segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Gestores discutem avanços do ensino público

Os diretores e pedagogos das 179 escolas municipais se reúnem nesta semana para discutir ações do ensino fundamental, o calendário de eventos do segundo semestre de 2010 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Curitiba. O encontro começou nesta segunda-feira (16), no Salão de Atos do Parque Barigüi, com a presença da secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. Amanhã, uma nova turma discutirá os temas a partir das 8h, no mesmo local.
"Esse encontro é uma oportunidade de mobilizar uma equipe de servidores que trabalha com empenho pela melhoraria da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais", disse Eleonora.
"Nossa trajetória é de crescimento e devemos sempre trabalhar de forma rigorosa, enérgica, para mantermos os bons índices que Curitiba vem tendo na educação. Cada vez mais se estabelece um olhar atento, de todo o País, sobre tudo o que acontece aqui".
Neste ano, pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.
A cidade obteve 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série). A nota de Curitiba ficou acima da média nacional de 4,6 e vem crescendo a cada avaliação. Em 2007, Curitiba teve índice de 5,1, e em 2005, de 4,7.
"Além de ter o melhor Ideb, Curitiba também se destaca por ser uma das cidades do Brasil que consegue ter uma rede equânime, que oferece qualidade de ensino semelhante, independente da escola onde o aluno esteja matriculado", afirmou Eleonora.
Boa escola - A secretária também falou sobre os diversos fatores que contribuem para a qualidade da escola, como a relação com a comunidade, infraestrutura, bibliotecas e laboratórios de informática, o capital humano e o projeto pedagógico.
Eleonora ressaltou o aumento no número de contratações de profissionais por concurso público para trabalhar nas creches e escolas municipais. De 2005 a junho de 2010 foram contratados 7.860 professores, educadores, auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos.
"Temos três novas escolas em construção, mas tão importante quanto aumentarmos o número de vagas é oferecermos vagas com qualidade", afirmou. "Para isso, temos uma excelente equipe".
Os profissionais também comemoraram o bom desempenho da Rede de Bibliotecas Escolares e do programa Comunidade Escola, que completou cinco anos no sábado (14). Hoje, 86 unidades de ensino integram o programa, que oferece atividades educativas, de lazer e culturais para a comunidade nas escolas, nos fins de semana. Em seguida, os participantes assistiram às palestras Progressão Continuada no Ensino Fundamental de Curitiba, com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da secretaria, Nara Salamunes, e Pensamento e Ação no Ensino, com Egidio, Guilherme e Berenice Romanelli, especialistas em criatividade na educação.
Fonte: PMC

Nenhum comentário: