Agentes da Guarda Municipal estão recebendo, nesta segunda-feira (19), um treinamento para controle psicológico no curso sobre Desenvolvimento interpessoal e gestão de estresse. |
“O preparo psicológico de um agente é tão importante quanto o preparo técnico, pois o estresse elevado pode levar a erros”, explica o gerente de instrução, supervisor Luiz Antônio Rubin. Os agentes recebem informações teóricas e ensinamentos práticos, como deslocamento de viaturas e técnicas de abordagem.
Esta é a segunda turma a participar deste curso. Os agentes que têm maior interesse pelo tema podem ingressar voluntariamente num curso de extensão sobre o mesmo assunto, ministrado pela Faculdade Evangélica de Medicina, que mantém uma parceria com a Guarda Municipal. Atualmente, 45 guardas estão realizando o curso de extensão em Desenvolvimento Interpessoal e Gestão de Estresse.
“O princípio fundamental que trabalhamos nas aulas é o da autopercepção, ou seja, o servidor é capacitado para reconhecer suas próprias reações e dominá-las”, explica a psicóloga Adriana Maria Bigliardi, responsável pela parte teórica do curso. “Essas ferramentas são fundamentais para o trabalho dos guardas municipais, que lidam com níveis altos de ativação do estresse diariamente”, disse.
O agente Jair de Oliveira Cercal, há 25 anos na Guarda Municipal de Curitiba, afirma que o tema é muito importante para o cotidiano dos profissionais. “É muito produtivo para nós, pois temos que estar sempre muito cientes sobre o que pode nos causar o estresse elevado e como podemos lidar com estas situações”, diz.
Para a agente Lucélia dos Prazeres, também há 25 anos integrante da Guarda Municipal de Curitiba, é importante participar do estágio de qualificação. “É uma oportunidade para crescermos profissionalmente, além de poder relembrar conceitos e noções de abordagem correta, o que ajuda muito no dia a dia”, afirma.
O estágio de qualificação profissional é previsto pelo Decreto federal 5.123, que determina a realização de oitenta horas de cursos voltados ao atendimento de qualidade ao cidadão.
Desde o início de 2013, os guardas municipais estão passando por cursos periódicos de reciclagem e atualização. Entre os assuntos abordados nas aulas teóricas e práticas estão noções sobre direitos humanos, estatuto do desarmamento e legislação; condução de viaturas, técnicas de abordagem, uso de algemas e patrulhamento; rádio comunicação; procedimentos operacionais e uso escalonado da força, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário