terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Detox pós-festa

Depois do feriado, o prejuízo aparece já no dia seguinte: cansaço, gases, desconforto abdominal e inchaço. Culpa da gordura, do sal e do açúcar. Imagine se você também exagerar no álcool. “Em excesso, essas substâncias interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado”, diz Giovanna Arcuri, nutricionista da Clínica Gionutri, em São Paulo. Resultado: sobram toxinas, que, acumuladas no organismo, trazem vários prejuízos. Só para citar alguns deles: retenção de líquido, inflamação e ganho de peso. Por isso, quanto antes você eliminar essas substâncias inimigas, melhor. A nutricionista sugere um dia de detox pós-festa. Ou seja, seguir um cardápio rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Você ainda tem o direito de comer alimentos fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas. ficam fora do cardápio: fritura, carne vermelha, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) e glúten (proteína do trigo e da cevada presente em pães, bolos e biscoitos). “São alimentos com potencial alergênico e, por isso, podem provocar inflamação e o acúmulo de mais toxinas”, diz a nutricionista. Difícil ficar sem esses alimentos? É só por um dia! Mesmo porque o dia de detox tem apenas 800 calorias.

Se quiser continuar poupando seu organismo de comidas pesadas, siga o cardápio de 1200 calorias até a virada do ano. Você vai sentir diferença na pele, no pique e no peso – dá para perder cerca de 2 quilos em cinco dias. Faça o teste! E, caso volte a sair da linha, repita a dose para começar 2012 sequinha, sequinha!

Para potencializar a dieta


Consuma mais água
Além dos chás e sucos sugeridos no cardápio, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins.

Beba água com limão
A fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas.

Aposte nos sucos com couve
É uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado.

Corte refrigerante
Mesmo a versão diet, zero ou light têm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, não consuma bebida alcoólica.

Evite café
A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você
dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.

Capriche no chá de hibisco
“As pesquisas mostram que o chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas. Também é importante para quem retém líquido e tem celulite”, afirma a nutricionista e pesquisadora Andrea Dario Frias, de Piracicaba (SP). Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas ruguinhas precoces. Outros chás com potencial desintoxicante: dente-de-leão e chá branco (tem menos cafeína que o chá verde).

Fonte:Revista Boa Forma - http://boaforma.abril.com.br

Nenhum comentário: