sábado, 24 de abril de 2010

Dicas para correr nas mais variadas temperaturas


O clima tem dado vários dribles nos corredores e está ainda mais difícil saber quando chove, faz frio ou calor. Por isso, vou dar dicas, caso você se depare com um dia chuvoso de treino e também adiantar algumas recomendações que daria somente na entrada do verão, em dezembro, mas como podemos sentir o calor já aparece por aí!

Se a temperatura estiver agradável e a chuva leve, sem raios, não há motivos para desistir do treino – até porque a sensação de correr na chuva é uma excelente terapia para a mente. Fique atento em que piso irá correr, pois o maior risco é cair. Com calçado adequado, opte pelo asfalto. Se você é da corrente que tem receio de “pegar um resfriado”, atente à vestimenta. Vista jaqueta impermeável, use boné para facilitar a visão e não esqueça de se hidratar - mesmo na chuva ocorre perda de líquidos através da transpiração. Ao terminar sua corrida, tome um banho quente, enxugue-se bem e vista-se o mais rápido possível.

Agora, se o tempo abrir, há algumas medidas que deve tomar para minimizar as consequências ao se correr no calor. Use roupas com tecidos sintéticos - jamais utilize algodão. Para se proteger dos raios solares, não se esqueça do boné, óculos escuros e protetor solar. Dessa maneira seu corpo terá uma equação perfeita: isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte da umidade e a sensação de conforto da pele.

Tenha mais cautela quando, além do calor, o dia estiver úmido. Correr nesse clima desfavorável é fator de risco real, portanto, minha sugestão é não treinar. A umidade aumenta o calor, o suor não evapora e a temperatura corporal sobe ainda mais.

Caso não siga essas “regrinhas”, seu corpo pode sofrer exaustão por calor, que é o super-aquecimento devido ao excesso de perda de água - em casos raros, por perda de sal. Os sintomas são: sede, dor de cabeça, tontura e até náusea e vômito. Nessa situação, pare de treinar e saia do sol. Tome água ou uma bebida isotônica. Se não se sentir melhor em 30 minutos, vá ao hospital. Tome cuidado, também, em ambientes fechados. Imagine várias pessoas correndo nas esteiras da academia? A temperatura aumenta e a eficácia da perda de calor do organismo diminui.

Como vemos, as condições climáticas são fatores determinantes na hora de correr. Ter equipamentos corretos de boa qualidade e bom senso para perceber se seu organismo sairá mais prejudicado do que beneficiado após o treino, com certeza você irá minimizar os riscos de uma corrida desastrosa.

Aulus Sellmer - Consultor Webrun da seção Dicas de Treinamento. É treinador de corrida, esportes de aventura e personal training. Atualmente é proprietário da assessoria esportiva 4any1, coordenador do departamento Outdoor da rede de academias Competition SP, e colaborador da Rádio Eldorado com boletins diários sobre qualidade de vida e atividade física Sites: www.4any1.com.br e www.twitter.com/aulussellmer
E-mail: aulus@4any1.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto !! ainda mais para nós curitibanos