quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATENÇÃO AMIGOS DO PARQUE BARIGUI


Educação, saúde e inclusão social são três alvos de reclamações constantes ao governo e dificilmente fogem do escopo de campanhas eleitorais. O que pouca gente sabe é que, embora não saibamos exatamente onde é aplicada a carga de impostos que pagamos todos os anos, o governo permite que invistamos 6% dela onde quisermos.
 
É a chamada Renúncia Fiscal, que permite que o recurso ao qual o governo abre mão vá direto para onde o contribuinte acha que ele deve ir, em vez de ir à Brasília, passar por aprovações, debates e posteriormente ser aplicado. Além disso, o redirecionamento do imposto é um investimento em um projeto social, uma força a uma causa em que se acredita, ou seja, uma doação, uma contribuição – sem gastar absolutamente nada.
 
Dentro disso, todos os anos o governo renuncia em torno de 2,5 bilhões de reais para que sejam aplicados em projetos voltados a crianças e adolescentes. É a lei do FIA – Fundo para a Infância e Adolescência (Lei Federal 8069 – de 13/07/90 – artigo 260). Para se ter dimensão do potencial de mudança desse recurso, quando a lei surgiu, seu legislador imaginou que nunca mais haveria problemas com crianças e adolescentes no Brasil. Infelizmente, no entanto, isso não acontece, pois deste valor, quase 2,3 bilhões de reais seguem para o governo sem ser aproveitados.
 
 
O Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, realiza quase 350 mil atendimentos por ano. Esses atendimentos contam com um dos melhores corpos clínicos pediátricos do Brasil, uma infraestrutura excelente e os melhores e mais modernos equipamentos. Independente se quem irá pagar o atendimento é a família do paciente (particular e convênio) ou o governo (SUS), o atendimento será exatamente o mesmo.
 
No entanto, o governo cobre apenas 60% do seu custo. Os outros 40% viram prejuízo ao hospital, que não é público, é apenas filantrópico, e entram em uma conta que lhe deixa sempre perdendo de 1x0. Neste caso de 4x0. Como, então, é possível atender com excelência e igualdade?
 
Isso é possível através da Renúncia Fiscal. Hoje, sua captação representa quase 20% da receita do hospital, e já foi responsável pela construção de quatro novos andares, compra de novos equipamentos, formação de pediatras, desenvolvimento de pesquisas, alimentação a familiares e pacientes, acompanhamento psicológico, inclusão social, acesso à cultura, educação, infraestrutura de apoio a famílias de fora de Curitiba e do Paraná, e muito mais.
 
Se você declara seu Imposto de Renda por formulário completo, você pode usar esses 2,5 bilhões que o governo renuncia. Você pode investir, monitorar e sentir o imposto que você paga fazendo a diferença. Pode dar educação, saúde e inclusão social a milhares de pessoas que não podem pagar por isso. E para isso, tudo o que precisa fazer é descobrir a quanto corresponde 6% do seu imposto devido. O resto fica por conta da equipe do hospital (41 3310 1080): http://www.doepequenoprincipe.org.br/renuncia-fiscal/.
 
AMIGOS DO PARQUE BARIGUI

7 comentários:

Alessandra disse...

Bacana! Espero que muitas pessoas possam contribuir com essa nobre causa!

Flávia disse...

Renato, parabéns pela iniciativa de promover essa oportunidade no blog! Minha família e amigos contribuem com o Pequeno Príncipe pelo imposto de renda e realmente é uma forma muito FÁCIL de contribuir com MILHARES DE CRIANÇAS sem GASTAR NADA por isso!! Não tem porque não doar!!

Anônimo disse...

Infelizmente eu declaro meu IR por formulário simplificado, senão com certeza estaria dentro. A dúvida é: se é de graça e faz tanta diferença, por que tão pouca gente usa? Precisamos todos divulgar!

Felipão disse...

Belíssimo o trabalho do Hospital Pequeno Príncipe, se todos ajudassem com certeza os problemas da saúde infantil no Brasil seriam bem menores!

Anônimo disse...

Acho que uma coisa que foi esquecida é que a data limite para poder usar esses 6% é que a doação seja feita até o dia 28/12, ou seja, semana que vem!

Felipe disse...

Pessoal, é isso aí! Ninguém gosta de pagar imposto, principalmente quando sabemos que muitas vezes este recurso é mal administrado pelo Governo, então POR QUE NÃO ESCOLHER PARA AONDE VAI NOSSO IMPOSTO?? Ainda mais se pudermos direcionar isso a um trabalho sério como o do Pequeno Príncipe e ajudar a construir um cenário diferente para a saúde em nosso país. Sou doador a vários anos e recomendo a todos que apóiem e visitem o Hospital para acompanhar os resultados do trabalho feito por lá.

Anônimo disse...

Interessante a pergunta do porque tanta gente não usa... falta de conhecimento, zona de conforto... precisamos impactar mais pessoas com essa causa! Parabéns ao HPP!