domingo, 31 de maio de 2009

HIDRATAÇÃO: ÁGUA E ISOTÔNICOS

A realização de exercício físico eleva a temperatura corporal, resultando no suor. A sudorese regula a temperatura corporal através da eliminação de água e eletrólitos pelo organismo. Se estas perdas não forem repostas o indivíduo pode ficar desidratado e conseqüentemente ficar com fadiga, câimbras, diminuir o volume plasmático, diminuir a taxa de esvaziamento gástrico, aumentar a freqüência cardíaca, diminuir a performance, entre outros riscos a saúde. Por isso, é importantíssima a ingestão de líquidos antes, durante e após a atividade física.

A ingestão de líquidos diária deve ser de 2 L por dia, para quem pratica atividade física esta ingestão deve ser superior. A água é um líquido amplamente disponível que pode acabar com diversos problemas da desidratação. Apesar disso, estudos comprovam que o uso de Isotônicos podem melhorar o desempenho do praticante de atividade física.

Isotônico é uma mistura de líquido com carboidrato e eletrólitos. Esta combinação deve ser devidamente formulada para que seja eficiente. A bebida esportiva deve ter de 4 a 8% de carboidratos para fornecer energia e não atrapalhar o esvaziamento gástrico. Os eletrólitos (principalmente cloreto de sódio) permitem que a absorção de líquidos seja mais eficaz e repõem as perdas desses íons. O isotônico deve conter pelo menos 100 mg de sódio por 250 ml de líquido.
Vale ressaltar que as bebidas esportivas não são sucos e devem ser ingeridas apenas quando praticar atividade física acima de 30 minutos, senão a ingestão de água já será suficiente para se hidratar.



Fabíola Silva
Nutricionista e Personal Trainer
CRN-3985/PCREF-007123-G/PR

Nenhum comentário: