sábado, 25 de fevereiro de 2012

PARQUE EM OBRAS - A NOVA TRAVESSIA DA CÂNDIDO HARTMANN

Apesar da chuvas dos últimos dias, seguem em bom ritmo as obras da galeria de pedestres do Parque Barigui. O canteiro de obras para essa etapa da revitalização do parque da cidade está instalado e a previsão é que a passarela fique pronta em junho.


Com a nova passagem, por baixo da avenida Cândido Hartmann, frequentadores e atletas poderão fazer a conexão direta entre os dois lados do Parque Barigui, sem precisar cruzar a rua.

A terceira pista de corrida, outra novidade do parque, está sendo construída. Cerca de 1.000 metros de nova pista foi feito ao lado da sede da Guarda Municipal. “O Barigui é um das áreas de lazer mais movimentadas da cidade, e essas obras ampliam e melhoram significativamente o uso desse espaço público”, destaca o prefeito Luciano Ducci.

Com a terceira pista o Barigui passará a ter espaços distintos para corrida, caminhada e bicicletas. Além de reformas nas pistas antigas, todas serão conectadas aos dois lados do parque pela passarela subterrânea.

A galeria em concreto será feita aproveitando a construção de um lago para contenção de cheias. A passarela de pedestres ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, sem parar para atravessar a rua.“A travessia dos pedestres entre os dois lados do parque ficará muito mais segura com a passarela. Para os praticantes de corrida e de ciclismo nas pistas do parque, isso significa que não precisam mais interromper os treinos para atravessar”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida.

Todo o sistema viário da Cândido Hatmann, entre a rua Aluízio França até a lombada eletrônica, será melhorado com obras que ordenarão do trânsito. Uma rótula será implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque, além de duas pontes sobre o rio Barigui. Os projetos de revitalização do parque tiveram acompanhamento do Ippuc.

Os pontos de ônibus da avenida, na abrangência do parque, já foram deslocados para os locais definitivos, perto do cruzamento com a rua Aloísio França, nos dois lados da via.

Todas as obras do Barigui têm custo zero para a Prefeitura, pois são exigências contratuais na concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação feita. O consórcio está construindo um novo e moderno Centro de Eventos do parque Barigui.

Além das obras e melhorias no parque, o Consórcio dará contrapartidas financeiras para o município como o repasse inicial de R$ 500 mil e pagamento mensal de 5% do faturamento do novo pavilhão de exposições.

Lagos - As obras pagas pelo consórcio, principalmente o lago, estão incorporadas ao trabalho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de dessassoreamento do lago Barigui, que já começou. Além do Barigui, os lagos dos parques Tingui e São Lourenço também serão dessassoreados. Nos três lagos o investimento é de R$ 10 milhões, e parte dos recursos vem do governo federal.

Fonte: PMC

Um comentário:

Marlus disse...

Opinião minha:

O Parque Barigui não é lugar para treinos de ciclismo....

Quer pedalar em alta velocidade vai pro Velódromo, ou faz como todos os atletas.. vai pra BR...

Pedalar de bicicleta no Barigui aos domingos é colocar em risco a vida de muitas crianças pequenas... ainda mais em alta velocidade como vários "atletas" de Parque andam fazendo...

Sou triatleta e uso o parque para fazer os treinos de corrida... não uso o parque para treinar ciclismo, até por que não tem como fazer isso no parque... aquela pista na minha opinião é para as crianças poderem aprender a dar suas primeiras pedaladas... ou pra quem quer pedalar de forma tranquila, apreciando o meio ambiente....