terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novo sistema de coleta de lixo é testado no Parque Barigui

 
O prefeito Luciano Ducci conheceu um novo sistema de armazenagem de lixo, em que os resíduos depositados pela população não ficam expostos no meio ambiente. Os testes da chamada coleta conteinerizada subterrânea estão sendo feitos em uma área no Parque Barigui.

O sistema está sendo implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e consiste em sete ilhas, com dois totens, para lixo orgânico e inorgânico ligados a conteiners com quatro metros cúbicos de capacidade de armazenagem. “É um sistema novo que diminui o impacto visual causado pelo acúmulo do lixo, inibe a ação de animais que muitas vezes espalham o lixo pelos arredores e ainda a proliferação de odores e insetos”, afirmou o prefeito.

Para a coleta, a empresa responsável pelo recolhimento do lixo, adaptou um caminhão com uma grua, que funciona de maneira semi-automática. O sistema não teve nenhum custo para o município e ficará em testes por seis meses.

“A colete continua sendo feita três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Neste primeiro momento um caminhão será responsável por este serviço, já que as ilhas foram instaladas apenas no Parque Barigui”, ressalta Edélcio Marques, diretor do departamento de limpeza pública da Secretaria do Meio Ambiente.

Além deste caminhão adaptado, a secretaria está adaptando mais um caminhão compactador com redução no fator de prensa. Este caminhão será responsável por recolher o lixo reciclável armazenado nas ilhas.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: