quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ALINE CASTRO - Aprendendo com os erros

APRENDENDO COM OS ERROS

Por ALINE CASTRO

Você se lembra da última vez em que sentiu vontade de sumir do mapa? De quando passou por um constrangimento tão grande que desejava simplesmente desaparecer?

Com o rosto vermelho, o corpo mais quente, a voz oscilante… o brilho e o vigor parecem ir embora. Momentaneamente, a vergonha é quem o domina.

Falhar diante dos outros, sentir-se menor e menos capaz são os causadores dessas sensações que tentamos evitar a todo custo. Mas, inevitavelmente, com maior ou menor frequência, todos erramos. O importante é observar o que você faz após uma situação dessas: contorna ou se entrega ao sentimento de autodestruição e autossabotagem.

Não somos perfeitos e não acertamos sempre. Parece óbvio. Mas às vezes precisamos de um tombo para descermos do salto e enxergarmos o mundo sob a perspectiva real: imperfeito e com zilhões de elementos que não podemos controlar.

Quando falhamos e encaramos a fato do tamanho que ele tem – nem superestimando, nem fugindo –, nos tornamos pessoas melhores e mais generosas, inclusive com os erros alheios.

O chacoalhão também é motivador, porque nos faz entender o descuido e buscar alternativas melhores e mais eficazes.

Só evolui quem arrisca. E o erro faz parte do processo.

ALINE CASTRO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e internacionalista com fluência em cinco idiomas. Integrou as equipes da Rádio CBN, da Rádio Band News FM, da Revista Ideias, do Jornalismo FM, da RPC TV e da Rede Globo/ Sportv. Estudou na Alemanha, foi correspondente na Itália e repórter no Rio de Janeiro e em São Paulo. Especializou-se em ferramentas de expressão em meios eletrônicos com profissionais da Rede Globo. O jornalismo revelou o seu notável talento comunicativo, mas também a fez despertar para as potencialidades comunicativas de cada um, mesmo daqueles que se julgam maus comunicadores. Passar adiante essa mensagem integra hoje a missão da vida de Aline Castro.
foto: Dico Kremer

Campanha Dia do Nutricionista – Fome Obesidade e Desperdício

O Conselho Regional de Nutricionistas 8ª Região informa que o evento que estava programado e planejado para ocorrer no dia 03 de setembro de 2011, no parque Barigui, no período da manhã, em comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto), não irá mais acontecer. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, setor de parques e praças, o Parque Barigui está passando por reformas neste período e está com o uso impossibilitado para qualquer tipo de evento externo. O CRN-8 conta com a compreensão de todos que haviam divulgado o interesse em participar da comemoração desta data tão importante e da campanha em conjunto com o CFN “Fome, Obesidade e Desperdicio – Não Alimente Essa Ideia”.

Fonte: CRN www.crn8.org.br

Forum Municipal: Curitiba terá Sistema Integrado de Mobilidade

Projetos e ações em andamento nas áreas de transporte, trânsito, cultura e parcerias com a comunidade foram discutidos na manhã desta segunda-feira (29) pelo prefeito Luciano Ducci com secretários municipais, administradores regionais e diretores da Prefeitura no Fórum Municipal de Secretarias e Órgãos Municipais, no Parque Barigui.

"No próximo ano a cidade vai passar por grandes transformações. Curitiba ficará mais moderna com o novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Serão instalados painéis eletrônicos nas vias para informar motoristas e pedestres sobre as condições de tráfego", disse o prefeito Luciano Ducci.

O SIM é um projeto que está sendo desenvolvido pela Urbs e que permitirá a gestão integrada do trânsito e transporte.A presidente da Ação de Fundação Social (FAS), Marry Ducci, e o vereador João do Suco, líder do governo na Câmara também participaram da reunião. "Esses encontros permitem que todos os secretários e gerências da Prefeitura saibam o que está acontecendo na cidade e possam interagir mais no processo de melhorias para o cidadão", afirmou Luciano Ducci.

Em uma apresentação de quase meia hora, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, detalhou o funcionamento da empresa mostrando que a Urbs está presente no dia a dia do cidadão seja no trânsito, seja no transporte, seja em uma série de serviços, como transporte escolar, táxi, vans de turismo, motofrete, equipamentos urbanos como bancas de revistas, mobiliário, centro de Eventos do Parque Barigui ou Rua 24 Horas.

Isfer também anunciou que uma série de novidades tecnológicas estão a caminho – como a chamada mídia embarcada, com veiculação de vídeos nos ônibus, a interação dos motoristas de ônibus com a central de operações, câmeras de monitoramento no sistema de transporte, painéis luminosos para informação e orientação de trânsito e semáforos adaptativos, que alteram a programação de verde e vermelho de acordo com o volume de tráfego.

Isfer lembrou que a cidade está ganhando uma nova Rua 24 Horas, destacando a importância da reforma determinada pelo prefeito Luciano Ducci; e um novo Centro de Eventos, o do Parque Barigui que estará pronto até meados do ano que vem. Ele também citou o Ligeirão Norte-Praça do Japão, em fase de licitação de obras pela Secretaria Municipal de Obras Públicas; e o Ligeirão Leste/Oeste, em fase de projeto.

O presidente da Urbs destacou o esforço que vem sendo feito pelo município para redução da poluição, lembrando que a frota de Ligeirões de Curitiba é movida apenas por biocombustível, sem mistura de diesel, e que a cidade contará no ano que vem também com o Hibribus, o ônibus movido a energia elétrica e bio combustível. A Prefeitura vai fechar o ano de 2011 com 557 novos ônibus entregues na frota. "Aqui neste fórum podemos mostrar as ações e o trabalho realizado pela Urbs para os servidores de outras áreas da Prefeitura", disse Marcos Isfer.

Fonte: PMC

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

30 incríveis propagandas anti-fumo






























Acessório da moda

É comum encontrar corredores de rua, ciclistas, jogadores de futebol, vôlei e ginastas utilizando uma bandagem de proteção, espécie de adesivo grudado ao corpo. As cores são as mais variadas. O futebolista inglês David Beckham, por exemplo, já apareceu em treino do Los Angeles Galaxy com o acessório rosa.

Estética à parte, tais proteções estão modificando o tratamento e prevenção de lesões. São equipamentos que – para uma corrente da área esportiva – prometem proteção aos músculos e bem-estar de atletas durante treinos e competições. As fitas não possuem produtos químicos e nem prometem acelerar a cura, aliviar a dor e até melhorar o desempenho.

“As bandagens têm tanto ação terapêutica quanto profilática. No caso da terapêutica, como o próprio nome sugere, tem como objetivo limitar os movimentos lesivos, controlar a inflamação, proteger a área afetada. E na função de profilaxia [prevenção] ela promove um suporte adicional à estrutura protegendo das forças de tensão e do estresse repetitivo”, detalha Karina Mafron, fisioterapeuta do Coritiba.

No futebol, o método tem sido usado no tratamento de distensões, entorse e pequenas fissuras ósseas. O resultado, alheio às controvérsias, surge como satisfatório.

“No caso de lesões, permite que o tempo de afastamento de atletas seja menor, pois diminui a dor. E para aqueles que apresentam um histórico ou tendência de problemas, as bandagens funcionam como proteção”, completa a fisioterapeuta.

Mesmo com o sucesso entre os esportistas, na medicina a eficácia das bandagens ainda é bastante questionada. Alguns estudos mostram que, após 20 minutos de atividade física, a proteção perde parcialmente sua resistência mecânica, tornando-se frouxa.

De acordo com o ortopedista Luís Bauer, especialista em medicina esportiva, não existem dados que comprovem os efeitos clínicos das faixas de proteção, também conhecidas por kinesio tapings.

No entanto, o médico observa um aspecto positivo: “Uma coisa é certa, a bandagem au­­menta a confiança dos atletas e dá mais segurança na hora da execução de alguns movimentos”, analisa.

De 2007 a 2009, Bauer integrou a equipe médica da seleção brasileira de ginástica artística. Na época, Diego Hypolito, principal ginasta brasileiro na Olimpíada de Pequim 2008, fazia uso da tecnologia.

Segundo o médico, praticantes de esportes que priorizam a musculatura de membros superiores, como braços e ombros, relataram maior conforto na execução dos movimentos com o adesivo. Hypólito foi um de muitos atletas olímpicos que fez uso do material popularizado nos Estados Unidos, na década de 1990, mas que já servia de base em terapias orientais no século 19.

Depois do sucesso entre os profissionais, a moda caiu no gosto de atletas amadores. A pu­­blicitária e Amiga do Parque Barigui Cristiani Kem­­pinski aderiu à novidade há dois anos. Praticante de triatlo, ela utiliza as proteções durantes as competições e garante que os efeitos positivos de fato existem.

“Pode ser psicológico, mas funciona muito bem. Me ajuda na estabilidade, não me atrapalha nos movimento e posso usar até quando faço natação. Desde que comecei a usar, não tenho sofrido lesões”, elogia.

O método não consiste em simplesmente aplicar as bandagens. Para usá-lo é necessário um trabalho em conjunto entre fisioterapeuta e atleta. A disposição, colocação e tensão destas fitas serão de acordo com o objetivo e a anatomia do segmento a ser tratado.

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Povo por Angelo Ricardo Binder (26/08/2011)

Foto: Marcelo Elias

sábado, 27 de agosto de 2011

Conferência da Juventude neste fim de semana, no Barigui

Acontece neste final de semana, no Salão de Atos do Parque Barigui, a 2ª Conferência Municipal de Juventude. Com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, o evento irá discutir o papel do jovem na sociedade e contribuir para a construção e aprimoramento da Política Nacional da Juventude. Abertura será no sábado (27), às 8h.

“A Conferência de Juventude é um espaço democrático, com representantes da sociedade civil e dos poderes públicos, que visa debater e fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os jovens”, diz o superintendente da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Meller.

A Conferência também discutirá três subtemas, “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; Articulação e integração das políticas públicas de juventude, e cinco eixos: Direito ao Desenvolvimento Integral; Direito ao Território; Direito à Experimentação e a Qualidade de Vida; Direito à Diversidade e a Vida Segura e Direito à Participação.

Entre as principais propostas da Conferência da Juventude estão: garantir maior efetividade, execução e controle na Política Nacional da Juventude; apresentação de subsídios para a construção do Sistema Nacional de Juventude; propor e fortalecer mecanismos de articulação e cooperação institucional ente a sociedade civil e poderes públicos; incentivar a participação da sociedade civil, em especial da juventude, na elaboração e planejamento de políticas públicas municipais.

“A Conferência representa uma oportunidade para os jovens apresentarem seus principais anseios e discutirem, de maneira construtiva, novas idéias e projetos que irão contribuir para o fortalecimento e consolidação da Política Nacional de Juventude”, disse Edgar Augusto Vasco, 28 anos, eleito delegado representante da sociedade civil pela Regional Portão.

Serviço:

Conferência Municipal de Juventude

Data: 27 e 28 de agosto

Horário: a partir das 8h

Local: Salão de Atos do Parque Barigui

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pavilhão do Barigui em reforma

A demolição do antigo pavilhão do Parque Barigui – que dará lugar a um moderno centro de eventos – vai representar a reutilização de algo em torno a 500 toneladas de materiais. São ferragens, madeira, telhas, peças de granito, globos de luz, divisórias, pias e torneiras que serão utilizadas pelo município em diferentes equipamentos urbanos.

O plano de demolição exigido pela Urbs prevê a utilização integral de todo o material gerado pelo trabalho. O que não puder ser reciclado e reaproveitado – como entulhos - será utilizado na própria construção do novo centro. A estimativa é que 200 toneladas sejam utilizadas na própria obra. A demolição do antigo pavilhão está sendo feita pelo administrador do espaço, o consórcio Positivo J Malucelli, responsável pela construção e operação do novo espaço de eventos. O trabalho, iniciado há duas semanas, está sendo feito dentro de conceitos de preservação ambiental, sem qualquer agressão ao parque.

Tapumes em alumínio circundam todo o espaço onde está sendo feita a demolição e os materiais retirados são imediatamente carregados em caminhões e levados para o depósito da Urbs, na CIC e, no caso da madeira, para a Fundação de Ação Social (FAS). A estimativa é que serão retiradas em torno de 300 metros cúbicos de madeira de qualidade que será reutilizada em ações de atendimento social feitas pela FAS.

A previsão é que a demolição esteja terminada até início do próximo mês. O novo centro de eventos deverá estar pronto até meados do ano que vem. O novo espaço Barigui terá visão para o lago e permitirá a quem está no parque também ver o lado de dentro.

A água da chuva será reaproveitada e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural. Aproveitamento da iluminação natural também vai garantir menor consumo de energia.

O espaço para eventos terá 5 mil metros quadrados sem uma única pilastra o que garante aproveitamento total da área que, construída em módulos, permitirá contar com auditório para 5 mil pessoas. Outros 2,5 mil metros quadrados serão destinados às áreas complementares – sanitários, camarins, cozinhas, despensas, etc.

Paredes externas terão pontos de vegetação vertical e o entorno terá um novo paisagismo respeitando – e valorizando – as características do parque. A programação de eventos deverá levar em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana.

Parque - Com 1,4 milhão de metros quadrados, o Barigui é o maior e mais querido parque da cidade. O parque conta com um lago de 230 mil metros quadrados e bosques que, além da beleza, ajudam a regular a qualidade do ar.

No parque, os curitibanos e visitantes encontram academia de ginástica, pista de bicicross, canchas esportivas, pistas de caminhada, ciclovias, trilhas, pistas de patinação, churrasqueiras e equipamentos de ginástica. A partir do ano que vem, o Barigui passará a contar, também, com o novo centro de eventos, um dos mais modernos país.

Fonte: PMC Foto: Maurilio Cheli/SMCS

domingo, 21 de agosto de 2011

BALMAM FOI O 4º NO TROFÉU BRASIL DE TRIATHLON

Aconteceu hoje na Cidade Universitária de São Paulo (USP) o tradicional Troféu Brasil de Triathlon. Foi realizada a segunda etapa da competição, que realiza sua 21ª edição. Cerca de 500 competidores, entre profissionais e amadores, participaram da etapa, que teve as distâncias olímpicas, ou seja, 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, e short (metade das marcas). Alguns dos principais nomes da modalidade estavam na briga pela vitória. O líder Santiago Ascenço sagrou-se o tricampeão com o tempo de 01:54:06, na segunda colocação veio Adriano Saccetto com o tempo de 01:54:36 e em terceiro lugar ficou o argentino Oscar Galindez, sete vezes vencedor desta prova com o tempo de 01:55:25!

O Amigo do Parque Barigui Alexandre Loiola Gomes – o famoso Balmam foi o 4º colocado com o excelente tempo de 01:57:40 Parabéns Balmam!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ATENÇÃO CORREDORES DO PARQUE BARIGUI

Atenção corredores do Parque Barigui, a Trainer Assessoria Esportiva está oferecendo treinos para a corrida da Graciosa e Maratona de Curitiba neste dia 20 de agosto com saídas do Parque Barigui, em frente ao Bistrô (casa amarela) Horário - Aquecimento 7h10, 7h30 saída Distância - 5º Treino Especial Serra da Graciosa 2011 de 15.430m / 1º Treinos Especial Maratona de Curitiba 2011 de 23.350m e 1º Treinos Especial Maratona de Curitiba 2011 com 19.030m. Maiores informações e link dos percursos estão disponíveis no site da Trainer http://www.trainerassessoria.com.br

Observações: É indispensável a leitura atenta do trajeto, pois os staffs que acompanharão o grupo nem sempre conseguirão manter-se próximos de todos os atletas. Antes da saída para o treino, serão esclarecidas as dúvidas sobre o percurso. Os atletas são responsáveis por sua hidratação e suplementação durante o treino.

A Trainer Assessoria Esportiva foi criada em 2003, com o objetivo de fornecer orientação para atividades físicas, sempre buscando a excelência no atendimento aos clientes. Nas modalidades de caminhada e corrida, possibilita aos seus atletas que desenvolvam a capacidade de alcançar e superar, com qualidade, as metas que estabelecem.

Dispondo de uma equipe de apoio multidisciplinar, através de parceria com os melhores especialistas do mercado, a Trainer procura oferecer equilíbrio ao estilo de vida de cada cliente.

A flexibilidade dos programas de treinamento, aliada à análise desenvolvida pelos técnicos, permite que a Trainer atenda pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Avaliação médica e exames cardiológicos são utilizados para determinação da intensidade de treino adequada ao perfil de cada pessoa.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ATENÇÃO TRI-ATLETAS DO PARQUE BARIGUI

TRIATHLON OLIMPICO DE INVERNO NESTE DOMINGO EM CAIOBÁ/PR
DISTÂNCIAS: 1,5KM/40KM/10KM

CONFIRMADOS: GUILHERME MANOCCHIO

E ALEXANDER LOYOLA GOMES
O AMIGO DO PARQUE BARIGUI MANOCCHIO VICE CAMPEÃO DO IRONMAN BRASIL 2011 E TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO DE TRIATHLON DE LONGA DISTÂNCIA CONFIRMA PRESENÇA.

OUTRA PRESENÇA DE PESO É ALEXANDER LOYOLA GOMES (AMIGO DO PARQUE BARIGUI - BALMAM) QUE É BI CAMPEÃO DE DUATHLON E FIGURA ENTRE OS MELHORES TRIATLETAS BRASILEIROS.

ESTA É A 1ª ETAPA DO CIRCUITO DE TRIATHLON OLÍMPICO

A 2ª ETAPA SERÁ EM FOZ DO IGUAÇU NO DIA 30 DE OUTUBRO E A 3ª E ÚLTIMA NOVAMENTE CAIOBÁ EM DEZEMBRO.

CATEGORIAS: SPEED / MOUNTAIN BIKE / REVEZAMENTO: 1,5km / 40km / 10km

TEREMOS TAMBÉM A CATEGORIA OPEN : 750m / 15km / 03km

REALIZAÇÃO: TRIATIVA EVENTOS www.triativaeventos.com.br

APOIO: 3T STYLE , PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS, POLICIA MILITAR, POLICIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, CORPO DE BOMBEIROS, GUARDA MUNICIPAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, NUTRIALL, VELAS GUANABARA E RIMATUR (AMIGA DO PARQUE BARIGUI).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CONHEÇA O PARQUE BARIGUI

Endereço: Av. Cândido Hartmann, s/ n° – Bigorrilho/Cascatinha/Mercês/Santo Inácio. Entradas também pela BR-277 e Av. Manoel Ribas.

Área: 1.400.000 m2.

Horário de funcionamento: ininterrupto.

Histórico: antiga sesmaria, foi transformado em parque em 1972. Barigui significa “rio do fruto espinhoso” (a pinha da araucária). Seu lago ajuda a conter as cheias do Rio Barigui. É considerado o parque mais frequentado da Cidade (fonte: IPPUC e Prefeitura de Curitiba).


Museu do Automóvel: Av. Cândido Hartmann, 2300.

Pavilhão de Exposições: BR-277, km zero.

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam: Rua Batista Ganz, 160. Empresta cadeiras e livros para serem lidos no parque. Atrás fica o Teatro da Maria. Grátis!

Farol do Saber Emílio de Menezes: Av. Cândido Hartmann, 1675. Grátis!

Cinemark Barigui: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 (ParkShopping Barigui).

Portal Italiano: Av. Manoel Ribas (Linha Turismo).

Ecoestádio Janguito Malucelli: Rod. BR-277, km 0,5, nº 315 (estádio do Corinthians Paranaense).


Amigos do Parque Barigui

Yoga no Parque: sábados, às 11 horas. Grátis!

Aula de Yoga: segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h30. Grátis!

Tai Chi Chuan no Parque: terças e quintas-feiras, às 8h30. Também em outros dias e horários; confira a programação. Grátis!

Hora do Conto da Livrarias Curitiba: sábados, às 15h30. Aos domingos (16 horas), Hora do Conto em inglês ou espanhol (alternados). Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 (Park Shopping Barigui). Grátis!

Canto do Conto da Livraria Fnac: sábados, às 17 horas. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 (Park Shopping Barigui). Grátis!

Academia ao Ar Livre: conjunto de equipamentos de ginástica para uso pela população acima de doze anos. Entrada da Av. Cândido Hartmann e da BR-277. Grátis!

Biblioparque: posto móvel de leitura a energia elétrica que percorre os parques da Cidade, com empréstimo de livros para leitura no local e em casa. Inclui posto de coleta de aparelhos celulares e baterias usadas. Domingos, das 10 às 18 horas, alternado com outros parques (confira a programação no site da Fundação Cultural de Curitiba). Grátis!


Linhas de ônibus:

  • Entrada da BR-277:

Expresso (vermelho): Terminal Campina do Siqueira (Centenário-Campo Comprido).

Linha direta (ligeirinho – prata): estação-tubo Barigui (Pinhais-Campo Comprido); Terminal Campina do Siqueira (Curitiba-Campo Largo, Inter 2 e Pinhais-Campo Comprido).

Alimentadores (laranja): Terminal Campina do Siqueira.

Troncais e convencionais (amarelos): São Braz e linhas do Terminal Campina do Siqueira.

  • Entrada da Av. Cândido Hartmann:

Troncais e convencionais (amarelos): Bigorrilho, Capão da Imbuia-Parque Barigui e Savoia.

Interbairros II (verde)

Linha Turismo

  • Entrada da Av. Manoel Ribas:

Troncais e convencionais (amarelos): Jardim Itália e Santa Felicidade.

Linha Turismo (ponto Portal Italiano).

FONTE: PARQUES E PRAÇAS http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br