quarta-feira, 13 de outubro de 2010

80 mil pessoas na festa do Dia da Criança no Barigui

Oitenta mil pessoas participaram nesta terça-feira, 12 de outubro, da festa do Dia da Criança preparada pela Prefeitura no Parque Barigui.


A garotada chegou cedo para aproveitar a festa. Desde as 9h da manhã, meninos e meninas de todas as idades, e muitos adultos, divertiram-se com a programação especial e gratuita organizada para a data, uma estrutura coordenada por cerca de 200 servidores municipais.
"A festa foi um sucesso", disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo. " Esse é um momento importante em que homenageamos as crianças e reunimos a família, já virou uma tradição para muita gente passar o 12 de outubro aqui”, acrescentou o secretário, que foi ao parque acompanhar o começo da festa. A secretaria do Esporte e Lazer é a organizadora da programação.
O garoto Wilson Gabriel, de 13 anos, acordou cedo e foi ao Barigui com o irmão mais jovem. Além de brincar, ele pode aproveitar o feriado para arrumar os longos cabelos loiros. “Eu sempre venho a esta festa, mas somente para brincar, desta vez resolvi aproveitar para fazer o penteado, acho que vai ficar legal.”, disse Wilson.
Ele aprovou a trança de raiz feita em seus cabelos pela voluntária Deise de Silos, que aprendeu a técnica no Liceu do Oficio Walquiria, da Fundação de Ação Social. “A gente aprende muita coisa no Liceu do Oficio, mas nada melhor que vir aqui e ver a meninada feliz por causa do nosso trabalho, isso é graticante”, afirmou Deise.

Wilson também se divertiu nos brinquedos gigantes, a atração mais concorrida no Dia da Criança do Barigui. Os servidores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, organizadora da programação, armaram mais de 15 equipamentos pelo parque, como tobogãs e futebol no balão, sempre monitorados para garantir a segurança da criançada.

Outro atrativo bem procurado foram os tabuleiros de jogos gigantes. Uma brincadeira, por sinal, que cativa pais e mães. “A gente nunca perde essa festa, é uma oportunidade única de se divertir com minhas duas meninas e com minha esposa. Nada melhor que passar um feriado com elas e ainda brincar um pouquinho”, disse Clodoaldo de Moraes Lara, que jogou futebol de botão com a mulher, Edna, observado pela caçula Beatriz, de dois anos de idade.
A festa ficou completa com tênis de mesa, piscina de bolinha, camas elásticas, basquete e vôlei, circuito de atividades motoras, esqui de grama e perna de pau, oficinas manuais de madeirinha, origami, escultura em balão, pintura em cavalete, camarins de maquiagem, escalada, jogos educativos.

No palco, houve apresentações circenses e de dança e shows com bandas. O biólogo e apresentador Richard Rasmussen, do programa Aventura Selvagens, exibido pelo canal SBT, foi convidado para uma palestra sobre ecologia.Para melhor atender as famílias, a Prefeitura levou ao parque ambulâncias, um ambulatório médico, banheiros químicos. Guardas municipais também garantiram a segurança dos participantes. Uma barraca vermelha foi montada como ponto de encontro, caso as crianças se perdessem dos pais.

Participaram da programação as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e Antidrogas, a Fundação de Ação Social e a Fundação Cultural de Curitiba, a Urbs/S.A., e o Instituto Municipal de Administração Pública.
Fonte:PMC
Fotos: Cesar Brustolin/SMCS

Nenhum comentário: