segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dieta pós-festa

A nutricionista Milene Ferronato dá algumas dicas para equilibrar o organismo após as festas de final de ano

Durante as festas de final de ano, muitas pessoas abusam da comida e bebida, e iniciam o ano em busca de dietas para desintoxicar. Para os adeptos de bebidas alcoólicas as consequências no dia seguinte podem ser ainda maiores: dores de cabeça, desidratação, diarréia e vômito são alguns efeitos após algumas taças de vinho, além disso, a bebida alcoólica afeta o nível de vitaminas e nutrientes tirando a energia do corpo.

A nutricionista Milene Ferronato explica que no retorno das festas e férias, é frequente o desejo das pessoas em fazer a dieta de ‘desintoxicação’. "Pelo que ouço no consultório, a sensação corporal é de desconforto físico depois da ingestão de alimentos com maior concentração calórica. O uso de ingredientes gordurosos e açucarados e a menor ingestão de vegetais e frutas só agravam esse sintoma, a partir dai surge o desejo de desintoxicar", conta.

Segundo Milene a situação de desconforto não é tão alarmante e não chega a ser uma intoxicação. "Após a ingestão de alimentos com menos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, nosso corpo sinaliza com a sensação de mal estar físico. Por meio de uma alimentação com nutrientes e fotoquímicos antioxidantes é possível melhorar essa sensação", ressalta a nutricionista.

Para eliminar as toxinas um dos principais alimentos são as verduras escuras, consumir vegetais no dia seguinte, em sucos e saladas ajuda a acabar com a ressaca mais rapidamente. Os líquidos também são importantes para quem exagerou na bebida, a nutricionista revela que cerca de dez copos de água por dia é o essencial. "Os sucos de fruta natural, associados a vegetais folhosos verdes, são bem indicados", diz. Os chás também podem ser incluídos na receita contra a ressaca, principalmente aqueles feitos com ervas. Em caso de desidratação, diarreia ou vômito, decorrentes do consumo de bebida alcoólica, a dica ingerir, também, ao longo do dia, isotônicos naturais, como a água de coco, ou industrializados.

"Exercícios físicos também são sempre bem vindos. Portanto, hábitos saudáveis minimizam esse desconforto com o corpo", destaca Milene.

A intoxicação alimentar pode ser causada por microrganismos patogênicos ou químicos tóxicos, como toxinas naturais, metais e poluentes ambientais, produtos químicos usados no tratamento de animais e aditivos alimentares em excesso.

Confira a receita de suco com alta concentração em vitaminas, minerais, licopeno e clorofila:

 
Ingredientes:

1 fatia grande de melancia
8 folhas de hortelã
1 unidade de limão

Modo de preparo:

Bata bem no liquidificador. Não coar.

*Para obter mais informações sobre alimentação confira o blog Nutrição

Revide Online
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Arquivo Revide

Nenhum comentário: