terça-feira, 30 de novembro de 2010

Afinal, o que é a meditação

Dhyána é uma técnica ancestral utilizada no Método DeRose para que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, que está acima da mente, o intuicional. Essa técnica é bastante conhecida como meditação, embora esse termo não seja exato. O dicionário define meditar como pensar, refletir sobre algo. Mas para fazer com que a consciência flua pelo veículo intuicional é preciso neutralizar o organismo mental, ou seja, parar de pensar. Praticamente o mundo todo, inclusive a Índia, chama de meditação (pensar, refletir) a técnica que consiste em parar de pensar!

Esse estado de consciência (dhyána) é, na verdade, um tipo de intuição. A intuição é como um flash de uma câmera fotográfica que ocorre em uma fração de segundos. Mas com a prática constante e diligente é possivel desenvolver uma outra forma de intuição que se manifesta como o flash de uma filmadora, que se acende e permanece aceso por um tempo maior. Dessa forma consegue-se manter a consciência fluindo voluntariamente por mais tempo.

Essa definição perfeita para o termo sânscrito dhyána é denominada intuição linear. Porém, não a utilizamos, já que ninguém (exceto você!) saberia a que queriamos nos referir. Portanto, vamos utilizar o termo meditação, que embora inexato, é aceito universalmente.

Mas por que precisamos parar de pensar para meditar?

No nosso estudo do fenômeno de consciência expandida, precisamos compreender que o ser humano é constituído por uma série de veículos ou corpos, com diferentes coeficientes de densidade. São eles: corpo físico, corpo emocional, corpo mental, corpo intuicional e outros.

No universo, sempre o mais denso eclipsa o mais sutil. Por exemplo, se olharmos para o céu durante o dia, não veremos as estrelas embora elas estejam lá. Isso porque a luz do sol (mais intensa) eclipsa a luz das estrelas (mais sutil).

Da mesma forma que ocorre com as estrelas e o sol, o corpo físico, por ser mais denso que o emocional, tende a eclipsar as emoções. Por exemplo, a prática de esportes onde o corpo físico solicita a atenção da consciência não é o momento ideal para desfrutar de um romance, uma atitude emocional. Se a consciência estiver fluindo pelo canal físico a manifestação das emoções fica comprometida. Da mesma forma que o corpo físico (mais denso) eclipsa o emocional (mais sutil), o emocional que é mais denso que o mental, eclipsa a mente. Tente por exemplo estudar quando estiver emocionado por paixão ou por ciúmes. Provavelmente não renderá muito naquela atividade intelectual, pois não há lucidez mental quando se está emocionado. E assim ocorre com o corpo mental (mais denso) eclipsando o intuicional (mais sutil), onde se processa a verdadeira meditação. Noutras palavras, se a mente não parar de pensar, a intuição não fluirá e a meditação não ocorrerá.

Na prática da meditação o que queremos é desligar os circuitos mais densos (físico, emocional, mental) e deixar a consciência fluir por um canal mais sutil, mais profundo, o intuicional. Quando aquietamos os canais mais densos e permanecemos sem bombear registros de fora pra dentro conseguimos inverter o fluxo da percepção e fazer aflorar o que está em nosso interior. É ai que ocorre o autoconhecimento!

Artigo enviado pelo Instrutor Driano Marsili
Instrutor do Método DeRose
driano@metododerose.org

sábado, 27 de novembro de 2010

4.º En­­contro Nacional de Miu­­ras no Parque Barigui

Neste final de semana acontece o 4.º En­­contro Nacional de Miu­­ras, no Parque Barigui, em Curi­­tiba. A programação começou na sexta, com um churrasco de recepção na Fundação Copel. No sábado, das 8h30 às 19 horas, os carros participantes fi­­­carão expostos em frente ao restaurante Maggiore, no Barigui. Às 20 ho­­ras, evento de premiação no restaurante Anda­­Luz, nas Mer­­cês. Domingo, a partir das 8h30, uma carreata de Miu­­ras seguirá com destino à Praça do Atlé­­tico, on­­de os esportivos na­­cio­­­­­­nais integrarão o tradicional encontro de veículos antigos até às 13 horas.
Mais informações: (41) 9982-7111 (Wando).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sexta Feira é dia de Yôga no Parque Barigui

Aulas Gratuitas de Yôga com o Instrutor Silvio Lopes no Parque Barigui

Só não aconteçe se chover! Dias: Segundas, Quartas e Sextas Feira
Sempre as 17:30 horas no Parque Barigui
Endereço: Avenida Cândido Hartmann, s/nº
Mercês, Curitiba / PR


O Instrutor Silvio Lopes é Amigo do Parque Barigui

• Instrutor de Yôga certificado pela Primeira Universidade de Yôga do Brasil, desde 2001
• Instrutor de Yôga certificado pela Universidade Lusófona de Portugal, de 2002 à 2005
• Instrutor de Yôga certificado pelo método Sádhana Yôga, desde 2007
• Personal Yôga• Instrutor de Yôga Laboral
Atualmente trabalhando em Curitiba, PR: - Companhia Athletica - Alongare

Experiências profissionais:

- Sádhana Yôga, 2007
- Cronologia histórica do Yôga (Lisboa – Portugal), 2004
- Dança de Shiva (Beja – Portugal), 2004
- Técnica corporal do Yôga
– Ásana (Tomar – Portugal), 2003
- Yôga avançado (Porto – Portugal), 2003
- Técnica respiratória (Lisboa – Portugal), 2003
- Personal Yôga Training (Algarve – Portugal, Paris – França, Londres – Inglaterra)
Participações:

- Ministrou aulas de Yôga no “Yôga pela Paz” (Curitiba, PR), em 2009 e 2010
Contato:

Instrutor Silvio Lopes
Fones: (41) 9918-1890 ou 9918-1890
Para informações sobre o Sádhana Yôga telefone ou envie mensagens para: Sádhana Yôga ॐ Shiva Hara Studio
Fones: (48) 9108-7273 - (41) 9119-6042 - (41) 9133-1815

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BPTran recolhe 40 veículos irregulares durante operação na região do Parque Barigui

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) desenvolveu operação de fiscalização na Avenida Candido Hartmann, no sentido para Santa Felicidade e no sentido Mercês, na região próxima ao Parque Barigui. Das 13h30 às 20h, foram abordadas 165 pessoas e fiscalizados 134 veículos, dos quais 52 foram notificados e 40 recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran/PR).

No local foram abordados diversos veículos, e os que apresentaram maior desacordo com a legislação foram motocicletas, ora a moto com irregularidade, ora o condutor com falta de documentação necessária para conduzir este tipo de veículo. “A operação teve o objetivo de coibir as infrações de trânsito, principalmente no tocante as pessoas não habilitadas, problemas de embriaguez e demais infrações. Foi uma ação em decorrência de uma demanda da própria comunidade”, explica o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza.

O destaque da operação foi a quantidade de pessoas não habilitadas (13), ou seja, foram encontrados 04 menores conduzindo veículos três pessoas que dirigiam sob a influencia de álcool. Além disso, os policiais atuantes na fiscalização ainda notificaram dois condutores que estavam com os carros sem placas, 31 com veículos não licenciados, e 09 com alterações nas características dos veículos.

Outras 11 autuações aconteceram devido a falta, defeito ou ineficiência em equipamentos obrigatórios no automóvel, 08 veículos porque continham equipamentos ou acessórios proibidos, 12 condutores autuados por não portar documentos exigidos por lei, outras 12 pessoas, que permitiram que alguém não habilitado conduzisse seu veículo, também foram autuados, além de outros 03 motoristas serem multados por possuírem descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante em veículo.

“A operação teve uma aceitação muito positiva da comunidade local, que aceitou a ação. A polícia recebeu vários elogios por parte dos moradores da região, referente a essa atuação da PM, que estava dando uma resposta àquela comunidade”, ressalta o coronel Mattos.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública - SESP
Texto: Marcia Santos / PM - Fotos: Divulgação SESP

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festa de Santa Rita no Parque Barigui

Com mais de 200 estandes o evento é uma opção para comprar presentes de Natal e praticar solidariedade.
A 28ª edição da Festa de Santa Rita será realizada no final de novembro no Parque Barigui em Curitiba.  Nos dias 26, 27 e 28 deste mês a comemoração, que já é uma tradição curitibana de diversão, boas compras, gastronomia e solidariedade, deve movimentar milhares de pessoas em torno de mais de 200 bazares.
Promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, a festa reúne voluntários de dezenas de entidades filantrópicas, que vendem seus produtos no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. Com produtos diversos, a arrecadação é destinada a entidades de assistência às pessoas mais carentes, na grande Curitiba.
São opções de artesanato, moda, brinquedos, importados, enfeites natalinos, alimentos, doces caseiros, artigos para copa e cozinha, lingeries, louças e cerâmicas, tapeçarias, bijuterias e semijóias, crochês e bordados, enxovais de bebê entre outras atrações dos três dias da Festa. Além disso, mais de 20 restaurantes e 30 lanchonetes compõem a Praça de Alimentação, para atender aos visitantes, que ainda poderão acompanhar shows musicais. O estacionamento é amplo e gratuito e a entrada na festa é franca.
Serviço:
Festa de Santa Rita
Data: de 26/11 a 28/11/2010
Horário: 26/11 (das 14h às 22h) e 27 e 28/11 (das 10h às 22h)
Local: Pavilhão do Parque Barigui
Endereço: Rodovia do Café, km 0 - Fone: (41) 3335-7792
Informações: (41) 3253-1253/9972-3161
Entrada franca

domingo, 21 de novembro de 2010

Flexões de Braço na Barra Fixa

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI - I TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI
DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2010 DAS 10 ÁS 12:00 HORAS NAS BARRAS DO PARQUE!!!

DICAS PARA SUA PREPARAÇÃO
O treino na barra fixa na musculação é um dos exercícios mais completos que pode ser feito para desenvolver os músculos das costas, braços, pescoço e tórax.

Tais exercícios têm a vantagem de que não é necessário ir para a academia para fazê-los, basta ter uma barra horizontal um pouco alta, onde podemos nos pendurar e fazer os movimentos.

Estão disponíveis no mercado vários modelos de barra fixa e removível que pode ser facilmente instalado em casa, para que possamos, no conforto do lar incluir este exercício na rotina diária de treinamento.

Implementação

Pendurado na barra com as mãos bem afastados, inspira e levante o corpo para quase a tocar na barra com o queixo. Se a pegada pegada for diferente é a parte de traz do pescoço que encostará na barra.

Este exercício exige muita força, há duas maneiras de fazê-lo:

1 . Em uma máquina específica ajustando o peso.

2 . Com a ajuda de um parceiro. Pendurando-se na barra fixa e com os joelhos dobrados o seu parceiro segura (apoiando) os seus pés para que com a ajuda das suas próprias pernas possa o impulsionar para cima caso não haja força o suficiente nos braços.

Para os mais avançados que já possuem bastante força nos músculos das costas, pode acrescentar mais peso com halteres ao redor da cintura, recomendamos que seja colocado faixas nos punhos para evitar sobrecarga nos pulsos e antebraços.

A separação das mãos pode ser extendida ou reduzida para que se trabalhe cada grupo muscular, a variação mais comum é posicionar os braços na largura dos ombros.

Músculos envolvidos

Grande dorsal, redondo maior, bíceps braquial, trapézio, rombóides, braquiorradial, músculo peitoral maior, peitoral menor.

sábado, 20 de novembro de 2010

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI - I TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI


I TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI


O EVENTO

O I TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI é um evento sem fins lucrativos, organizado para promover a prática de exercícios e a consequente melhoria do padrão de vida.

DATA E LOCAL

Será realizado no dia 18/12/2010, sábado, das 10 às 12 horas nas barras fixas do Parque Barigui, ao lado do estacionamento da Casa Amarela, com entrada pela Rua Cândido Hartmann, no Parque Barigui, em Curitiba/PR.

O Evento é aberto a todos os Amigos e Freqüentadores do Parque Barigui.

INSCRIÇÃO

A inscrição é GRATUITA e será realizada na hora do evento, no mesmo local, onde o atleta assinará um Termo de Responsabilidade sobre suas condições físicas bem como com a autorização de uso de sua imagem.


ATENÇÃO:

ESTE TORNEIO TERÁ UM LIMITE MÁXIMO DE 80 INSCRIÇÕES!


REGRAS GERAIS

1) Será considerado vencedor o competidor que realizar o maior número de barras fixas no período contínuo de 1 minuto.

2) O torneio terá inicio com a categoria feminina, seguida pela categoria masculina na ordem da realização da inscrição.

3) Os participantes devem chegar no mínimo 30 minutos antes do horário do início da prova.

4) O participante será eliminado do torneio se tiver atitudes impróprias como: ofender ou agredir quaisquer participantes ou juízes da prova, tumultuar o torneio.

5) Cada competidor poderá realizar a prova somente uma vez no torneio, ou a critério dos juízes.

6) O torneio contará com dois juízes que avaliarão a aderência da execução das barras de cada competidor às regras aqui descritas.

7) Em caso de chuva, o torneio será adiado.



R E G R A S DE EXECUÇÃO

1) O competidor poderá utilizar a pegada que desejar:
- Supinada: palmas das mãos por baixo da barra.
- Pronada: palmas das mãos por cima da barra.

2) Ambas as mãos devem utilizar a mesma pegada.

3) O competidor poderá utilizar a abertura de braços que desejar.

4) O competidor poderá descer da barra para descansar tantas vezes quanto desejar, sendo que o período de descanso será descontado do período de 1 minuto que o competidor tem para realizar a prova. Ou seja, a prova pode ser realizada em séries, sendo que o relógio não pára no período de descanso ou execução das séries.

5) Se o competidor realizar a prova em séries, a mesma pegada deve ser utilizada em todas as séries.

6) O competidor não poderá utilizar movimentos de perna ou cintura para impulsionar a execução do movimento. Pernas e cintura devem permanecer estáticas durante a execução do exercício.

7) No início da execução de cada série, o corpo do competidor deverá estar em suspensão e imóvel, não sendo permitido qualquer impulso inicial.

8) A execução de cada barra deve ser feita da seguinte forma: o competidor inicia suspenso na barra, na posição em baixo, com os braços completamente esticados; em seguida, o competidor flexiona os braços até que o queixo esteja acima do nível da barra; finalmente, o competidor retorna à posição “em baixo” com os braços completamente esticados.

9) Qualquer execução de barra que não siga as regras aqui descritas será descontada do total realizado pelo competidor, a critério dos juízes.

CATEGORIAS

O torneio será dividido em duas categorias: CATEGORIA FEMININA E CATEGORIA MASCULINA.

Não haverá distinção de peso ou idade dos atletas entre as categorias.


VESTIMENTA

Roupas adequadas à prática de atividade física, como: shorts ou calça de agasalho, camiseta e tênis.

PREMIAÇÃO

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com medalhas e/ou troféus de 1º, 2º e 3º lugares.

Haverá ainda premiação em medalha de participação para os sete seguintes melhores atletas de cada categoria.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

No momento da inscrição, o atleta assinará uma declaração (Termo de Responsabilidade) de que:

1) Disputa a prova por livre e espontânea vontade, isentando de quaisquer responsabilidades os organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, em nome dele - atleta - e de seus herdeiros.

2) Está saudável e treinou apropriadamente para a prova.

3) Está ciente de que devem consultar médico e professor de Educação Física, especializado em preparar atletas para competições, em especial, exercícios em barra fixa.

4) Isenta organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores de quaisquer responsabilidades sobre os objetos deixados por ele no entorno das barras durante a sua participação no torneio.

5) Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidades legítimas, de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet ou outros meios eletrônicos.

6) Estar ciente deste regulamento que está disponível no blog dos Amigos do Parque Barigui – www.amigosdoparquebarigui.blogspot.com.

7) Para participar, é imprescindível que o atleta esteja inscrito oficialmente. Os atletas que não preencherem o Termo de Responsabilidade no dia do não serão autorizados a participar da prova.

PROGRAMAÇÃO EXTRA

Durante todo o período do evento serão oferecidas ao público participante aulas de alongamento, ginástica localizada, ginástica lúdica, relaxamento, yôga e atividades recreativas, sempre supervisionadas por instrutores e educadores físicos.

Todas as informações sobre o I TORNEIO DE BARRAS FIXA DO PARQUE BARIGUI, estarão disponíveis neste blog.



Qualquer item que por ventura não conste neste Regulamento deverá ser consultado junto à Organização do Evento para avaliação e/ou explicação e/ou tomada de decisão por esta.

AMIGOS DO PARQUE BARIGUI

Criado o Instituto Paz no Trânsito de Curitiba


Curitiba já conta com o Instituto Paz no Trânsito, fundado neste sábado, dia 20, em solenidade no Memorial das Vítimas do Trânsito, no Parque Barigui.
Idelizado pelo casal Christiane e Gilmar Yared, que perdeu o filho, Gilmar Rafael, no acidente provocado por um motorista embrigado e que dirigia em alta velocidade.
Depois do acidente, Christiane, pastora evangélica, foi procurada por mães que também tiveram seus filhos mortos de forma violenta no trânsito de Curitiba. Formou-se um grupo que passou a se reunir periodicamente. Hoje já são mais de 130 pessoas envolvidas. E agora com a criação do Instituto, outros setores da sociedade começam a se engajar no movimento que possui o site http://www.institutopaznotransito.com.br/
O Instituto Paz no Trânsito nasce para apoiar as famílias de vítimas da violência no trânsito. A ONG é composta por profissionais de diversas áreas de atuação.

Fonte: Blog do Osni Gomes

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dicas de Exercícios com Elásticos Extensores | Mariana Dib

Um dos aparelhos mais caros das academias é a Polia, elíptica ou oval, responsável pelo trabalho de resistência progressiva, que consiste na busca pela melhora da aptidão física em geral.

Os tubos elásticos, portáteis e muito mais baratos que as polias, também podem ser utilizados para esse tipo de exercício. O equipamento ganhou popularidade pelos seus resultados na área de estética, no Pilates e em aulas localizadas, e na área de fisioterapia, onde auxiliava na recuperação de lesões.

São três tubos elásticos, divididos por níveis: amarelo (mais fácil); verde (médio) e vermelho (difícil). Eles ainda podem ser combinados para aumentar os níveis de dificuldade e se encaixar no perfil dos praticantes.


Vejamos alguns benefícios dos exercícios feitos com elásticos:


  • A execução dos movimentos exige um maior reagrupamento de fibras musculares, o que resulta na queima de boa quantidade de calorias.
  • Como todo exercício aeróbio, auxilia na melhora do sistema circulatório, reduz os níveis de stress, melhora o sono e evita a obesidade.
  • Gera fortalecimento muscular, tanto hipertrofia quanto maior resistência, resultando em consistentes melhoras no condicionamento físico e em maior resistência contra lesões.
  • Os praticantes têm uma significativa melhora na coordenação motora, na mobilidade e apresentam maior flexibilidade.
  • Pode ser utilizado para tratamentos físicos pós-cirurgicos.

Para que os exercícios com elásticos gerem resultados ainda mais positivos, não se esqueça de combiná-los com uma alimentação saudável e consultar um profissional de educação física que oriente suas atividades.

Mariana Dib

Ensinando a arte de cuidar do corpo

Não é a toa que Mariana Dib é hoje um dos maiores nomes do fitness brasileiro. Personal trainer e apresentadora de TV, ela descobriu logo cedo o que faria pelo resto da vida. Com 5 anos de idade, começou a fazer aulas de balé e se encantou pela dança e pelo esporte. Ainda nova entrou para um grupo de dança, onde permaneceu até os 15 anos, se apresentando pelos principais festivais do país, dançando jazz e sapateado.

Aos 16 anos entrou em uma academia de ginástica. Foi paixão à primeira vista. Decidiu cursar Educação Física, onde se formou pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Com 17 anos já começou a fazer estágio, dando aulas em umas das principais academias de Ribeirão Preto, a Esporte e Cia, cidade onde morou até a graduação. Nesta época fez alguns cursos de especialização na área, como personal trainer, ginástica localizada, hidroginástica, dança e musculação avançada.

Em 2000 recebeu um convite para ter um programa de ginástica na antiga Rede Mulher (hoje Record News). Seu primeiro programa foi o Personal Trainer, que durou 4 anos, e registrava excelentes índices de audiência. Apresentou em 2004 o programa ‘Qualidade De Vida’ com Cintia Maggi e Miriam Sobral, outro programa da casa. Ainda neste mesmo ano apresentou o quadro Fala Saúde, dentro do jornal Fala Brasil, da Rede Record de Televisão.

E não pára por aí! Mariana também já passou pelo rádio. Ao lado do locutor Aldrin Mazzei, apresentou o programa Ele disse Ela disse, na Metropolitana FM-SP.

Ao longo da carreira, participou de algumas campanhas e parcerias, com destaque para as que fez com a Bio Ritmo, Nutrilatina, Fitland, e a Cepall Fitness, pela qual lançou em 2004 seu DVD “Mexa-se - Segredos da Boa Forma com Mariana Dib”, além de uma linha de produtos de fitness e musculação.

De 2002 a 2005 trabalhou na Bio Ritmo, umas das maiores redes de academia do país.
Decidindo especializar-se em pilates, fez em 2005 alguns cursos da área, como o da Metacorpus (aparelhos e solo), sttot pilates (solo), Cgpa (hérnia de disco) e bola. Naquele mesmo ano, entrou para a academia Clube 3, na qual até hoje ministra aulas de pilates, abdômen, alongamento e personal trainer.

Atualmente ela apresenta o quadro Emforma às sextas no programa A Tarde é Show com Nani Venâncio exibido pela Rede Brasil, canal 59 UHF,que vai ao ar a partir das 16h00 e pelo site http://www.rbtv.com.br/ ao vivo, além de trabalhar em parceria com o médico Dr. Maurício Hirata, atendendo seus pacientes com aulas personalizadas de pilates e musculação.

E ela ainda encontra tempo para promover a arte do fitness em feiras, convenções, eventos de saúde e qualidade de vida, onde dá aulas de ginástica localizada, pilates e alongamentos para quem quer cuidar melhor do corpo.

Recentemente abriu seu estudio de pilates na academia clube 3


Fonte: Site da Mariana Dib - http://marianadib.com.br
Foto: Serapião para ensaio da Academia Bio Ritmo – http://www.bioritmo.com.br/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Acidente no Parque Barigui deixa um morto e cinco feridos

Polícia encontrou bebida em carro ocupado por jovens

Um acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (15) no Parque Barigui deixou um jovem morto e outros cinco feridos. Um veículo Gol bateu contra um poste e Ricardo Fernando de Souza, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos. Os outros cinco ocupantes do carro, entre 18 e 20 anos, sofreram ferimentos, mas nenhum outro com gravidade. Os policiais que atnederam ao acidente encontraram latas e garrafas de cerveja dentro do carro.

Um vigilante do parque disse que o carro trafegava em alta velocidade no momento do acidente. A colisão ocorreu perto das churrasqueiras que ficam próximas às lanchonetes do parque.

domingo, 14 de novembro de 2010

Guarda e PM fazem ação integrada no Parque Barigui

A medida visa garantir a tranquilidade dos frequentadores e moradores do Parque Barigui

A Guarda Civil e a Polícia Militar fazem, neste domingo (14), a partir das 14 horas, no Parque Barigui, uma ação integrada de segurança para garantir a tranquilidade dos frequentadores e moradores da região. Nos domingos de sol e calor, em média, cerca de 40 mil pessoas circulam no Parque Barigui e excessos podem acontecer. A medida educativa se repetirá na segunda-feira (15) feriado da Proclamação da República. A ação integrada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social, que convocou uma reunião de planejamento na última terça-feira (9).
O secretário de Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, explica a importância deste trabalho com a Polícia Militar. É fundamental que as forças de segurança estejam unidas para garantir ainda mais tranquilidade para a população. Com o início do horário de verão e dos dias de calor, percebemos o aumento da demanda no Barigui. Assim, a Secretaria decidiu convocar a PM para estudar possíveis medidas educativas, diz.
A ação integrada se repetirá nos próximos finais de semana e dias de grande circulação nos parques da capital. Tanto a Guarda quanto a PM atuarão para manter a ordem e o evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A Diretoria de Trânsito (Diretran) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) serão responsáveis pela fiscalização de possíveis irregularidades de motoristas.
Para evitar transtornos, as ruas que dão acesso ao parque serão fechadas para os automóveis. Apenas os moradores cadastrados pela Diretran terão acesso liberado. Na ação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente cuidará das questões relacionadas à poluição sonora.


Poluição sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente causada por puro ou conjugação de sons, admitíveis ou não, que direta ou indiretamente seja nociva a saúde, segurança e ao bem.
Cada som tem um significado específico conforme as espécies de seres vivos que os emitem ou que conseguem percebê-los. Os seres humanos, além dos sons que produzem para se comunicar e se relacionar, como as palmas, voz, assobios e passos, também produzem outros tipos de sons, decorrentes de sua ação de transformação dos elementos naturais. estar da coletividade.
Somente depois que o homem se tornou gregário e desenvolveu suas qualidades criadoras, é que o ruído se transformou de aliado, nos primórdios da Civilização, em inimigo, nos últimos tempos.
O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã do prosseguir, melhorando as condições de vida do Ser Humano, a indústria em desenvolvimento constante, trouxe consigo o ruído intensivo e nocivo, intoxicando-nos aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.
Há cerca de 2500 anos a humanidade conhece os efeitos prejudiciais do ruído à saúde. Existem textos relatando a surdez dos moradores que viviam próximos às cataratas do Rio Nilo, no antigo Egito. O desenvolvimento da indústria e o surgimento dos grandes centros urbanos acabou com o silêncio de boa parte do planeta.

A capacidade auditiva de um indivíduo pode limitar-se a 60%. Todavia, por ser ele ainda capaz de ouvir a própria voz e certos barulhos rotineiros, não se preocupa com a surdez. A perda total de audição pode acontecer se a pessoa fica sujeita diariamente, durante 8 horas seguidas, a sons com intensidade superior a 85 dB, como os registradores em discotecas fábricas de armamentos e aeroportos. O ruído de 140 dB pode destruir totalmente o tímpano, provocando o que se denomina “estouro do tímpano”.
Quando o nível de ruído atinge 100 dB pode causar o “trauma auditivo” e a conseqüente surdez. Ao nível de 120 dB, além de lesar o nervo auditivo, provocam no mínimo, zumbido constante nos ouvidos, tonturas e aumento do nervosismo.
Graus de poluição sonora
* Ruído com intensidade de até 55 dB não causa nenhum problema;
* Ruídos de 56 dB a 75 dB pode incomodar, embora sem causar malefícios à saúde;
* Ruídos de 76 dB a 85 dB pode afetar a saúde, e acima dos 85 dB a saúde será afetada, a depender do tempo da exposição. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia com ruídos de 85 dB terá, fatalmente, após 2 anos problemas auditivos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

3° Encontro Brasil Hot Rods – Parque Barigui dias 13 e 14 de Novembro


Em 2010 o Encontro Brasil de Hot Rods Curitiba Roadsters declara sua independência, uma vez que nas edições anteriores sua realização só foi possivel através da parceria com outros eventos.Neste ano, demonstrando evolução, um grupo de associados do Clube Curitiba Roadsters e integrantes da Confraria do Hot resolveram inovar, buscando o desafio de viabilizar o seu evento próprio.
Esta terceira edição do Encontro Brasil de Hot Roads Curitiba, o Parque Barigui, tradicional centro de lazer muito freqüentado pela população da capital paranaense, tamanho o seu espaço contendo áreas verdes, pistas de caminhada, bosques, churrasqueiras e o Pavilhão de Exposições Parque Barigui, espaço este que oferece uma excelente infra-estrutura para a realização de eventos, feiras e atividades culturais.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tudo pronto para o 3º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rods


Com ingresso diário a R$ 10,00, o 3º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rods promete movimentar o Parque Barigui, em Curitiba, neste fim de semana (13 e 14 de novembro). Dentro do pavilhão de 10 mil metros quadrados serão 200 carros antigos, com modelos vindos em carreata de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e dois transportados da Argentina, que serão expostos junto com 40 marcas do segmento hot, que prometem apresentar as últimas novidades do mercado. Cerca de 10 mil miniaturas espalhadas em três estandes também vão dividir a atenção do público de 20 mil pessoas que deve visitar a exposição.

“Curitiba é considerada a capital Hot Rods do Brasil e nada melhor que fazer um evento no Barigui, a praia dos curitibanos. Essa edição será especial. Em 2010 o evento declara sua independência, já que em anos anteriores os carros antigos faziam parte de outros eventos. Nesse novo formato eles são a principal a atração”, declara o organizador do evento, Rafael Casagrande, diretor da P1 MKT/COM. O encontro é uma promoção da Confraria do Hot e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Curitiba Roadsters, tradicional clube que reúne apaixonados por carros antigos na capital paranaense.

Outro apaixonado por máquinas que ficou surpreso com o evento foi o designer norte-americano Chip Foose. “Ele conhecia apenas outro evento do segmento em São Paulo, mas ficou admirado quando falei para ele que o evento hot em Curitiba iria reunir 200 máquinas”, disse Casagrande, que encontrou o designer na semana passada, em Las Vegas, durante o Sema Show, a maior feira de peças e equipamentos para performance e customização do mundo.

As inscrições para expor os carros no Encontro vão até o dia do evento, custam R$ 80,00, e podem ser feitas através do http://www.encontrobrasilhotrods.com.br/. Cada veículo inscrito terá direito a 1 kit de participação (com duas credenciais, uma camiseta promocional do evento, um troféu e uma placa de identificação do veículo). Outras notícias no http://www.encontrobrasilhotrods.com.br/blog/

Serviço:

Data: 13 e 14 de novembro
Horário: Sábado das 10h às 21h / Domingo das 10h às 20h
Local: O Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi - Rodovia do Café, KM 0 – BR 277, em Curitiba/PR.
Ingresso: R$ 10,00 por dia / R$ 15,00 nos dois dias do evento

terça-feira, 9 de novembro de 2010

AULAS GRATUITAS DE YÔGA NO PARQUE BARIGUI


Aulas Gratuitas de Yôga com Silvio Lopes

Só não rola se chover!

Dias: Seg Qua e Sexàs 17:30

Local:Parque Barigui

Endereço:Avenida Cândido Hartmann, s/nºMercês, Curitiba / PR

NOVA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO PARQUE BARIGUI

Aumentou o número de postes e quantidade de luminárias.
Pontes, Salão de Atos e chaminé terão iluminação cênica.
A Prefeitura está instalando a nova iluminação pública no parque Barigui, que permitirá a prática esportiva noturna nas pistas de ginástica e nas quadras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está instalando mais 90 postes e trocando 240 luminárias ao redor do lago e perto da chaminé.
“É uma iluminação especial, que permitirá que façam atividade física no parque, com mais segurança”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.
A troca de iluminação do Barigui faz parte do pacote de 13 pontos da cidade que vão ganhar iluminação cênica, para atrair mais turistas na cidade. Este tipo de iluminação usa o mesmo princípio de luz e sombra utilizadas nos teatros para compor o cenário. No Barigui, serão usadas lâmpadas especiais, de vapor metálico, que produzem luz branca. Este tipo de luz valoriza as cores e dá melhor definição aos objetos. “A percepção das pessoas é que o ambiente fica mais iluminado, permitindo visualizar melhor as pessoas e o paisagismo ao redor”, explica o diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins.
No projeto de iluminação do Barigui, serão iluminadas as pontes, o coreto atrás do Salão de Atos da Prefeitura, chaminé e os estacionamentos. Nas áreas edificadas, serão colocadas luminárias especiais, com luzes saindo do chão e direcionadas a detalhes da arquitetura. A iluminação do parque segue as diretrizes do novo Plano Diretor de Iluminação, em elaboração, que prevê mais eficiência, maior luminosidade e menor dispersão da luz.
Iluminação cênica - Os 13 pontos da cidade que vão ganhar iluminação cênica fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Parque Barigui; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Igreja do Carmo; Memorial Árabe; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro) e Teatro Paiol. Dois outros locais que têm iluminação cênica parcial receberão complementação: Paço Municipal e Parque Tanguá.
Este tipo de iluminação não é novidade na cidade, pois está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe e Parque Tanguá. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.
O trabalho está orçado em R$ 3,3 milhões e será financiado com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), que é cobrada junto com a conta de luz e repassada à Prefeitura pela concessionária estadual de energia elétrica, a Copel. Além do custo de implantação dos projetos nos 13 locais, a instalação da iluminação cênica tem um custo adicional de R$ 2,3 milhões, referente à aquisição de material (incluindo as lâmpadas especiais).


fonte: PMC

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIANA DANIEL É AMIGA DO PARQUE BARIGUI

A Amiga do Parque Barigui Diana Daniel (cantora soprano), André Dequech (pianista), William Galison (gaitista) e Djordje Nesic (Pianista) irão se apresentar nesta sexta feira dia 05 de novembro em um dos principais palcos do mundo 0 Carnegie Hall em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Com o título de "Rota para o Brasil", com obras de Villa-Lobos, Ernani Braga, de Henrique de Curitiba, Guarnieri, Ursula Kwong-Brown, André Dequech e Santoroat Claudio.

A produção é de sua mãe e empresária Mirna Dequech Seleme. A soprano Diana Daniel, que nasceu em Curitiba, no Brasil e estudou violino (desde seus três anos de idade) e mais tarde começou a estudar voz com famosa Denise Sartori. Diana deixou o Brasil para buscar uma graduação em voz no Conservatório de Boston, onde começou como uma mezzo e estudou com Marilyn Bulli. No TBC, cantou vários papéis de ópera parcial e total, incluindo Ankhesenpaaten em Akhnaten de Philip Glass, Hermia em A Midsummer Night's Dream, Ottavia em L'Incoronazione di Poppea, e Cherubino em Le Nozze di Figaro. Ao longo dos anos Diana periodicamente retornou à sua cidade natal, para executar em uma variedade de locais. No Teatro Guaíra cantou o papel de Chip em Chip Menotti ópera infantil e seu cão, Zerlina em Don Giovanni, Flora, em La Traviata, e de Virgínia na estréia mundial do contemporâneo Jaime Zenamon da ópera O Fantasma de Canterville, trabalhando com o maestro Alessandro Sangiorgi e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Na Capela Santa Maria cantou Lucy in The Telephone e Laetitia em The Maid Velha eo Ladrão, e também se apresentou em um recital com o Salzburg Chamber Soloists Trio. Outras aparições incluem um recital com a Orquestra de Câmara da PUC, no Teatro da PUC, e um recital a solo no Teatro HSBC. Em 2007, Diana iniciou sua graduação no Royal College of Music, em Londres, onde estudou com Eiddwen Harrhy. Em Londres ela explorado música contemporânea, realizando Bouchara Claude Vivier em um concerto Novas Perspectivas na RCM, e Lenore Fernando Covello está no National Portrait Gallery. Durante o Festival de Londres 2008 Handel, ela cantou o papel de Cleofe em La Resurrezione, para que seu canto foi considerado "excelente" no The Independent. Naquele mesmo ano, ela teve sua estréia como Zulma italiano em L'Rossini Italiana in Algeri, no Teatro Comunale di Adria. Diana Daniel em suas passagens por Curitiba exercita-se no Parque Barigui.

Serviço:

Rota para o Brasil
Dia 05/11/2010 ás 20:00 hs
Um projeto de lei de casal do século 20 e da música clássica contemporânea brasileira com a cantora DIANA DANIEL e o pianista André Dequech.
Com o pianista Djordjie Nesic e gaitista William Gallison.
Carnegie Hall, Rua 57 e Sétima Avenida, Nova Iorque NY