sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

AMIGO DO PARQUE BARIGUI - KARL H. S. DIETZ

A importância da combinação na gestão de recursos humanos. 

Por Karl H. S. Dietz 

É do conhecimento de milhões de pessoas, dentro e fora do nosso país, que o Brasil atualmente se encontra em um dos melhores, senão o melhor período da sua história. Não apenas o crescimento econômico é significativo, bem como infra-estrutura, as oportunidades (como eventos esportivos e festivais expressivos mundialmente), recursos naturais, acessibilidade a novas tecnologias, entre outros. 

Há um crescimento exponencial no mercado imobiliário, nas engenharias elétrica, petrolífera e civil, produções e movimentação de valores. Dessa maneira, temos percebido um novo problema surgindo em nosso cenário nacional: Mão de obra qualificada, ou seja, gente adequada para desempenhar uma função, por mais simples, ou inexpressiva quer seja. 

Lembro me de alguns meses atrás, quando em uma entrevista, o empresário Eike Batista citou, que um dos seus grandes sucessos tem sido a contratação de novos engenheiros, sendo trazidos de outros países. O teor da grande conquista era: Antes, um brasileiro precisava abandonar seu país (para correr em busca de uma colocação justa no mercado de trabalho exterior), agora, com todas as mudanças, o Brasil tem tido o privilégio de ofertar tais oportunidades justas e promissoras, atraindo pessoas do mundo todo. Ou seja, querem vir “beber deste pote”. 

Porém, aqui surge um novo “problema”. Há realmente necessidade de importar essa mão de obra qualificada, para um país com quase 200 milhões de habitantes? Bem, muitos crêem que não. Mas afinal, se não importamos mão de obra, como supriremos a demanda em nosso país? Será realmente que não temos mão de obra qualificada, ou o problema é agravado pela ausência de combinação dos trabalhadores, nas devidas funções no mercado de trabalho? 

O escritor holandês, e CEO founder da Willow Creek, Bill Hybels, em sua obra Liderança corajosa cita a importância dos “Três cês de uma equipe” para edificar uma equipe de trabalho eficiente e sustentável. 

O autor apresenta: Caráter, Competência e Combinação, como sendo a fórmula básica para composição de uma equipe. O caráter é fundamental, afinal na personalidade há a diversidade, mas no caráter não. O caráter é único, afinal a sua base será sempre os valores e princípios da corporação ou cultura local. 

O caráter aponta para a competência, um indivíduo com as devidas competências será certamente a solução exata para funções e tarefas que surgem diariamente. 

Em terceiro lugar, alcançamos o ponto crítico - A combinação. Exatamente nessas alturas do processo seletivo, muitos chegam a conclusão, ou até mesmo a exclusão de que “a mão de obra não foi qualificada”. Entretanto, este é um grande equivoco, presente nas diversas corporações, confundem falta de combinação com mão de obra desqualificada. 

Para Hybels, mesmo que uma pessoa possua um caráter irrepreensível, com uma competência incrível, se ela não tiver a combinação mínima com a equipe ou empresa, esse tal estará desqualificado para qualquer função. Afinal a combinação é fundamental para construção e sustentabilidade de uma rede relacionamentos saudáveis e clima laboral favorável. 

Sem combinação, o risco de perder outros funcionários e componentes da equipe futuramente, será elevado. Desta maneira, antes de mensurar mão de obra qualificada, um bom funcionário será apreciado inicialmente de acordo com a sua capacidade de combinação. 

Em muitas situações, mesmo com funcionários inexperientes, e até mesmo incompetentes para funções mais especificas, a combinação é o elemente chave, que tornará o ambiente favorável ao aprendizado e a construção de resultados, por conquista não mais de uma, ou outra pessoa, mas de uma equipe efetiva, com os “tres cês” em comum, sendo hábito e estilo de vida permanente.

 
AMIGOS DO PARQUE BARIGUI, Karl H. S. Dietz (28) é casado com Aline Dietz (25) há cinco anos. Frequentam diariamente o Parque Barigui em Curitiba/PR para os seus treinos de corrida e alongamentos. Ambos empresários (mercado imobiliário), teólogo, membros do ILI - International Leadership Instituto (Atlanta/GE) e treinadores certificados pela EQUIP/John Maxwell. Ela Jornalista, Ele Mestre em liderança pela Beulah Hights/EUA, Pedagogo, Educador Físico e Agente imobiliário. Palestrante e conferencista internacional, com especialidade em gestão de recursos humanos. Nos últimos dez anos percorreram mais de 20 países, realizando treinamentos e conferências no assunto de liderança. Treinaram e equiparam líderes difundindo valores absolutos, e estabelecendo líderes em potenciais ao redor do mundo. Karl Dietz foi fundador e coordenador do LIDERA - Curso de liderança e Administração da ETM (Escola de Teologia Ministerial, em Curitiba.) Representantes no Brasil da SER Group International, empresa de consultoria em liderança, administração e gestão de recursos humanos. Casal alemão, nascidos no Brasil. Karl é filho e neto de missionários alemães que introduziram o evangelho no Brasil/Sul em 1927. Compõe a 3º geração de missionários servindo a nação por aproximadamente 90 anos. 

Contatos 
 
E-mail – Karldietzmba@gmail.com 
+55 41. 3329-3043 
+55 41. 8537-1470 
Nas redes Sociais 
Facebook – Karl e Aline Dietz’ns 
Twitter – Karl_Dietz Consultoria 
www.KarlAndAlineDietz.Blogspot.com - Diário de Viagen • Conferencia Influência 360º

Nenhum comentário: