segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Guardas Municipais recebem treinamento de gestão de estresse

Agentes da Guarda Municipal estão recebendo, nesta segunda-feira (19), um treinamento para controle psicológico no curso sobre Desenvolvimento interpessoal e gestão de estresse.  
Agentes da Guarda Municipal estão recebendo, nesta segunda-feira (19), um treinamento para controle psicológico no curso sobre Desenvolvimento interpessoal e gestão de estresse. São 140 agentes que participam dessa capacitação, realizada no Parque Barigui. O conteúdo faz parte do estágio de qualificação profissional Bom Retorno, que começou no início deste ano e já contemplou 70% do efetivo, ou mais de mil guardas. A meta é atingir 100% do efetivo até o fim de 2013.

“O preparo psicológico de um agente é tão importante quanto o preparo técnico, pois o estresse elevado pode levar a erros”, explica o gerente de instrução, supervisor Luiz Antônio Rubin. Os agentes recebem informações teóricas e ensinamentos práticos, como deslocamento de viaturas e técnicas de abordagem.

Esta é a segunda turma a participar deste curso. Os agentes que têm maior interesse pelo tema podem ingressar voluntariamente num curso de extensão sobre o mesmo assunto, ministrado pela Faculdade Evangélica de Medicina, que mantém uma parceria com a Guarda Municipal. Atualmente, 45 guardas estão realizando o curso de extensão em Desenvolvimento Interpessoal e Gestão de Estresse.

“O princípio fundamental que trabalhamos nas aulas é o da autopercepção, ou seja, o servidor é capacitado para reconhecer suas próprias reações e dominá-las”, explica a psicóloga Adriana Maria Bigliardi, responsável pela parte teórica do curso. “Essas ferramentas são fundamentais para o trabalho dos guardas municipais, que lidam com níveis altos de ativação do estresse diariamente”, disse.

O agente Jair de Oliveira Cercal, há 25 anos na Guarda Municipal de Curitiba, afirma que o tema é muito importante para o cotidiano dos profissionais. “É muito produtivo para nós, pois temos que estar sempre muito cientes sobre o que pode nos causar o estresse elevado e como podemos lidar com estas situações”, diz.

Para a agente Lucélia dos Prazeres, também há 25 anos integrante da Guarda Municipal de Curitiba, é importante participar do estágio de qualificação. “É uma oportunidade para crescermos profissionalmente, além de poder relembrar conceitos e noções de abordagem correta, o que ajuda muito no dia a dia”, afirma.

O estágio de qualificação profissional é previsto pelo Decreto federal 5.123, que determina a realização de oitenta horas de cursos voltados ao atendimento de qualidade ao cidadão.

Desde o início de 2013, os guardas municipais estão passando por cursos periódicos de reciclagem e atualização. Entre os assuntos abordados nas aulas teóricas e práticas estão noções sobre direitos humanos, estatuto do desarmamento e legislação; condução de viaturas, técnicas de abordagem, uso de algemas e patrulhamento; rádio comunicação; procedimentos operacionais e uso escalonado da força, entre outros.
 
Fonte: PMC - Foto: Everson Bressan/SMCS

Nenhum comentário: