domingo, 24 de março de 2013

ESCOLHAS E SITUAÇÕES DE VIDA - Por MARIAN MARTINS

AMIGA DO PARQUE BARIGUI
MARIAN MARTINS
Posso afirmar que para combater o stress mental, físico e psicológico, é fundamental optar pela descontração para que pensamentos agradáveis ocupem o lugar dos pensamentos preocupantes. Em resumo: é preciso se divertir. Sei que em Curitiba possui 33 parques, tendo ficado conhecida como a capital ecológica nos anos 90, menos de 20 anos após a implantação do Parque Barigui, ocorrida em 1972. Hoje, queremos ter uma vida feliz e todos sabemos que optar por uma atitude positiva resulta em um retorno melhor do que a atitude negativa.
Ressalto aqui que, no Parque Barigui, os frequentadores e amigos do local dão um exemplo de crescente dedicação ao lazer e conseguem viver de forma plena e equilibrada, mostrando que compreendem o valor existente em investir si próprios. São pessoas que se dedicam ás várias maneiras de ocupar o tempo para melhorar suas vidas de maneira geral, dentro de atividades simples no dia-a-dia.
 
O ser humano é repleto de manifestações, das mais simples vivências cotidianas, como a mudança do comportamento após a lembrança de um encontro amoroso, acelerando os batimentos cardíacos, como os atos de observar e observar-se que são questões completamente diferentes. Além disso, é fundamental a existência de momentos especiais em que há a entrega a um lazer de acordo com as suas vontades, seja repousar, divertir-se, entreter-se, desenvolver alguma participação social voluntária etc. Devemos ter em mente que a qualidade de vida está diretamente ligada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa e social de cada um.
 
Mas algumas vezes todos nós somos afetados pelas atitudes negativas que tomamos. Então, o que podemos fazer para que se tornem um hábito as atitudes positivas é repetir comportamentos bons, ter empenhos mais alinhados com os nossos desejos e expectativas, sendo, para isso, necessário autodisciplina. Conseguimos isso quando focamos naquilo que realmente importa para concretizar o que desejamos ou também para recuperar um trauma, entre outras questões. Certamente, não conseguimos controlar os acontecimentos exteriores da vida, as ações das outras pessoas. Sabemos que existem muitas coisas sobre as quais não temos nenhum controle, o que pode causar sentimentos de incapacidade e frustração. O problema começa a crescer e a ser realmente um problema quando os confundimos com os nossos pensamentos e sentimentos negativos. Os sentimentos positivos ou negativos têm a mesma função: agem como marcadores, como alertas que nos informam sobre aquilo de que gostamos e que nos faz sentir bem, o que é importante para nós, ou sobre aquilo de que não gostamos e que não é mais importante.
 
Pensamentos e palavras se traduzem. Se nossa vida está desagradável, é natural que os sentimentos sejam negativos e existe o problema quando a pessoa começa a se orientar por eles, pensando que é uma pessoa triste, desanimada, sem capacidade. Na verdade, isso é “ilusão”, isso é um aviso para transmitir o alerta de que existe algo errado e você pode escolher, pode tomar decisões.
 
Escolha o que é melhor para você e, depois, decida optar por uma atitude positiva ou negativa. Isso sempre será uma escolha pessoal sua. Pergunte a si próprio como quer se sentir e acredite em si.
 
"O tempo é a moeda da sua vida. É a única moeda que você tem, e só você pode determinar como ele será gasto. Tenha cuidado para não deixar outras pessoas gastá-lo por você." (Carl Sandburg)
 
MARIAN MARTINS nasceu em Paraty, Rio de Janeiro. Psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul (RS), atua como psicóloga clínica e perita do Tribunal de Justiça, especialista em avaliação psicológica. Atualmente, fixou residência em Curitiba. Seu projeto atual consiste em levar a psicologia ao aconchego e privacidade do seu lar On-line |www.marianmartins.com.br | ou ao lugar onde você desejar acessá-la, diferenciando-se por ser fora de um consultório tradicional, que, para muitas pessoas, funciona como uma barreira no momento de expressar suas emoções. Tem como objetivo orientar o paciente em suas dificuldades, através de técnicas psicológicas. O atendimento será breve, focado em questões pontuais, assim como as outras definições contidas no Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Um comentário:

Mara Zanatta disse...

Adorei o texto, nota-se que se trata de uma profissional com visão do mundo moderno e capacidade para ajudar nas novas adversidades que ele apresenta.... O nova atendimento (on line) beneficiará e muito pessoas como eu que não disponibilizo de tempo para cuidar de mim em horário comercial sem estar desfocada no que mais interessa (eu), devido as minhas atividades profissionais diárias, como farmacêutica e empresária não possuo tempo nem horário disponível para tais necessidades humanas.... Farmacêutica Mara Zanatta