sexta-feira, 2 de abril de 2010

História do Skate

O skate surgiu nos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos, inventado por surfistas como uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape, e criaram, assim, o skate.

Apesar do equipamento precário, o esporte conquistou logo os jovens, que se tornariam os primeiro skatistas. Em 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos.Nos anos 90, o esporte se consolidou e surgiu o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk. O atleta revolucionou o skate com seus aéreos e flips e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras são até hoje espelho para os principais skatistas e seu nome já é tema de jogo de vídeo-game.


Sandro "Mineirinho" Dias - Foto: Divulgação

Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a marioria dos campeonatos. O Brasil conta com dois grandes nomes de destaque: Sandro "Mineirinho" Dias e Bob Burnquist. O tetracampeão mundial Mineirinho é considerado o rei do 540, e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Bob Burnquist nasceu no Brasil, mas mudou-se aos 13 anos para os Estados Unidos buscando se profissionalizar no skate. O auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Circuito Mundial de Skate.

O brasileiro Bob Burnquist conquistou o bicampeonato na Mega Rampa, montada em São Paulo. O australiano Jake Brown ficou em segundo e o norte-americano Adam Taylor o terceiro. 27/9/09 - Foto de Tiago Queiroz/AE

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado há 16 anos e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate). O Circuito Mundial é organizado pela WCS (World Cup of Skateboarding) e conta com um calendário com provas que passam por países como Canadá, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Brasil.


Rodil Ferrugem é Amigo do Parque Barigui

O Curitibano e Amigo do Parque Barigui, Rodil Jr, o “Ferrugem”, é bicampeão mundial, bicampeão americano, 10 vezes campeão brasileiro e é o maior medalhista do país na categoria Skate Street.

Rodil Ferrugem é um dos nomes mais importantes do street skate brasileiro. Para os que não sabem que categoria é essa, ele mesmo explica. “São obstáculos urbanos, obstáculos que simulam escadas, corrimão, e assim por diante. Muito diferente do vertical, aquela pista em formato de U”, falou.

E agora para quem não conhece o Ferrugem, ele também passa o seu currículo: “Eu sou deca campeão brasileiro, ou seja, 10 vezes campeão brasileiro do street style. Sou bi campeão mundial, e bi campeão americano”, contou.


“Muitos pensam que o skate é uma diversão, mas, na verdade, encaro como profissão, assim como muitos outros”, explicou Ferrugem. “Acabei de sair de uma apresentação do circuito pernambucano, e estou indo para as etapas do mundial, do brasileiro que seguem o ano inteiro. Na próxima semana, estarei nos Estados Unidos. No meio do mês estarei indo pra China”.


E Pernambuco, como anda? “Nós temos grandes talentos em Pernambuco. Nós temos Bob e Rafael, que são atletas da equipe principal, que antecedem ao profissional, e creio que esses atletas vão dar o que falar”, garantiu.


“Cara, desde pequeno vejo ele pela televisão. É um prazer imenso vê-lo aqui pessoalmente. Estou muito feliz”, falou o atendente de telemarketing, Erik Alves.


O Circuito Pernambucano, que teve apresentação de Ferrugem, ocorreu no fim de semana de 6 e 7 de março de 2010 em Escada, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Rafael Fernando foi o campeão.

Por: Redação – Fonte: G1 – Publicado em: 11.03.10

3 comentários:

Haroldo Schimidt disse...

Bem colocado a criação de uma pista no parque, uma que temos muitos feras no skt e em destaque o Rodil Ferrugem no street.

João Carlos Kiko disse...

Legal levar esta idéia a frente e vamos ter uma pista para pratica do street. Curitiba só tem fera e falou certo em mencionar o Ferrugem Rodil é um fenomeno em manobras, colecionador de titulos, anda muito é uma fábrica de manobras é sangue bom e curitibano.....

Kiko do surf

Ana(16anos) Arno(14nos) disse...

muito bom, assim posso ir ao parque com meus pais, enquanto eles dão sua caminhada eu ando de skt com meu irmão. Pista para street e uma mini rampa seria o ideal. Este site é demais.......
sou fã do Mineirinho no vertical e muito mais do Ferrugem no street ele é demaissss...

Ana e Arno
16anos 14anos