segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas ajudam a emagrecer com saúde

Profissional também alerta sobre os perigos em torno da perda de peso

Quando objetiva-se o emagrecimento, as opções adotadas são a repaginação da alimentação e, claro, a busca pela qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.

A segunda questão, no caso, gera dúvidas com relação ao fator "benefício", pois só fazer exercícios pode não significar saúde em dia. Pelo contrário, além de não emagrecer, o corpo pode sofrer danos que ocasionarão malefícios irreversíveis.

O professor de educação física Márcio Aldecoa dá algumas dicas para quem deseja incluir a atividade física na rotina em prol do emagrecimento saudável.

Ele alerta a importância da checagem do estado de saúde antes de partir para a academia, o papel do profissional de educação física no acompanhamento do aluno e, essencialmente, ter paciência para obter e notar os resultados:

1 – Antes de entrar em qualquer academia e buscar o emagrecimento, é indicado passar em um médico e realizar exames que apontam o real estado de saúde. O famoso "check-up" em diferentes exames, incluindo análise do coração, pode direcionar o melhor método para que a pessoa tenha resultados no que pretende, principalmente no emagrecimento, que envolve vasta gama da prática de atividades mais cansativas.

É importante também salientar que para o caso do emagrecimento, a consulta com um nutricionista pode ajudar. Este profissional vai passar a perda necessária de peso ao paciente. Assim, garante margem de segurança nas atividades e, claro, auxilia o professor da academia no direcionamento de atividades seguras ao aluno.

2 – Assim que o aluno (a) tiver em mãos os exames, pode levá-los ao professor de educação física que será seu guia na academia. A partir disso, ele fará um mapeamento de atividades que poderão ser praticadas.

No caso do emagrecimento, os exercícios aeróbicos são os mais realizados. Ou seja, andar, correr, fazer bicicleta e natação, entre outros. Por isso, também, é importante o aluno seguir as dicas do professor. Esses exercícios, se mal feitos, podem ocasionar lesões sérias.

3 – Uma coisa é fundamental: nenhum professor de educação física tem por dever indicar alguma alimentação para o bom emagrecimento. O seu dever é recomendar a consulta com o nutricionista para que seja feito o trabalho com segurança e qualidade de vida. Ao menos que o professor tenha graduação em nutrição. Então, o aluno deve estar atento a esta recomendação.

4 – Seguindo esta linha de conduta, quem deseja emagrecer terá resultados satisfatórios. Com o acompanhamento do nutricionista e do professor de educação física será possível notar resultados nos primeiros meses da ação.

Vale ressaltar que os bons resultados são obtidos sem os tais programas de emagrecimento "milagrosos", mas sim, com muito esforço e determinação. É preciso que o aluno tenha mudança nos hábitos de vida, entretanto, atrelado a isso, é fundamental que haja a conscientização de que precisa ter uma vida mais regrada, sem excessos na prática das atividades.

Fonte: Band.com.br

Nenhum comentário: