quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SAINDO DE FÉRIAS - FELIZ 2013



Queridos Amigos do Parque Barigui, estou saindo de férias até o dia 07 de janeiro de 2013, mas antes gostaria de agradecer os mais de 260.000 acessos ao nosso blog, aos inúmeros colaboradores e suas empresas que nos ofereceram suas expertises para melhor informar nossos leitores e em especial a você leitor que fielmente nos acompanha!

Muito Obrigado e um Feliz 2013!


Em 2013 seja feliz nos seus sonhos
E tenha a felicidade de buscá-los...

Seja feliz nos seus projetos
E tenha a felicidade de realizá-los...

Seja feliz nos seus desejos
E tenha a felicidade de concretizá-los...

Seja feliz nos seus sucessos
E tenha a felicidade de obtê-los...

Seja feliz sempre, em todos os momentos...

FELIZ 2013!

Curitiba na lista das cidades maravilhosas do mundo


Curitiba (PR) venceu mais uma etapa e permanece na lista de votação das New 7 Wonders Cities, as cidades maravilhosas do mundo. A eleição é organizada pela New7Wonders Foundation, instituição suíça responsável pelas campanhas que elegeram as sete maravilhas do mundo moderno, que teve a estátua do Cristo Redentor entre os vencedores, e as sete maravilhas naturais do Planeta, com destaques para as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia.

Para votar, basta acessar o site da premiação (www.n7w.com) e escolher sete cidades preferidas. O prazo de votação nesta etapa vai até o dia 7 de março. A partir de então, serão escolhidas 28 cidades a partir das 77 mais votadas na fase atual. Para fortalecer o voto por Curitiba, marcas registradas da cidade foram escolhidas para ilustrar a campanha que estará nas ruas desde o dia 19. O leite quente, o jacaré do Parque Barigui e o Bondinho da Rua das Flores, entre outros ícones que auxiliam na formação da identidade local, são apresentados como referências dos bons motivos para que os curitibanos escolham a cidade entre as suas sete prediletas no mundo.

O resultado final da votação do New 7 Wonders Cities, ultrapassadas as fases restantes, será apresentado no dia 7 de julho de 2014. Atualmente, após outras etapas classificatórias, estão na disputa 300 cidades. No Brasil, são quatro capitais. Além de Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador brigam pelo título. Outros destinos tradicionais estão na disputa, como Paris, Nova York e Buenos Aires.

Nessa fase de qualificação, cada país possui uma representante na competição, além das 77 cidades mais votadas na fase anterior. A Europa é o continente com mais concorrentes: são 75 cidades do velho continente que estão concorrendo. A África tem 59 cidades; o sudeste asiático e Oceania têm 43 cidades no páreo.

Essa é a terceira campanha idealizada pelo grupo, que já escolheu nos últimos anos as 7 maravilhas do mundo, que contou com o voto de 100 milhões de pessoas, e as 7 maravilhas naturais.

VOTE JÁ NA NOSSA CURITIBA - http://www.n7w.com/en/cities

Fonte: Jornal Brasi Turis 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL


Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade.

Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração, cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você.

Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós; estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho.

Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.

Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas; pois, para o Senhor nada é impossível.

Desejo que você realize os seus ideais.

Feliz Natal

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

REPOSIÇÃO HIDROELETROLÍTICA POR YANA GLASER


Durante a prática de exercícios o corpo dissipa o calor produzido para o ambiente, regulando a temperatura do organismo através da transpiração, gerando uma perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro). A média da taxa de sudorese é 500ml/hora e pode chegar até 2000ml/ hora em climas quentes.

A composição média do suor é:

Sódio (Na) 1000 mg/L
Cloro (Cl) 1000mg/L
Potássio (K) 300mg/L
Cálcio (Ca) 30mg/L
Magnésio (mg) 3 mg/L


Esses suplementos também chamados de isotônicos, são compostos por carboidratos, sódio, potássio e minerais, e servem para repor estes nutrientes perdidos durante os exercícios. Segundo a Resolução no 18 de 27 de abril de 2010 da ANVISA; os suplementos hidroeletrolíticos para atletas devem atender aos seguintes requisitos:

I - a concentração de sódio entre 460 e 1150 mg/l,
II - a osmolalidade do produto deve ser inferior a 330 mOsm/kg água;
III - os carboidratos podem constituir até 8%.
IV - o produto pode ser adicionado de vitaminas e minerais;
V - o produto pode ser adicionado de potássio em até 700 mg/l;
VI - o produto não pode ser adicionado de outros nutrientes e não nutrientes;
VII - o produto não pode ser adicionado de fibras alimentares.

O sódio perdido resulta em uma reidratação incompleta e favorece o aparecimento de câimbras durante a pratica do exercício. Ocorre um prejuízo no desempenho quando o indivíduo desidrata em 2% do seu peso corpóreo e perdas maiores que 6% podem levar a uma exaustão por calor, coma e até morte. Por isso é ESSENCIAL a reposição rápida e completa do balanço hídrico. Uma insuficiente ingestão, má absorção, ou uma alta perda, causa uma redução no trabalho muscular.

O carboidrato é o substrato mais importante utilizado durante o exercício anaeróbico de alta intensidade e durante as primeiras duas horas de exercício aeróbico. Quando os níveis de glicose caem abaixo dos fisiológicos normais, o desempenho diminui rapidamente. A manutenção da glicose para os músculos deve prolongar o desempenho e retardar a fadiga, por isso a ingestão de carboidratos antes, durante e após o exercício pode melhorar o desempenho atlético.

Uma boa dica para você saber o quanto de liquido perde durante o exercício, é fazendo essa continha:

(PESO ANTES DO EXERCICIO – PESO DEPOIS DO EXERCICIO) + PESO DE LIQUIDO INGERIDO DURANTE O EXERCICIO*

O ideal é que seu peso seja sempre o mesmo, antes e após o exercício.

O consumo dessas bebidas apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. E é fácil encontrar uma grande variedade no mercado. Existem produtos caros, baratos, em gel, líquido, em pastilhas efervescentes, pó, comprimidos, pronto para consumo, infinitas formas. Mas é bom reforçar que essas bebidas contêm alto índice de sódio e pacientes com insuficiência renal, hipertensão ou tendência a desenvolver pedras nos rins, devem evitar consumi-las. Por isso é sempre aconselhável consultar um médico e/ou nutricionista.

Receita Caseira de Isotônico
(Extraída do "The New York City Marathon Cookbook" de Nancy Clark, M.S., R.D)

Os principais ingredientes nos hidratantes comerciais incluem:
- de 5 a 7 por cento de açúcar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açúcar)
- de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal - 1/16 de uma colher de chá), e ainda:
- de 24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.
A seguinte receita, para fazer um copo de isotônico, se aproxima bastante das proporções acima.

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de açucar
- 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
- 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
- água gelada

Modo de preparo:

1. Dissolva o açúcar e o sal num copo com um pouquinho de água quente
2. Acrescente o suco e a água gelada. Misture e está pronto.

Esta porção fornece 50 calorias, 110 mg de sódio e 30 mg de potássio.

REFERENCIAS:

1.Resolução no 18 de 27 de abril de 2010; Suplemento hidroeletrolíticos para atletas.
http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/rdc/103858-18.html
2.COVERTINO, V.A., et al. American College of Sports Medicine Position Stand. Exercise and fluid replacement. Med Sci Sports Exerc, 1996.
3.Portaria nº 222, de 24 de março de 1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde Aprova Regulamento Técnico para Alimentos para Praticantes de Atividades Físicas.
4.Sports Science Exchange , 29. GSSI (Gatorade Sports Science Institute)
5.Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canadá, and the AMerican College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. Mar/2009.
6.Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev. Brás. Med. Esporte- Mai/Jun, 2009.
YANA GLASER
NUTRICIONISTA ESPORTISTA
TRIATLETA HÁ 12 ANOS
Tel: (41) 3042-6636
Rua Angelo Sampaio, n. 1739 Curitiba/PR

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATENÇÃO AMIGOS DO PARQUE BARIGUI


Educação, saúde e inclusão social são três alvos de reclamações constantes ao governo e dificilmente fogem do escopo de campanhas eleitorais. O que pouca gente sabe é que, embora não saibamos exatamente onde é aplicada a carga de impostos que pagamos todos os anos, o governo permite que invistamos 6% dela onde quisermos.
 
É a chamada Renúncia Fiscal, que permite que o recurso ao qual o governo abre mão vá direto para onde o contribuinte acha que ele deve ir, em vez de ir à Brasília, passar por aprovações, debates e posteriormente ser aplicado. Além disso, o redirecionamento do imposto é um investimento em um projeto social, uma força a uma causa em que se acredita, ou seja, uma doação, uma contribuição – sem gastar absolutamente nada.
 
Dentro disso, todos os anos o governo renuncia em torno de 2,5 bilhões de reais para que sejam aplicados em projetos voltados a crianças e adolescentes. É a lei do FIA – Fundo para a Infância e Adolescência (Lei Federal 8069 – de 13/07/90 – artigo 260). Para se ter dimensão do potencial de mudança desse recurso, quando a lei surgiu, seu legislador imaginou que nunca mais haveria problemas com crianças e adolescentes no Brasil. Infelizmente, no entanto, isso não acontece, pois deste valor, quase 2,3 bilhões de reais seguem para o governo sem ser aproveitados.
 
 
O Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, realiza quase 350 mil atendimentos por ano. Esses atendimentos contam com um dos melhores corpos clínicos pediátricos do Brasil, uma infraestrutura excelente e os melhores e mais modernos equipamentos. Independente se quem irá pagar o atendimento é a família do paciente (particular e convênio) ou o governo (SUS), o atendimento será exatamente o mesmo.
 
No entanto, o governo cobre apenas 60% do seu custo. Os outros 40% viram prejuízo ao hospital, que não é público, é apenas filantrópico, e entram em uma conta que lhe deixa sempre perdendo de 1x0. Neste caso de 4x0. Como, então, é possível atender com excelência e igualdade?
 
Isso é possível através da Renúncia Fiscal. Hoje, sua captação representa quase 20% da receita do hospital, e já foi responsável pela construção de quatro novos andares, compra de novos equipamentos, formação de pediatras, desenvolvimento de pesquisas, alimentação a familiares e pacientes, acompanhamento psicológico, inclusão social, acesso à cultura, educação, infraestrutura de apoio a famílias de fora de Curitiba e do Paraná, e muito mais.
 
Se você declara seu Imposto de Renda por formulário completo, você pode usar esses 2,5 bilhões que o governo renuncia. Você pode investir, monitorar e sentir o imposto que você paga fazendo a diferença. Pode dar educação, saúde e inclusão social a milhares de pessoas que não podem pagar por isso. E para isso, tudo o que precisa fazer é descobrir a quanto corresponde 6% do seu imposto devido. O resto fica por conta da equipe do hospital (41 3310 1080): http://www.doepequenoprincipe.org.br/renuncia-fiscal/.
 
AMIGOS DO PARQUE BARIGUI

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novo sistema de coleta de lixo é testado no Parque Barigui

 
O prefeito Luciano Ducci conheceu um novo sistema de armazenagem de lixo, em que os resíduos depositados pela população não ficam expostos no meio ambiente. Os testes da chamada coleta conteinerizada subterrânea estão sendo feitos em uma área no Parque Barigui.

O sistema está sendo implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e consiste em sete ilhas, com dois totens, para lixo orgânico e inorgânico ligados a conteiners com quatro metros cúbicos de capacidade de armazenagem. “É um sistema novo que diminui o impacto visual causado pelo acúmulo do lixo, inibe a ação de animais que muitas vezes espalham o lixo pelos arredores e ainda a proliferação de odores e insetos”, afirmou o prefeito.

Para a coleta, a empresa responsável pelo recolhimento do lixo, adaptou um caminhão com uma grua, que funciona de maneira semi-automática. O sistema não teve nenhum custo para o município e ficará em testes por seis meses.

“A colete continua sendo feita três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Neste primeiro momento um caminhão será responsável por este serviço, já que as ilhas foram instaladas apenas no Parque Barigui”, ressalta Edélcio Marques, diretor do departamento de limpeza pública da Secretaria do Meio Ambiente.

Além deste caminhão adaptado, a secretaria está adaptando mais um caminhão compactador com redução no fator de prensa. Este caminhão será responsável por recolher o lixo reciclável armazenado nas ilhas.

Fonte: PMC

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Evento une ciclistas e animais de estimação em Curitiba

 
A van com as bicicletas do Natal Love Power do Pátio Batel, em Curitiba, esteve no final de semana (15 e 16/12) nos parques Barigui, Bacacheri e São Lourenço, e na última quinta-feira (13), a ação teve início na Pedalada Noturna, que acontece semanalmente na Praça Garibaldi, em Curitiba.

Durante os primeiros dias de ação, pessoas de todas as idades participaram, inclusive turistas estrangeiros. Foram mais de 250 quilos de ração arrecadados de forma bem simples: por 1 quilo de ração, o interessado pode pedalar durante 30 minutos, com uma bike personalizada do Pátio Batel.

Mas, se desejar apenas pedalar, o Pátio Batel contribui doando 1 kg de ração, que será repassado para entidades locais que trabalham com proteção ou assistência a animais. Assim, o Natal Love Power do Pátio Batel une os amantes da bicicleta e dos animais para pedalar pelo bem-estar e por uma excelente causa, uma causa animal!

Durante esta semana (17 a 23/12), a van com a bikes do Natal Love Power do Pátio Batel vai estar nos parques Barigui, Tingui, São Lourenço e no Bosque do Papa (Parcão do MON). Confira a agenda:

18/12/2012 (terça-feira): Parque Barigui, das 16h às 20h
20/12/2012 (quinta-feira): Parque São Lourenço, das 16 às 20h
22/12/2012 (sábado): Bosque do Papa (Parcão do MON), das 8h às 12h // Parque Barigui, das 14h às 18h
23/12/2012 (domingo): Parque Barigui das 8h às 12h // Parque Tingui, das 14h às 18h

Ao todo, seis entidades de proteção e assistência a animais de estimação receberão as doações de ração: Beco da Esperança, Amigo Animal, Gatos Mil, SPAC, Meu Anjo Focinho e Associação Vida Animal (AVAN).

Para acompanhar o andamento da ação Natal Love Power, é só acessar a página do Pátio Batel no Facebook:
www.facebook.com/patiobatel ou pelo site www.patiobatel.com.br

domingo, 16 de dezembro de 2012

Resultado do III TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI

Resultado do III TORNEIO DE BARRAS DO PARQUE BARIGUI
Evento realizado em 15 de dezembro de 2012.
Barras Fixa ao lado da Casa Amarela no Parque Barigui – Curitiba – PR
GERAL MASCULINO:
1º DIOGO ZILIOTO - 27 BARRAS
2º EDER MARINATO - 26 BARRAS
3º FERNANDO AMARAL - 25 BARRAS
GERAL FEMININO:
1ª DAIANE LOUISE - 18 BARRAS
2ª MARCIA ASSIS - 12 BARRAS
3ª PAMELA REGINA - 12 BARRAS
45 ANOS MAIS:
1º NILSON SALATA - 23 BARRAS
2º RUBENS SLAVIERO FILHO - 23 BARRAS
3º MARIO NETO - 20 BARRAS
OBRIGADO AMIGOS ATLETAS, ATÉ 2013!

RESULTADO GERAL POR ORDEM DE EXECUÇÃO DAS BARRAS:

01
EDER MARINATO
1990
26
26
02
CÁSSIO DIAS
1991
19
18
03
SINTER MAIKI
1972
20
16
04
WICTOR GOUVEIA
1981
18
15
05
ARUAKE MOURÃO
1985
10
10
06
CAIUBI ISHUAMA
1991
21
21
07
LUIZ FRANÇA
1983
09
12
08
ARIEL ALVES LARA
1987
15
X
09
ELIAS BATISTA ACHOA
1971
22
X
10
JEAN PIERE ACHOA
1996
06
X
11
ANTÔNIO CHAMBERLAIN
1982
23
21
12
FELIPE BÜRGEL zANELLATO
1996
16
X
13
HENRIQUE BÜRGEL RAMIDOFF
1995
13
X
14
X
X
X
X
15
DORIVAL CONCEIÇÃO
1952
12
X
16
FLÁVIO BATAVO
1969
23
23
17
GEOVANE DA SILVA
1987
14
X
18
CAROLINA MEYER
2005
01
X
19
FABIANO GONÇALVES
1984
06
X
20
MARCELO CORREA
1960
11
17
21
EDENILSON MARONDES
1985
18
X
22
FERNANDO LUCAS
1984
25
X
23
LUIZ SOUZA
1944
03
X
24
LUCIANO PEDROZO
1985
10
X
25
RENATO GONÇALVES
1973
22
20
26
VINICIUS NEVES
1979
13
X
27
RAPHAEL CAMPOS
1982
11
X
28
LUIZ EDUARDO CANTO BUENO
1957
15
17
29
ZILSON DE SOUZA
1961
16
X
30
EDUARDO ARZUA
1985
21
X
31
X
X
X
X
32
X
X
X
X
33
NILDA APARECIDA
1977
00
X
34
GILBERTO LEUCÁDIO
1954
04
X
35
ETHEINE CRISTINA
1992
10
X
36
MARISE MEYER
1972
00
X
37
PEDRO MOREIRA
1946
05
X
38
EDSON LUIZ DIAS
1977
16
14
39
ANDRÉ FONSECA
1991
19
20
40
ROBERTO OLIVEIRA
1956
11
X
41
CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE
1956
00
X
42
MARIO NETO DE OLIVEIRA
1960
20
X
43
DIOGO ZILIOTTO
1991
23
27
44
NILSON SALATA
1957
23
X
45
AIRTON GONÇALVES
1976
18
X
46
ARLINDO JOSÉ
1985
15
X
47
ROGÉRIO ISUDA
1987
20
X
48
RUBENS SLAVIERO FILHO
1960
23
23
49
FRANCISCO DE CARVALHO
1979
17
X
50
DEYSE VARGAS DA ROSA
1990
00
X
51
FRANCO MENEZES
1958
04
X
52
LUIZ HENRIQUE GREGÓRIO
1980
10
X
53
NEURI ALBERTI
1968
14
X
54
MURILO ZAVADINACK
1990
09
X
55
HENRIQUE MARQUES BOIA
1990
09
X
56
ALEXANDRE CÉSAR PERSEGANI
1977
23
X
57
X
X
X
X
58
RUI MARÇAL
1955
03
X
59
DAIANE LUISE
1977
18
X
60
FERNANDO M. DO AMARAL
1977
25
X
61
MANUELE FERRAZA
1980
01
X
62
PAULO RAPHAEL DOS SANTOS
1985
14
X
63
FELIPE HIPOLITO
1987
20
X
64
LEANDRO MAROLLA
1981
16
X
65
MÁRCIA ASSIS
1983
12
X
66
LUIZ CLAUDIO FALARZ
1965
05
X
67
JOSÉ LANDY
1973
19
X
68
YEDMAR DE CARVALHO LOPES
1964
08
X
69
LUIZ FERNANDO SIQUEIRA
1963
05
X
70
LOYEDE KIM
1976
20
X
71
BRUNO LEAL
1987
11
X
72
MARCELO SALMOSO
1987
16
X
73
CIR MARCUS VASQUES
X
00
X
74
PAMELA REGINA
1990
12

X