Curitiba.

A ciclofaixa da Marechal Floriano terá 8 quilômetros (4 km de cada lado da Avenida), desde o viaduto da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. Nessa primeira etapa de obras, com recursos próprios da Prefeitura, a ciclofaixa fará a ligação da Linha Verde até o Terminal Carmo. Os demais trechos estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

O AMIGO DO PARQUE BARIGUI, o tri-atleta MARCELO ARAÚJO é natural de Curitiba, 42 anos, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem especialização em trânsito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), e em Direito Contemporâneo, pelo IBEJ.

É professor de Direito de Trânsito da Faculdade de Direito de Curitiba e do Curso de Especialização em Trânsito da PUC/PR. É autor do livro: “Trânsito - Questões Controvertidas” (Ed. Juruá) e membro do Instituto dos Advogados do Paraná.

MARCELO ARAÚJO é instrutor da Polícia Rodoviária Federal, Vulto Emérito de Curitiba por serviços em favor do Trânsito e articulista semanal de vários jornais sobre questões de trânsito.

Fonte: PMC

Foto 1: Jaelson Lucas/SMCS - Foto 2: Renato Bürgel

Nenhum comentário: