domingo, 21 de julho de 2013

Workshop abordará impactos das mudanças climáticas nos próximos 100 anos

Fórum Paranaense promove o workshop "Simulação dos Impactos das Mudanças Climáticas Globais"

O Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas promove na próxima terça-feira (23), em Curitiba, o workshop "Clima 100 - Simulação dos Impactos das Mudanças Climáticas Globais sobre os Setores de Energia, Agropecuária e Floresta". O objetivo do evento é alertar e capacitar técnicos e tomadores de decisão no Estado sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas para os próximos 100 anos no Paraná. 

Durante o evento será apresentado o estudo pioneiro no país, que permitiu a criação de um sistema capaz de simular os impactos das mudanças climáticas globais em 2040, 2070 e 2100. As previsões foram feitas utilizando 40 anos de dados das estações meteorológicas, considerando os cenários propostos pelo Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC). 

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e presidente do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, Luiz Eduardo Cheida, as informações que serão apresentadas no workshop poderão nortear estratégias, projetos e ações em andamento ou que serão elaboradas pelo Governo nos próximos anos. 

Entre os temas que serão abordados estão os efeitos das mudanças climáticas sobre a agricultura, pecuária e conforto dos animais, o efeito das mudanças do clima sobre as florestas e biomas e análises econômicas dos impactos das mudanças do clima. 


A abertura do evento será feita pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, acompanhado dos secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Supero, Alípio Leal, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

O Workshop é realizado em parceria com o Instituto Tecnológico Simepar, Instituto de Agronomia do Paraná (Iapar), Universidade Federal do Paraná, universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Embrapa Trigo, Embrapa Florestas e Fundação ABC. 

HISTÓRICO - O aquecimento global foi detectado por meio do aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, do derretimento generalizado da neve e do gelo nas calotas polares e, também, da elevação do nível dos mares e oceanos. Atualmente, as temperaturas médias globais da superfície terrestre são as maiores dos últimos cinco séculos. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Serviço: 

Workshop "Clima 100 - Simulação dos Impactos das Mudanças Climáticas Globais sobre os setores de Energia, agropecuária e Floresta" 

Data: 23/07 (terça-feira) - Horário: das 8h30 às 17h30 - Local: Salão de Atos do Parque Barigui - Av. Cândido Hartmann, Santo Inácio - Curitiba

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: