sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NESTE DOMINGO MANOCCHIO DEFENDE TÍTULO EM PUCÓN

ENTREVISTA DO AMIGO DO PARQUE BARIGUI GUILHERME MANOCCHIO PARA 3 ZONE - TRI SPORT MAGAZINE - 07.01.2013

Atual campeão do Ironman 70.3 de Pucón, o paranaense Guilherme Manocchio conta aqui como foi sua preparação para defender o título na prova chilena, que acontece no dia 13 de janeiro, e fala também um pouco da sua programação para 2013.

Em 2012, você começou o ano com o pé direto, vencendo seu primeiro título de 70.3 na carreira em Pucón. Está indo este ano com a responsabilidade de defender o título. Isso pesa de alguma forma?

MANOCCHIO: Ano passado realmente comecei muito bem, mas ao decorrer do ano não tive a constância desejada, como vinha fazendo. Como defensor do título de 2012, me preparei bem para prova, mas sem exageros. Quero ter um ano muito consistente. Estou bastante satisfeito com meu equipamento para prova e isso é um ótimo aliado psicológico. Estou gostando da “pressão” de defender o título. É uma novidade boa, mas estou ciente de que é o único título internacional que já tive, enquanto que outros atletas que largarão comigo venceram inúmeras provas.

Como você avalia o ano de 2012 e o que você espera para 2013?

MANOCCHIO: O ano de 2012 foi de aprendizado. Depois de uma base extraordinária nos primeiros meses do ano, na qual extrapolei até mesmo os limites do meu corpo, acabei sacrificando muitas provas e fiquei insatisfeito com meu resultado. Contudo, como tudo tem dois lados, agreguei conhecimento e inteligência para entender como meu corpo funciona. Espero usar isso a meu favor em 2013, sem exageros, mas com a disciplina de sempre.

Esta será sua terceira participação em Pucón. Além da vitória em 2012, você já havia participado em 2007, quando foi top 5. É uma prova difícil.

Que experiência você carrega dessas duas participações que acredita que pode fazer a diferença em 2013?

MANOCCHIO: Pucón é uma delícia. Isso é o que eu realmente acho. Gosto da pequena vila, que é a cidade, gosto do clima, do astral da prova, do percurso difícil, do visual. Essas coisas me motivam a competir lá. Em 2007 foi minha primeira vez e fiquei assustado com a dificuldade do percurso. O ciclismo e a corrida são duros mesmo! Ano passado já sabia disso e usei a meu favor. Este ano vejo muitos competidores fortes inscritos e vou com a filosofia de dar o meu melhor, independentemente de qualquer coisa. Acho interessante me comparar com bons atletas já no início do ano para ver o que posso melhorar e o que está fluindo bem nos treinos.

Está treinando especificamente para esta prova desde quando? Como foram os treinos? Qual foi sua última prova do ano e como foi seu descanso para retomar os treinos?

MANOCCHIO: Estou treinando para Pucón sim, mas não quis apressar muito as coisas como no ano passado. Ano passado eu quase somente pedalei em dezembro e janeiro. 
Este ano procurei enfatizar a natação e o corrida de forma equilibrada com o ciclismo. Dessa vez comecei a treinar no final de novembro, duas semanas antes do SESC Tramandaí. Não gostei muito da minha participação lá, embora fosse uma prova com vácuo liberado. Depois, dia 09/12, fiz o Paranaense Olímpico e já me senti melhor, com um ciclismo muito consistente, o que me deixou satisfeito. Procurei dar uma melhorada na minha corrida para Pucón porque acho que vou precisar. Quanto ao polimento, esta semana vou pegar mais leve para deixar meu corpo mais ansioso pelo desafio.

Já tem alguma estratégia pronta para a prova?

MANOCCHIO: Não tenho estratégia definida. Tem alguns adversários que nadam muito bem, outros pedalam muito bem e ainda muitos correm muito bem. Portanto, espero apenas dar meu melhor e estar o mais próximos dos líderes durante o trajeto. O que mudei este ano é que procurei correr com mais qualidade durante os treinamentos. Espero que faça a diferença.

O que já tem programado para a temporada de 2013?

MANOCCHIO: Será o ano que me dedicarei muito para o Ironman Brasil. Fico tão empolgado com o astral dessa prova que não poderia ser diferente. Então pretendo fazer algumas provas nacionais e depois do Ironman Brasil com bastante qualidade. Quem sabe tentar pontuar em mais alguma coisa no segundo semestre pensando em uma possível vaga para o Ironman do Havaí. Mas primeiro vamos competir por aqui. Pucón, Internacional de Santos, SESC Caiobá, Brasileiro de Longa, um Iron 70,3 ou Long de Caiobá e o Iron Brasil. Depois, veremos o segundo semestre.
 
FONTE:  http://3zone.com

Nenhum comentário: