sexta-feira, 29 de novembro de 2013

IVAN LINS NO PARQUE BARIGUI

Programação do Natal de Curitiba terá shows e encenações
Um dos mais prestigiados eventos do calendário é o Coral do Palácio Avenida do HSBC, realizado desde 1991 no calçadão da Rua XV de Novembro, Centro de Curitiba
A programação de Natal deste ano em Curitiba começa na próxima semana, com eventos para prestigiar os moradores da cidade e atrair turistas.
 
Entre as atrações programadas estão a realização de show pirotécnico, a apresentação do cantor Ivan Lins, com coral e orquestra de cordas, e a chegada de Papai Noel, no dia 1º de dezembro, a partir das 11 horas, no Parque Barigüi.

As atividades no Barigüi integram o lançamento oficial da campanha Curitiba Capital do Natal, do Instituto Municipal de Turismo (Ctur) em parceria com o Curitiba Convention and Vistors Bureau (CCVB).

De acordo com dados do CTur, Curitiba recebeu 349 mil visitantes somente em dezembro de 2012, quase 10% do total de turistas que vêm a cidade durante o ano (3,7 milhões).

Fonte: ICNews

Feira de Natal de Santa Rita vai atender 200 instituições de caridade


Uma grande Feira de Natal acontece nos próximos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro no Expo Renault Barigui. A tradicional Feira de Santa Rita, que ajuda 200 instituições de caridade, chega a sua 31ª edição em grande festa. Serão 150 expositores que comercializarão itens como artesanato, roupas e artigos natalinos produzidos pela Associação de Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, organizadora do evento. E a renda obtida já tem destino certo: mais de 200 entidades ajudadas pela instituição em toda a cidade.

“Dentre os 150 estandes, 25 serão das instituições que ajudamos, que já ficarão com o que conseguirem arrecadar durante a feira. Entre eles estão o Asilo São Vicente de Paulo, AFECE – Associação Franciscana de Ensino Especial, Empório Metropolitano, Copiosa Redenção, entre outros”, conta a presidente da Associação Sandra Zanette.

Os visitantes poderão adquirir produtos confeccionados pela própria Associação, que produz por meio de 18 oficinas independentes, artesanato e trabalhos manuais feitos durante todo o ano por 1.300 senhoras. A renda é revertida para asilos, creches e entidades cadastradas por meio da Central de Pedidos da Associação.

“Essas instituições que são cadastradas encaminham, de acordo com a necessidade, as suas solicitações para nossa Central de Pedidos que são transferidos para nossas oficinas. Na maioria das vezes são alimentos, brinquedos, material escolar, material de artesanato, roupas e toalhas, lençóis e colchoes para hospitais”, comenta. A verba arrecadada pela Associação é adquirida com a venda do artesanato das 18 oficinas ao longo do ano e ,principalmente, na Feira de Santa Rita.

ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA

Além do artesanato, um festival gastronômico com praça de alimentação e comidas típicas será promovido na Feira de Santa Rita, com a culinária preparada pelas integrantes da Associação de Santa Rita. “Não serão apenas lanchonetes, teremos restaurantes servindo barreado, Paella, risotos. Comida de primeira”, reforça Sandra.

Os visitantes também poderão conferir atrações musicais e artísticas como corais, grupos de dança e apresentações folclóricas. “Na sexta-feira (29/11) teremos a abertura da feira às 17h, com a presença da Banda da Polícia Militar do Paraná, apresentações do coral da Associação Santa Rita e a presença de autoridades convidadas. No encerramento da feira, no domingo teremos ao meio dia uma missa solene”. Para as crianças uma área de recreação com brinquedos será montada.

Conforme a presidente da Associação, Sandra Zanette, a Feira de Santa Rita se tornou tradicional no calendário da cidade pelo seu foco beneficente e, principalmente por ser ponto de encontro de quem quer fazer a diferença no Natal. “A feira é sempre uma grande oportunidade para associação pela visibilidade que proporciona e a possibilidade de angariarmos recursos para ajudarmos as instituições que atendemos. Além disso, é mais uma possibilidade de encontro para as famílias curitibanas”.

SERVIÇO:

31ª Feira de Santa Rita
Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui
Data: 29 e 30 de novembro, 01 de dezembro
Horário: Sexta-feira das 14h às 21h | Sábado e domingo das 10h às 21h
Estacionamento e entrada gratuitos
Fonte: Banda B

Secretários de esporte da RMC se unem para planejar ações conjuntas



Secretários de esporte da região metropolitana de Curitiba estiveram reunidos nesta quinta-feira (28) no Salão Jatobá, no Parque Barigui, para unir as iniciativas de esporte da região e verificar os pontos comuns, problemas e soluções apresentadas com a intenção de promover o desenvolvimento do esporte em toda a região. O encontro contou com a participação do secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado, diretores e secretários de cidades da região.

“A região metropolitana de Curitiba é muito grande, com 3 milhões de habitantes. Se conseguirmos planejar principalmente a área de competição participativa em conjunto, teremos um poder de desenvolvimento esportivo muito grande”, afirmou Dutra Júnior.

Como exemplo de competição unificada bem sucedida, o secretário citou a realização da Copa Metropolitana de Futebol de Campo, organizada neste ano pela Prefeitura de Curitiba e que contou com a participação de 15 municípios na modalidade masculina. “Comprova que pode dar certo e que o potencial de desenvolvimento esportivo é grande para a região”, disse. “Se um pequeno município tem alguma iniciativa apenas na área de basquete, ele pode se somar a iniciativas de basquete de outras cidades da RMC e promover competições”, exemplificou Dutra Júnior.

A necessidade de integração entre Curitiba e demais cidades da Região Metropolitana também foi ressaltada pelo secretário Valfrido Prado. “O prefeito Gustavo Fruet nos cobra uma integração pra valer porque não tem como Curitiba desenvolver políticas públicas sem levar em conta a região metropolitana. Também não queremos impor a vontade de Curitiba aos demais municípios, mas ouvir sugestões e trabalhar juntos”, afirmou.

A iniciativa para debater políticas públicas para o desenvolvimento do esporte na região metropolitana foi elogiada pelo diretor geral da Secretaria de Esportes de Araucária, Idu Blaszczak. “Não temos integração e temos poucas competições envolvendo os municípios. Então essa ideia que Curitiba traz de realizar a integração vai facilitar o desenvolvimento do esporte em toda a Região Metropolitana. Principalmente para o esporte participativo que foca o social ao invés do esporte de resultado. Nos municípios temos que desenvolver o social através do esporte que é o importante para as crianças e adolescentes”, analisou Blaszczak.

O encontro foi dividido em três etapas. A primeira tratou do tema “A importância da competição como fator de desenvolvimento esportivo”. Em seguida, aconteceu um debate sobre as propostas e projetos que vem sendo desenvolvidos por alguns municípios da RMC e, para finalizar, foi criada uma comissão de estudos de projetos para o desenvolvimento esportivo na RMC.

Fonte: PMC - Foto - divulgação

terça-feira, 26 de novembro de 2013

OS 5 MAIORES ARREPENDIMENTOS DOS PACIENTES TERMINAIS por ALINE CASTRO

Começo esse post com três perguntas:

1. O que você mais valoriza na vida?
2. O que você mais gosta de fazer?
3. Como você ultimamente vem aproveitando as duas respostas às perguntas acima?




O livro “The top five regrets of the dying”, escrito por Bronnie Ware, uma enfermeira especializada em cuidar de pessoas próximas da morte, traz uma série de questões interessantes. Algumas são bastante óbvias, mas nos fazem pensar em como estamos agindo. Vale sempre nos perguntarmos em nossas atividades: Para que estou fazendo isso? Para quem? 

Para analisar a publicação, convidamos a Dra. Ana Cláudia Arantes – geriatra e especialista em cuidados paliativos do Hospital Albert Einstein.

OS 5 ARREPENDIMENTOS:
 

1. Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim

“À medida que a pessoa se dá conta das limitações e da progressão da doença, esse sentimento provoca uma necessidade de rever os caminhos escolhidos para a sua vida, agora reavaliados com o filtro da consciência da morte mais próxima”, explica Dra. Ana Cláudia.

“É um sentimento muito frequente nessa fase. É como se, agora, pudessem entender que fizeram escolhas pelas outras pessoas e não por si mesmas. Na verdade, é uma atitude comum durante a vida. No geral, acabamos fazendo isso porque queremos ser amados e aceitos. O problema é quando deixamos de fazer as nossas próprias escolhas”, explica a médica.

“Muitas pessoas reclamam de que trabalharam a vida toda e que não viveram tudo o que gostariam de ter vivido, adiando para quando tiverem mais tempo depois de se aposentarem. Depois, quando envelhecem, reclamam que é quando chegam também as doenças e as dificuldades”, conta.

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto

“Não é uma sensação que acontece somente com os doentes. É um dilema da vida moderna. Todo mundo reclama disso”, diz a geriatra.

“Mas o mais grave é quando se trabalha em algo que não se gosta. Quando a pessoa ganha dinheiro, mas é infeliz no dia a dia, sacrifica o que não volta mais: o tempo”, afirma.

“Este sentimento fica mais grave no fim da vida porque as pessoas sentem que não têm mais esse tempo, por exemplo, pra pedir demissão e recomeçar”.

3. Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos

“Quando estão próximas da morte, as pessoas tendem a ficar mais verdadeiras. Caem as máscaras de medo e de vergonha e a vontade de agradar. O que importa, nesta fase, é a sinceridade”, conta.

“À medida que uma doença vai avançando, não é raro escutar que a pessoa fica mais carinhosa, mais doce. A doença tira a sombra da defesa, da proteção de si mesmo, da vingança. No fim, as pessoas percebem que essas coisas nem sempre foram necessárias”.

“A maior parte das pessoas não quer ser esquecida, quer ser lembrada por coisas boas. Nesses momentos finais querem dizer que amam, que gostam, querem pedir desculpas e, principalmente, querem sentir-se amadas. Quando se dão conta da falta de tempo, querem dizer coisas boas para as pessoas”, explica a médica.

4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos

“Nem sempre se tem histórias felizes com a própria família, mas com os amigos, sim. Os amigos são a família escolhida”, acredita a médica. “Ao lado dos amigos nós até vivemos fases difíceis, mas geralmente em uma relação de apoio”, explica.

“Não há nada de errado em ter uma família que não é legal. Quase todo mundo tem algum problema na família. Muitas vezes existe muita culpa nessa relação. Por isso, quando se tem pouco tempo de vida, muitas vezes o paciente quer preencher a cabeça e o tempo com coisas significativas e especiais, como os momentos com os amigos”.

“Dependendo da doença, existe grande mudança da aparência corporal. Muitos não querem receber visitas e demonstrar fraquezas e fragilidades. Nesse momento, precisam sentir que não vão ser julgados e essa sensação remete aos amigos”, afirma.

5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz

“Esse arrependimento é uma conseqüência das outras escolhas. É um resumo dos outros para alguém que abriu mão da própria felicidade”.

“Não é uma questão de ser egoísta, mas é importante para as pessoas ter um compromisso com a realização do que elas são e do que elas podem ser. Precisam descobrir do que são capazes, o seu papel no mundo e nas relações. A pessoa realizada se faz feliz e faz as pessoas que estão ao seu lado felizes também”, explica.

“A minha experiência mostra que esse arrependimento é muito mais dolorido entre as pessoas que tiveram chance de mudar alguma coisa. As pessoas que não tiveram tantos recursos disponíveis durante a vida e que precisaram lutar muito para viver, com pouca escolha, por exemplo, muitas vezes se desligam achando-se mais completas, mais em paz por terem realmente feito o melhor que podiam fazer. Para quem teve oportunidade de fazer diferente e não fez, geralmente é bem mais sofrido do ponto de vista existencial”, alerta.
Dica da especialista

“O que fica bastante claro quando vejo histórias como essas é que as pessoas devem refletir sobre suas escolhas enquanto têm vida e tempo para fazê-las”.

“Minha dica é a seguinte: se você pensa que, no futuro, pode se arrepender do que está fazendo agora, talvez não deva fazer. Faça o caminho que te entregue paz no fim. Para que no fim da vida, você possa dizer feliz: eu faria tudo de novo, exatamente do mesmo jeito”.

De acordo com Dra. Ana Cláudia, livros como este podem ajudar as pessoas a refletirem melhor sobre suas escolhas e o modo como se relacionam com o mundo e consigo mesmas, se permitindo viver de uma forma melhor. “Ele nos mostra que as coisas importantes para nós devem ser feitas enquanto temos tempo”, conclui a médica. 



Publicado em janeiro/2012. - Atualizado em dezembro/2012.


ALINE CASTRO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute-BCI e consultora de Comunicação com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV. É professora da Fundação Getulio Vargas e do ISAE/FGV e instrutora do Programa de Formação de Lideranças da Volvo do Brasil.
Fontes:  
http://alinecastro.com.br - http://www.einstein.br

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI




1. APRESENTAÇÃO



O IV TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI é um evento sem fins lucrativos, organizado para promover a prática de exercícios e a consequente melhoria do padrão de vida. Este quarto torneio acontece graças ao sucesso de público e aceitação da comunidade aos dois eventos realizados anteriormente nas Barras do Parque Barigui (I, II e III Torneios de Barras do Parque Barigui, realizados respectivamente em 18/12/2010, 17/12/2011 e 15/12/2012).

2. DATA E LOCAL

Será realizado no dia 14/12/2013, sábado, das 09 às 13 horas nas barras fixas do Parque Barigui, ao lado do estacionamento da Casa Amarela, com entrada pela Rua Cândido Hartmann, no Parque Barigui, em Curitiba/PR. O Evento é aberto a todos os Amigos e Frequentadores do Parque Barigui.

3. INSCRIÇÃO 

A inscrição é GRATUITA e será realizada na hora do evento, no mesmo local, onde o atleta assinará um Termo de Responsabilidade sobre suas condições físicas bem como com a autorização de uso de sua imagem.

ATENÇÃO: ESTE TORNEIO TERÁ UM LIMITE MÁXIMO DE 100 INSCRIÇÕES!

4. REGRAS DE EXECUÇÃO

1) O competidor poderá utilizar a pegada que desejar:
- Supinada: palmas das mãos por baixo da barra.
- Pronada: palmas das mãos por cima da barra.
2) Ambas as mãos devem utilizar a mesma pegada.
3) O competidor poderá utilizar a abertura de braços que desejar.
4) O competidor poderá descer da barra para descansar tantas vezes quanto desejar, sendo que o período de descanso será descontado do período de 1 minuto que o competidor tem para realizar a prova. Ou seja, a prova pode ser realizada em séries, sendo que o relógio não para no período de descanso ou execução das séries.
5) Se o competidor realizar a prova em séries, a mesma pegada deve ser utilizada em todas as séries.
6) O competidor não poderá utilizar movimentos de perna ou cintura para impulsionar a execução do movimento. Pernas e cintura devem permanecer estáticas durante a execução do exercício.
7) No início da execução de cada série, o corpo do competidor deverá estar em suspensão e imóvel, não sendo permitido qualquer impulso inicial.
8) A execução de cada barra deve ser feita da seguinte forma: o competidor inicia suspenso na barra, na posição em baixo, com os braços completamente esticados; em seguida, o competidor flexiona os braços até que o queixo esteja acima do nível da barra; finalmente, o competidor retorna à posição “em baixo” com os braços completamente esticados.
9) Qualquer execução de barra que não siga as regras aqui descritas será descontada do total realizado pelo competidor, a critério dos juízes.

5. CATEGORIAS

O torneio será dividido em três categorias: 

CATEGORIA FEMININA, CATEGORIA MASCULINA GERAL e CATEGORIA POR IDADE:

40-49 ANOS (MASCULINO E FEMININO)
50-59 ANOS (MASCULINO E FEMININO)
60ANOS - MAIS (MASCULINO E FEMININO)
MAIS JOVEM COMPETIDOR (MASCULINO E FEMININO)
MAIS IDOSO COMPETIDOR (MASCULINO E FEMININO)

Lembramos que por se tratar de uma competição amadora e aberta a todos os praticantes de esporte, frequentadores e Amigos do Parque Barigui, será permitida a utilização de faixas de punho e é liberado qualquer traje (roupa) para a competição. Não haverá distinção de peso ou idade dos atletas entre as categorias.

6. VESTIMENTA 

Roupas adequadas à prática de atividade física, como: shorts ou calça de agasalho, camiseta e tênis. Não será autorizado o uso de luvas.

7. PREMIAÇÃO

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com medalhas e/ou troféus de 1º, 2º e 3º lugares geral, o mais idoso e idosa praticante, o mais jovem menino e menina participante e os melhores das categorias 40-49 anos, 50-59 anos e 60 mais anos masculino e feminino.
No caso de empate em número de repetições, será utilizado o critério de maior idade para escolha do vencedor.

8. COMISSÃO TÉCNICA

RODRIGO AUGUSTO CAMPOS, duas vezes Recordista Mundial em maior quantidade de barras (supinadas) em 1 minuto, inicialmente com 54 e depois com 60 barras completas. Atualmente prepara-se para bater o novo recorde que é de 67 barras. Rodrigo Campos será o arbitro geral com a função de verificar a perfeição do movimento e a sua execução.

• ERICO RUBIO - Vem treinando para bater o recorde mundial na categoria "Maior quantidade de barras do tipo muscle up (barras passando o tronco do nível da barra)”. Erico Rubio será o responsável pela cronometragem e incentivo direto ao atleta.

9. PROGRAMAÇÃO EXTRA 

Durante todo o período do evento serão oferecidas ao público participante aulas de alongamento, ginástica localizada, ginástica lúdica, relaxamento, yôga e atividades recreativas, sempre supervisionadas por instrutores e educadores físicos.
Teremos uma apresentação especial do MÉTODO DEROSE!
Todas as informações sobre o IV TORNEIO DE BARRAS FIXA DO PARQUE BARIGUI, estarão disponíveis no Blog dos Amigos do Parque Barigui -www.amigosdoparquebarigui.blogspot.com

. Qualquer item que por ventura não conste neste Regulamento deverá ser consultado junto à Organização do Evento para avaliação e/ou explicação e/ou tomada de decisão por esta.

10. PÚBLICO ENVOLVIDO 

• Participantes diretos: 100 atletas.
• Staff técnico: 07 pessoas
• Previsão de público: 10.000 pessoas (média de público frequentador do Parque Barigui nas manhãs de sábados)

11. EVENTO CHANCELADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA 

• SMMA – SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 
• SMELJ – SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E JUVENTUDE 

12. CONTATOS:

• Renato Munhoz Bürgel – (41) 9124 3190 – Produção – Bird Produções – Blog Amigos do Parque Barigui 
• Rodrigo Campos – Campeão Mundial de Barras em 1 Minuto (Inscrito Guinness World Records) – (41) 9619 1122 - Árbitro
• Érico Rúbio – (41) 9619 1122 (contato através do Rodrigo) - Árbitro
• Flávio Batavo – (41) 9112 3112 – Técnico
• Tadeu Natálio – (41) 9973 4282 – Coordenação esportiva
• E-mail: amigosdoparquebarigui@hotmail.com
• Blog: http://www.amigosdoparquebarigui.blogspot.com.br

13. PATROCINADOR

TRAINER ASSESSORIA ESPORTIVA

14. APOIO

PROCORRER
ASSOCIAÇÃO PRÓ CORRER
FAB.COMM
MAXESTAMPO
FRANÇOIS BEAUTY CARE
MÉTODO DEROSE
ACADEMIA CROSSFIT HIGH PULSE
HERBALIFE
GRUPO GAP DE PARKOUR
BOXE TRAINING
NUTRIALL
MARCELLO RIBEIRO TREINAMENTO FUNCIONAL SUSPENSO

sábado, 23 de novembro de 2013

Mulheres pedalam neste sábado contra a violência em Curitiba

Mulheres vão pedalar pelas ruas de Curitiba, neste sábado (23), contra a violência e por políticas públicas; passeio ciclístico organizado pela CUT-PR terá concentração na Praça Santos Andrade (UFPR), às 9 horas, e término no Parque Barigui com show e sorteios de brindes; participe.A Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR) organiza neste sábado (23), a partir das 9 horas, a II Pedalada Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A concentração será na Praça Santos Andrade e o passeio ciclístico finalizará no Parque Barigui ao som da banda feminina Labrys.
Além da banda de música composta somente por mulheres, haverá sorteios de brindes entre eles uma bicicleta patrocinada pela BikeSul Cicloturismo.

Quem não tiver bicicleta pode locar no Jaime Cicles, no Passeio Público, ou na Curitiba Bikes (Rua Presidente Faria 226, atrás da Praça Santos Andrade).

A seguir, leia a íntegra do regulamento dos sorteios da II Pedalada Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres:

REGULAMENTO SORTEIOS DA II PEDALADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

1- A Promoção “II PEDALADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES” realizada pela Central Única dos Trabalhadores CUT-PR, aqui denominada entidade promotora, acontecerá no dia 23 de novembro de 2013, com início às 9h e encerramento às 11:30 h no Parque Barigui.

2- Trata-se de um passeio ciclístico aberto a toda população e tem como principal objetivo conscientizar a população curitibana para atuação propositiva e ativa pelo fim da violência contra as mulheres.

3- As inscrições para participar do evento são gratuitas podem ser feitas via e-mail cutpr@cutpr.org.br ou pelo telefone 33229885 – informando nome, entidade, e-mail e telefone. Serão aceitas inscrições no dia do evento junto a organização.

4- As camisetas alusivas ao evento podem ser adquiridas ao preço de R$ 10,00, pedidos via fone 33229885.

5- Percurso da Pedalada 5,5km: Pça Santos Andrade, Rua João Negrão; Rua Marechal Deodoro; Rua Emiliano Perneta; Rua Brigadeiro Franco; Rua Padre Agostinho; Avenida Cândido Hartmann e Parque Barigui.

6- No dia 23 de novembro os e as participantes interessados\as em concorrer ao sorteio de brindes devem fazer seu credenciamento junto a organização, a partir das 9h na Pça Santos Andrade. O credenciamento se dará no período das 9h até 9:30h, o participante receberá uma senha correspondente ao seu número na lista de inscrição. As senhas para concorrer aos prêmios estarão numeradas de 001 a 300, conforme a ordem de inscrições. Só poderão participar do sorteio os participantes que realizarem todo o percurso de bicicleta.

7- A apuração do Sorteio deverá ser acompanhada por duas testemunhas dentre os participantes. As testemunhas deverão conferir a lista de credenciamento e as cédulas numeradas correspondentes. As cédulas numeradas que não tiver correspondência com inscrição devidamente credenciada (lista de inscrição) deverão ser descartadas. Feito a conferência as cédulas numeradas deverão ser inseridas na urna de apuração.

8- Para o Sorteio serão solicitados a contribuição dos participantes para retirada dos números da urna. Os primeiros dez sorteios serão de camisetas, na sequência sorteios de cheiqueiras. O último sorteio será de uma bicicleta patrocinada pela Bikesul Cicloturismo. As cédulas contempladas dos sorteios anteriores retornarão a urna para o sorteio final.

9- As cédulas sorteadas cujo participante não se encontrar no local serão desconsideradas e novo sorteio será efetuado.

10- Os prêmios serão entregues no ato do sorteio.

Fonte: Blog do Esmael

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CROSSFIT HIGH PULSE esta chegando em Curitiba


A Crossfit é um esporte Americano de condicionamento físico. Sua metodologia se utiliza de movimentos funcionais sempre variados e realizados em alta intensidade. Isso gera uma rápida adaptação, ou seja, resultados rápidos, enquanto desenvolve as 10 aptidões físicas.


O que são Movimentos Funcionais? São movimentos que utilizam 2 ou mais articulações para realizar uma tarefa. Também são movimentos altamente transferíveis para nosso dia a dia, como sentar, levantar, carregar as compras de mercado, levantar uma caixa do chão e colocá-la em cima da mesa, enfim, coisas rotineiras.




Na Crossfit, temos 3 categorias de movimento funcional:

1) Ginástica Olímpica

2) Levantamento de peso (modalidade Olímpica e Power)
3) Resistência Cardiorespiratória - (Corrida/ Remada/ Bike/ Natação)

Procuramos sempre englobar ao máximo possível as 10 capacidades físicas, para que possamos desenvolver nossos atletas como um todo, sem que sejam especialistas em uma coisa só, mas sim, competentes em todas as áreas. 

Abaixo estão elas:



1) resistência cardio-respiratória, 
2) resistência muscular, 
3) força, 
4) flexibilidade, 
5) potência, 
6) velocidade, 
7) coordenação, 
8) agilidade, 
9) equilíbrio e 
10) precisão. 

Os treinos de Crossfit são muito variados e super adaptáveis a qualquer nível, o que muda é a intensidade com que se realiza cada WOD (workout of the day ou treino do dia).

A intensidade está diretamente ligada à adaptação. Quanto maior a intensidade mais resultados. Isso se deve à uma resposta neuro-endócrina que se dá quando beiramos nossos limites. 



ALTA INTENSIDADE; ALTA POTÊNCIA; ADAPTAÇÃO NEUROENDÓCRINA POSITIVA. 


A preparação física da CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

Nos preocupamos com nosso nível real de condicionamento físico e não aparência física. Isso seria apenas uma consequência! Assim como a melhora da SAÚDE e LONGEVIDADE.

Queremos nossos atletas preparados para poder realizar qualquer tarefa a qualquer momento que a vida lhes proponha.


ANA LUIZA ZAIDAN é AMIGA DO PARQUE BARIGUI
Crossfit Coach

Curitibana, morei em Vancouver, Canada, por 6 anos, onde conheci e me apaixonei pela Crossfit. Desde entao fiz 5 cursos de especializacao voltados a Crossfit mais 2 de nutricao tambem voltados a Crossfit. Venho difundindo esta modalidade, agora a 7 anos, aumentando a qualidade de vida de muitas pessoas assim como suas auto-estimas e capacidade de superacao. Para maiores informacoes: ana_zaidan@hotmail.com

terça-feira, 19 de novembro de 2013

ATENÇÃO CORREDORES DO PARQUE BARIGUI


Programação marca o combate ao câncer infantil


Orientação sobre a doença é fundamental, pois até 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se a doença for diagnosticada precocemente

A data de 23 de novembro é marcada no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. E na luta contra a doença, a orientação é fundamental, pois 70% das crianças e adolescentes acometidos pela enfermidade podem ser curados se os casos forem diagnosticados precocemente. O serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe foi criado há 45 anos e é o maior do Paraná em pediatria – segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) –, além de ser um dos mais importantes do Brasil.

Para alertar a população sobre a importância de todos ficarem atentos aos primeiros sintomas da doença, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) preparou uma programação que começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 27, em Curitiba. Nas próximas quarta (20) e sexta-feira (22) haverá tendas de orientação à população na Praça Rui Barbosa e na terça-feira (19), uma missa às crianças com câncer no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Na data do combate à doença, dia 23 (sábado), haverá uma caminhada no Parque Barigui. Já no dia 27 (quarta-feira), será realizado um jantar dançante no Clube Curitibano.

Sobre o câncer infantojuvenil
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é atualmente a primeira causa de morte, por doenças, na faixa etária de um a 19 anos. Entre 2012 e 2013, foram registrados 12 mil novos casos da doença no Brasil, sendo 453 no Paraná.
 
Fonte: Complexo Pequeno Príncipe

Caminhada marca luta contra o câncer infantojuvenil

Ação de conscientização promovida pelo Erasto Gaertner e pela APACN acontece no próximo dia 23, no Parque Barigui, a partir das 10 horas


Para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer infantojuvenil, o voluntariado do Hospital Erasto Gaertner e da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) vai promover uma caminhada de conscientização no próximo sábado (23), no Parque Barigui, em Curitiba. A concentração terá início às 10 horas, no estacionamento próximo à av. Cândido Hartmann.

A iniciativa visa à divulgação dos primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. Estarão presentes voluntários, diretores e amigos das instituições, além de pacientes e ex-pacientes. Serão distribuídos folders explicativos, viseiras e água aos participantes.

Novos casos – Por ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA). O tempo é a principal arma contra o mal. Quando a doença é diagnosticada precocemente, e com tratamento adequado, as chances de cura podem chegar a 80%. No entanto, estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado.  
 
Sinais e sintomas – O olhar atento dos pais e o acompanhamento médico são essenciais para que seja possível diagnosticar a doença em fase inicial, segundo Mara Albonei Dudeque Pianovski, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner. “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, ressalta.

A especialista informa que alguns sinais e sintomas merecem atenção, como manchas roxas sem relação a traumas, palidez, febre e infecções oportunistas, pupila esbranquiçada quando exposta à luz, dor abdominal recorrente, urina com sangue, alterações motoras e paralisia de nervos.

Multidisciplinar – O tratamento do câncer na criança é constituído por quimioterapia, cirurgia e, algumas vezes, radioterapia – que comprometem as células normais do organismo, transitória ou definitivamente. Para aliviar o sofrimento causado por diferentes procedimentos, a atuação de uma equipe multidisciplinar é fundamental. “São enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas atuando na prevenção de complicações, e assistentes sociais e anestesistas para os procedimentos mais dolorosos”, conta Mara.

Para a especialista, é importante que todos os profissionais envolvidos interajam e trabalhem de forma harmônica, colaborando para o bem-estar do paciente. “Essa forma de trabalho agiliza o atendimento das demandas e as necessidades da criança e de seus familiares”.

Serviço:
Caminhada de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Data: 23 de novembro de 2013
Horário: das 10h às 11h30 Local: Parque Barigui – estacionamento próximo à av. Cândido Hartmann

Câmera ao vivo do Parque Barigui

http://www.curitibaatual.com/Camera-ao-vivo-do-Parque-Barigui-em-Curitiba.html

domingo, 17 de novembro de 2013

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

No domingo de manhã, no parque Barigui, 100 pessoas se reuniram para relembrar das vítimas de trânsito. “Hoje foi o dia de dar voz a essas pessoas que perderam a vida por conta de acidentes com carro”, conta Christiane Yared, mãe de Gilmar Rafael Souza Yared, morto em um acidente de trânsito em 2009 causado pelo ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho.

Para relembrar das vítimas, o grupo colocou bandeiras brancas ao lado do Museu do Automóvel, no parque Barigui.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

MOVIMENTO "VEM PRA RUA MARATONA DE CURITIBA" DIVULGA PONTOS DAS TORCIDAS

CONFIRAM OS POSTOS DE CONCENTRAÇÃO DE TORCIDAS
#VEM PRA RUA# MARATONA DE CURITIBA 17/11/13# 
 
 
O maior, MOVIMENTO – CÍVICO - ESPORTIVO – SOCIAL, já criado.
Agora é com Você. (leve seu lanche, protetor e hidratação).
VIBRE, TORÇA, EMOCIONE, ENFIM DE SUA ALMA E CORAÇÃO, MAS AJUDE SEU IRMÃO DE PISTA SUPERAR ESTE DESAFIO E SENTIR-SE CAMPEÃO.

1º - NA LARGADA ARENA DO EVENTO – Surpresa -vibração na largada e recepção- na chegada. Cood. Fá Piovesan e equipe
2º -km, 6,7- Nestor de Castro / Augusto Stelfeld – 1 faixa do #VEM – 2 voluntários.
3º -km 10 - Visconde Guarapuava - faixa do #VEM – 2 voluntários.
4º- km 12, 5 – Chafariz/ final da 7 setembro - 1 faixa do #VEM – 2 voluntários.
5º -km 14,5 – Mercado Big final da Arthur Bernardes - 1 faixa do #VEM – 2 voluntários.
6º- km 21 – Av. Brasília /Irmãs Paulina- faixa do #VEM – 2 voluntários.
7º- 25,3 – Cemitério Água Verde esq. c/Brasilio Itiberé - 2 faixas do #VEM – 4 voluntários.
8º- km 26 Brasilio Itiberé, Atrás do estádio do Atlético. - 2 faixas do #VEM – 4 voluntários.
9º- Km 30,5 Mal Floriano, Próximo ao Shopping Cidade -1 faixa do #VEM – 2 voluntários.
10ª – km 35,5 – Cons. Laurindo Atrás do Estádio do Paraná – 1 faixa do #VEM – 2 voluntários
11º - km 38 a 39 – Viaduto do Capanema - Glacymar, Procorrer, Etc.
12º - Km 39,5 – Circulo Militar – 1 faixa do #VEM – 2 voluntários
13º - Km 40 – Portal do Passeio + 1 faixa do #VEM – 2 voluntários Coord. Alice e Karen.
14º - km 41 até 42 – Cordão de Torcedores.
15º - Enceramento Surpresa. É vibração do começo ao fim.
 
 
Sugestões de adereços, Apitos, Cartazes, Balões, Faixa de mão. Por favor, nada que agrida a O Atleta, a Natureza, o regulamento da Prova e o Patrimônio Público.
Façam sobrar amor e emoção de toda ordem.
 
Maiores informações: Glacymar Rodrigues -  92465717

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Criança quer imaginar, correr, sonhar; quer brincar!

Nossa AMIGA DO PARQUE BARIGUI CAMILA HERRERA convida para conhecer a TONI TOYS BRINQUEDOS.
 
Venha conferir toda a magia de ser criança, pertinho de você. O melhor brinquedo para seu filho está na TONI TOYS.

A
TONI TOYS ajuda você a proporcionar momentos maravilhosos em todas as fases da infância do seu filho.

Não só oferece aos pais e familiares ampla seleção de produtos para ficar na memória e brincadeiras mágicas, mas também os recursos necessários para manter as crianças seguras. Oferecemos um serviço com qualidade e competitividade comercial, participando dos momentos de alegria, lazer e aprendiz ado da família.
TONI TOYS, porque criança merece ser criança!

Lojas
TONI TOYS:
Curitiba - Avenida Ver. Toaldo Tulio, 3428
Curitiba - Avenida Iguaçu - (41) 3077-3215
São José dos Pinhais - Shopping São José - (41) 3081-9014
Ponta Grossa - Shopping Palladium - (42) 3028-8707
Foz do Iguaçu - Shopping JL Cataratas - (45) 3029-1881
Bal. Camboriu - Shopping Atlântico - (47) 3056-6240

Lojas Toni Toys Baby:
Curitiba - Shopping Palladium (41) 3212-3739
São José dos Pinhais - Shopping São José (41) 3081-9214

Em breve mais duas lojas
TONI TOYS – Londrina e Foz do Iguaçu.
 
Camila Herrera
Departamento de Marketing.
marketing@tonitoys.com.br
( 41 ) 3024-3215 / 9681-8609
https://www.facebook.com/tonitoysbrinquedos

domingo, 10 de novembro de 2013

Parque Barigui recebe módulo móvel da Guarda Municipal


Módulo Móvel Itinerante permanecerá no parque durante 15 dias.Durante os próximos 15 dias, a Guarda Municipal estará monitorando o Parque Barigui com a operação Módulo Móvel Itinerante (MMI). A ação atende à solicitação dos moradores da região.

“Estamos trabalhando para coibir as aglomerações noturnas, o desrespeito para com o patrimônio público e privado e a poluição sonora, que ocorre principalmente no final de semana”, disse o Inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal.

A operação “Paz no Parque” está alternando o monitoramento em diversos parques da cidade para promover o sossego e a utilização correta das áreas verdes.

O diretor informou que a maior queixa dos moradores da região do Barigüi e dos usuários do parque é o uso de bebida alcoólica e drogas, perturbação do sossego, estacionamento irregular e direção perigosa.

“No último monitoramento, em parceria com a Setran e o Meio Ambiente, há 15 dias, foram recolhidos 14 veículos e aplicadas 48 multas, sendo dez por poluição sonora e 38 por estacionamento irregular, falta de documentação do veículo ou do condutor, uso do celular e não utilização do cinto de segurança”, disse o diretor.

Para Nataniel Gomes de Oliveira, conselheiro da Associação dos Moradores e Amigos do Parque Barigui (Amaparque), o monitoramento da Guarda Municipal é muito bem-vindo.

Fonte: http://www.parana-online.com.br

sábado, 9 de novembro de 2013

II Pedalada pelo fim da violência contra a mulher da CUT-PR



Com o objetivo de chamar atenção aos alarmantes números da violência contra a mulher, a CUT-PR realizará no dia 23 de novembro a II Pedalada pelo fim da violência contra a mulher

O encontro ciclístico faz parte das atividades em torno do dia 25 de novembro que é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Segundo o último relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, o Brasil é o 7° país do mundo no ranking de assassinato de mulheres. O passeio de bicicleta começará a partir das 9h em concentração na Praça Santos Andrade, e terá seu término com ato cultural no Parque Barigui

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Aulão de Pilates no Parque Barigui

Dia 09 de Novembro a Academia Corpus irá realizar um Aulão de Pilates no Parque Barigui, com os professores Rafael e Allan.
A partir das 10hs.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Caminhada de Controle ao Diabetes acontece neste domingo


O Centro de Diabetes de Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), promove neste domingo (10), a Caminhada de Controle ao Diabetes, pelo Dia Mundial de combate à doença, lembrado em novembro. A atividade acontecerá no Parque Barigui e tem como objetivo informar e incentivar a prática diária de atividades físicas como medida de prevenção e controle.

O percurso terá 5 km, partindo do estacionamento da BR 277, e contornará o parque. Após a caminhada os participantes poderão fazer exames clínicos relacionandos ao diabetes. O evento é gratuito e para participar é necessário fazer a inscrição no site www.caminhadadiabetescuritiba.com.br

Serviço: Caminhada de Controle do Diabetes
Quando: 10 de novembro (sábado), a partir das 9h
Onde: Parque Barigui (acesso pela BR 277)
Inscrições: Gratuitas
Informações: (41) 3023-1252

5ª Edição do evento “Amigo Bicho” no Parque Barigui

No dia 9 de novembro de 2013, o Projeto de Extensão Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável em Curitiba e Região Metropolitana, juntamente com a Rede de Proteção Animal de Curitiba, estará presente no evento Amigo Bicho, que acontecerá no Parque Barigui

O evento deve ter início às 10h00min e término às 16h00min e haverá doação de cães vacinados e castrados e também microchipagem gratuita de animais.

Para os proprietários que desejam microchipar seus animais, estes devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência da cidade de Curitiba. Também para adoção de animais é necessário apresentação de comprovante de residência, RG e CPF.

Os alunos integrantes do projeto presentes no evento também estarão dando orientações e tirando dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à zoonoses, bem-estar animal, guarda responsável, microchipagens e castrações.

O quê? - Amigo do Bicho

Onde? – Parque Barigui

Quando? – 9 de novembro de 2013, das 10h00min até as 16h00min

Contato:
www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br
Rede de Proteção Animal: (41) 3350-8903
suzana.rocvet@gmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Frequentador é rendido e tem carro roubado dentro do estacionamento do Parque Barigui


Dois homens armados em um Fox preto renderam um frequentador e fugiram com o carro dele no estacionamento do Parque Barigui, em Curitiba, na noite deste sábado (3).

Segundo o apurado pela Banda B junto à Polícia Militar (PM), a situação aconteceu no momento em que a vítima procurava uma vaga no estacionamento. Ele foi rendido e os marginais fugiram sentido à BR-277.

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba investiga o caso.

Fonte: Banda B - Por Luiz Henrique de Oliveira

domingo, 3 de novembro de 2013

VEM PRA RUA MARATONA DE CURITIBA


Mudar é educar para melhorar e é preciso!... 
Esta é nossa crença e caminhada. Vem!...

CAMPANHA - VEM PRA RUA MARATONA DE CURITIBA – 17 11 13 

MISSÃO - Mobilizar a participação popular e da Comunidade escolar, Comunidades religiosas, Comunidades e entidades organizadas. Trazer os moradores de Curitiba para as ruas a incentivar os atletas. Fazer uma grande festa. Influenciar pessoas na buscar de atividade física. (A participação popular positiva. Certamente, em muitos será despertada a vontade de “correr” e em isto acontecendo, além de beneficiar a saúde e bem estar ”o que diminuirá as filas na famigerada saúde publica” e ainda promoverá uma maior socialização.)

VISÃO - Popularizar este evento e valorizar eventos esportivos, e a cidade a se preparar para eventos e acolhida de Turistas. (o Evento Maratona de Curitiba e com isso também tornar esta prova a mais festiva e alegre do Brasil)

VALORES - Criar Vínculos de Socialização de Pessoas e Integração de Comunidades Bairros, Promover a Saúde, Paz nas Torcidas. 

DIVULGAÇÃO - Em veículos como Jornal impresso e eletrônico, informativo, folders convidando e avisando evento/data/hora/local – (principalmente moradores das ruas por onde a Maratona passa. Obs. com isto todos os organizadores de eventos públicos se habituam a avisar os moradores de seus eventos e não só colocando faixas na véspera dos eventos. Imaginemos que os vizinhos estarão juntos e muitos se conhecendo?! Só pelo fato de estarem prestigiando).

RESULTADO - torcida, vibração além de promover os atletas de alto rendimento e demais. E com o modelo certamente, ainda diminuirá a violência nas ruas, pelo fato de torcer alegremente e com as comunidades unidas. Sabemos que o bom humor é a menor distancia entre duas pessoas. Abraços e obrigado e logo informações da concentração nos kms

Vale lembrar que não se trata de política, comercio ou autopromoção. Amigos nas ruas se ajudam e se apoiam.

SUGESTÕES de MATERIAL DE APOIO. “E Patrocinadores são bem vindos” 

1- FOLDERS - convite e aviso- com o mapa do percurso e nome ruas. Distribuir entregar moradoras, pelo percurso da Maratona.

2- CARTAZES – Estabelecimentos diversos.

3- JORNAL - Encarte simples - a ser distribuído nos mercados, farol, escolas, igrejas, shopping, etc.

4- FAIXAS - Frases de apoio aos atletas Colocadas ao longo do percurso km3, km7, km 15, km23, km 30, km 38, km39, km40 e km 41. – Aguarda liberação do Órgão Publico que compete. 

5- SUGESTÕES E AÇÕES – Por favor, apoiem também, sugerindo ações, ideias e melhorias. Sem sair do foco. Esse movimento é de todos e para todos.


Sugestões direcionadas aos Patrocinadores Máster (financiadores da campanha). No material de divulgação / circulação da campanha.

1- Nome da empresa Exemplo “#Vem Pra Rua Curitiba#”

2- Atividades “Movimento Popular”

3- Marca “Símbolo, Figura”.

4- O Site e fone. Obs. Sendo que: o tamanho deverá obedecer ao padrão do espaço reservado, este é determinado pelo numero de Patrocinadores Máster da campanha.

5- O espaço - Será reservado ate 20% do espaço total da peça. E estes 20% serão divididos entre os Patrocinadores Máster da (quem financia) campanha da(s) peça. E suas marcas estarão afixadas de forma vertical e a direita da peça. 

5.0 - Peças e tamanhos finais

5.1 - Folder 17 cm /31 cm 

5.2 - Encarte 2 lados 30 cm /42 cm

5.3 - Cartaz 1lado 42 cm /63cm

5.4 – Faixa – não confirmado, aguardando liberação do órgão competente. 2,50 m / 70 cm.

6- Regras Ouro. Ficam convencionadas, 

6.1- Que em tempo algum tenhamos vantagens de qualquer forma e/ou proveito de qualquer natureza, em função de estarmos liderando o movimento.

6.2- Que em tempo algum e nem sob qualquer alegação, salvo se já se relacionam comercialmente e antes desta campanha. 

6.3- Que os patrocinadores e participantes desta campanha #vem pra rua#Maratona de Curitiba sejam procurados para relações comerciais sem o conhecimento dos mentores e idealizadores da campanha.

Também vale lembrar que a distribuição dos materiais de divulgação será feitas de forma voluntária e convocadas pelo movimento.

http://www.arrekade.com.br/vempraruamaratonadecuritiba171120131

Maiores informações e contato com o AMIGO DO PARQUE BARIGUI GLACYMAR OLIVEIRA - 041 92465717
É Hora do Show!...Vai...
Nascido para brilhar
e Você também.