sábado, 9 de maio de 2009

A Fundação Cultural e a Aliança Francesa levam Arte para o Parque Barigui


Para abrir as comemorações o Ano da França em Curitiba, a Fundação Cultural e a Aliança Francesa, com o apoio do Consulado da França em São Paulo, promovem a Rua da França, projeto que levará aos curitibanos muito teatro, acrobacias, poesias e pintura no dia 9 de Maio.
Às 10 horas, na Rua XV de Novembro, a companhia francesa Les Souffleurs apresenta o “Comando Poétique, “assoprando” poesia no ouvido dos curitibanos. Por volta do meio-dia eles surpreenderão com seus poemas em português e francês os alunos da Aliança Francesa e os participantes de um grande festival gastronômico francês.


A apresentação se repete às 16 horas, no Parque Barigui.


A companhia Les Souffleurs é conhecida internacionalmente pela sua preciosa tentativa de desacelerar o mundo, inventando de maneira extraordinária um direito de irrupção poética dentro do espaço público, provocando emoções intensas e a surpresa para quem se deixa levar por esses artistas franceses para quem a doçura, o silêncio e a palavra humana são as armas suaves contra a excitação impiedosa do mundo moderno.

Às 11 horas e às 16 horas, na Praça Santos Andrade, a companhia francesa “Tango Sumo” apresenta o espetáculo “Expédition Paddock”. O espetáculo mostra os artistas confinados em um seu dormitório imaginário e os personagens evoluem num show coreográfico de acrobacias sobre o leito.Ao meio dia o artista plástico Thomas Henriot, que estará pintando imagens de Curitiba pelas ruas da cidade desde o dia 1º. de maio, fará uma performance em frente à sede da Aliança, onde estará acontecendo o festival gastronômico francês. Pratos típicos preparados pelos chefes e restaurantes franceses e degustação de vinhos completam a comemoração que é aberta ao público, na Rua Prudente de Morais.


Rua da França – Programação de Maio:
Dia 9:

- “Tango Sumo”: espetáculo de dança, teatro e acrobacias da Companhia Tango Sumo às 11h e 16h, na Praça Santos de Andrade.- “Les Souffleurs”: 13 artistas da companhia francesa de teatro de rua “Les Souffleurs” se espalham pelas ruas “assoprando” poesia em português e francês para os curitibanos. Horários: 10 horas na Rua XV; 12 horas na Rua Prudente de Moraes, 1101 (Aliança Francesa); 16 horas no Parque Barigui

- Thomas Henriot: O artista plástico francês vai desenrolar nas ruas de Curitiba metros e metros de papel e nele pintará cenas do nosso cotidiano. Lugares tradicionais da cidade, as pessoas e seus hábitos, a natureza, enfim, tudo será alvo do olhar do artista. No dia 9 de maio, a partir das 11 horas, ele fará uma performance pintando na frente da sede da Aliança Francesa, apresentando o resultado de sua descoberta de Curitiba. As obras dele permanecerão expostas na Aliança Francesa até 5 de junho.

- “Piquenique gastronômico”: em frente à sede da Aliança Francesa haverá degustação de vinhos e pratos típicos preparados por seis chefes franceses. Apresentações musicais, performance do artista plástico Thomas Henriot, intervenção de poesia urbana da Companhia Les Souffleurs completam a programação.
Informações: 41 3223 4457 infos@afcuritiba.com.br

Fonte: Divulgação da PMC

Nenhum comentário: