terça-feira, 9 de novembro de 2010

NOVA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO PARQUE BARIGUI

Aumentou o número de postes e quantidade de luminárias.
Pontes, Salão de Atos e chaminé terão iluminação cênica.
A Prefeitura está instalando a nova iluminação pública no parque Barigui, que permitirá a prática esportiva noturna nas pistas de ginástica e nas quadras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está instalando mais 90 postes e trocando 240 luminárias ao redor do lago e perto da chaminé.
“É uma iluminação especial, que permitirá que façam atividade física no parque, com mais segurança”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.
A troca de iluminação do Barigui faz parte do pacote de 13 pontos da cidade que vão ganhar iluminação cênica, para atrair mais turistas na cidade. Este tipo de iluminação usa o mesmo princípio de luz e sombra utilizadas nos teatros para compor o cenário. No Barigui, serão usadas lâmpadas especiais, de vapor metálico, que produzem luz branca. Este tipo de luz valoriza as cores e dá melhor definição aos objetos. “A percepção das pessoas é que o ambiente fica mais iluminado, permitindo visualizar melhor as pessoas e o paisagismo ao redor”, explica o diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins.
No projeto de iluminação do Barigui, serão iluminadas as pontes, o coreto atrás do Salão de Atos da Prefeitura, chaminé e os estacionamentos. Nas áreas edificadas, serão colocadas luminárias especiais, com luzes saindo do chão e direcionadas a detalhes da arquitetura. A iluminação do parque segue as diretrizes do novo Plano Diretor de Iluminação, em elaboração, que prevê mais eficiência, maior luminosidade e menor dispersão da luz.
Iluminação cênica - Os 13 pontos da cidade que vão ganhar iluminação cênica fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Parque Barigui; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Igreja do Carmo; Memorial Árabe; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro) e Teatro Paiol. Dois outros locais que têm iluminação cênica parcial receberão complementação: Paço Municipal e Parque Tanguá.
Este tipo de iluminação não é novidade na cidade, pois está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe e Parque Tanguá. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.
O trabalho está orçado em R$ 3,3 milhões e será financiado com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), que é cobrada junto com a conta de luz e repassada à Prefeitura pela concessionária estadual de energia elétrica, a Copel. Além do custo de implantação dos projetos nos 13 locais, a instalação da iluminação cênica tem um custo adicional de R$ 2,3 milhões, referente à aquisição de material (incluindo as lâmpadas especiais).


fonte: PMC

Nenhum comentário: