segunda-feira, 5 de abril de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A IRIDOLOGIA

O estudo da iris do olho de modo a diagnosticar doenças. A iridologia baseia-se na presunção de que cada orgão do corpo tem uma correspondência na iris e que se pode determinar se um orgão é ou não saudavel examinando a iris em vez do próprio orgão. A iridologia é praticada por um naturopata, um quiropata, um homeopata ou um acunpurista, não por um médico tradicional. Estes veem a iris como parte a do olho que regula a entrada da luz. A iris é a parte colorida do olho que tem uma abertura contrátil no centro, a pupila, que permite a entrada da luz até à lente que leva os raios de luz ao foco, formando uma imagem na retina onde a luz atinge rodes e cones, causando a estimulaçãodo nervo óptico e transmitindo impressões visuais ao cérebro. Médicos tradicionais tambem reconhecem que certos sintomas de doenças não oculares podem ser detectados por um exame aos olhos. Até podem reconhecer e achar divertido que Iris era a deusa grega que personificava o arco-iris.

A iridologia foi uma invenção de Ignatz Von Peczely, um médico hungaro do século 19. A história reza que teve a ideia para este meio de diagnóstico quando encontrou uma semelhança entre os olhos de um homem que tinha partido uma perna e os olhos de um mocho a quem ele tinha partido uma perna anos atrás. A semelhança era um traço escuro. A caçada começara. Peczely começou a documentar semelhanças entre as marcas nos olhos e as doenças dos seus pacientes. Outros sábios terminaram o mapa do olho. Um mapa tipico divide o olho em secções, usando a imagem da face de um relógio como base. Por exemplo, se quer saber o estado da glandula tiroidal de um paciente, não precisa de tocá-lo para sentir o aumento desta, nem de fazer análises. A unica coisa que tem a fazer é olhar a iris do olho direito por volta das 2h30 e a iris do olho esquerdo às nove e meia. Descoloração, traços, etc nessas partes dos olhos é aquilo com que tem de se preocupar, para saber o estado da tiróide. Para problemas com a vagina ou o pénis, olhe para as 5 horas do olho direito. E por aí fora. Um iridologista pode examinar com um mapa da iris, uma lupa e uma lanterna.

Há algum suporte cientifico para a iridologia? Não. Porque acreditam as pessoas? Talvez a resposta esteja na parte do olho que reflete a parte do cérebro que está ligada à parte da lógica que está relacionada com t evidências.


Disto isto, não devemos assumir que o estado do olho é irrelevante para o diagnóstico de doenças não ópticas. Contudo, reconhecer sintomas olhando os olhos não é o que a iridologia trata. A iridologia afirma que cada orgão tem a sua contrapartida no olho e que pode determinar o estado do orgão olhando um sector particular do olho. Oftalmologistas podem identificar problemas não oculares examinando os olhos. Se algo suspeito surge, o paciente é encaminhado para um especialista apropriado para exames.
O que é mais peculiar acerca da iris é que cada uma é absolutamente unica e imutável, pelo que se afirma que é uma melhor identificação do que as impressões digitais. Por outro lado, cada iris alegadamente muda com cada estado de cada orgão do corpo. Isto torna-a imutável e num estado de constante fluxo, uma união mágica dos mundos de Parmenides e Heraclito. Penso que isto prova o velho ditado que somos todos o mesmo, apenas diferentes.


Quer saber mais sobre a IRIDOLOGIA? O terapeuta e Amigo do Parque Barigui VANDERLEI GURGEL responderá suas perguntas. Envie um e-mail para iris_vag@yahoo.com.br ou ligue para (41) 9207 1716.

Nenhum comentário: