terça-feira, 21 de julho de 2009

O AMIGO DO PARQUE BARIGUI THIAGO ASSAD NO MUNDIAL DE DUATHLON

Thiago Assad: Paranaense no Mundial de Duathlon

Com a taça do Brasileiro nas mãos, Thiago segue para os EUA

É a arquitetura que é praticada nas horas vagas ou são as corridas de rua? Desde que formou-se arquiteto a dúvida ocupa o pensamento de Thiago Mattar Assad (27), Campeão Brasileiro de Duathlon 2009 e um dos donos do índice para o mundial da categoria, que acontece na cidade de Concord, Carolina do Norte (EUA), de 24 a 27 de setembro deste ano.

Atividades corriqueiras como ir à escola, brincar, lanchar e tirar sarro dos amigos estiveram presentes em sua adolescência, mas era nas competições esportivas, sob o codinome de “Turco”, que ele se realizava como garoto. Futebol? Os joelhos um pouco para dentro nunca permitiram. O forte foi sempre a corrida, gosto que surgiu, por incrível que pareça, nas pistas de MotoCross.

Para encarar as motos, que lhe deram o título de Campeão Paranaense 85cc (1997) em cima de Cristofer Nakele – na época, Campeão Paranaense de Supercross e sempre andando entre os três primeiros do Brasileiro – era preciso resistência física. Para isso: corrida!

Corrida de Rua

Com os treinamentos de resistência, específicos para as provas motorizadas, Thiago foi tomando gosto pela corrida nas ruas. Veio o vestibular, a faculdade de arquitetura, e as motos desligaram seus motores. Menos a corrida. Essa continuou acesa como hobby. O “Turco” corria, corria, corria tanto que às vezes até vomitava. O preparo físico sempre esteve em dia.

Pouco antes de formar-se arquiteto, em 2005, uma prova de corrida de rua no circuito de Curitiba aqui, outra ali, e o hobby tornou-se coisa séria. Oficialmente, desde aquele ano, Thiago participa de competições dos circuitos SESC e Prefeitura Municipal de Curitiba em corrida de 10 Km. Seu tempo gira na casa dos 34 minutos, próximo do recorde mundial, os 27m01s que pertencem ao queniano Micah Kogo. Só 7 minutos, “Turco”.

Duathlon: Corre 10 Km, pedala 40 Km e corre mais 5 Km

Em 2005 ocorreu também o primeiro contato com o Duathlon, em provas por equipe, nas quais um dos integrantes caía na água e Thiago corria. No mesmo ano, foi campeão da modalidade no circuito Triativa. Em 2006, interessou-se pelo trhiatlon. A primeira prova foi o circuito SESC Caiobá (PR): “Aluguei uma bike e fui por experiência”, diz o arquiteto-atleta, que confessa: “Nessa eu vomitei”.

A ascensão, para alguém que entrou tardiamente para o ramo dessas competições, foi rápida. No final de 2006, passou a integrar a equipe Be Happy de Trithlon, de Curitiba.

Deixemos que o "Turco" conte uma de suas passagens: “Na prova de 2008 [SESC Caiobá (PR)], na minha categoria [25-29 anos], lembro que saí em 32º da água, para começar a correr. Terminei a prova em 5º lugar. Orgulho-me da recuperação que tive na corrida. Orgulho-me também de minha preparação para a prova, pois terminei como manda o figurino, sem vomitar”.

Quatro vezes na semana, Thiago treina em dois períodos

Mundial nos EUA

Pelo tempo médio de provas nacionais de Duathlon, Thiago percebeu que poderia atingir o índice para o Mundial. Decidiu participar da etapa brasileira por incentivo de colegas: “Você tem condições de encarar de igual para igual, foi o que me disseram. Passei a fazer treinos específicos, mas faltavam apenas dois meses e meio para a prova. Mesmo assim, achei que deveria encarar, por experiência. Fiz o tempo de 1h51m34s, três minutos mais rápido do que imaginava. E fui campeão”.

A viagem saiu do próprio bolso. “Não sou atleta 'exclusivamente' profissional. Tenho outras atividades diárias dentro de um escritório, senão não conseguiria pagar meus equipamentos e acompanhamentos médicos. O que tenho é uma parceria com a academia INSPORT, uma ajuda custo em peças de reposição na Hunger Bikes e o apoio da nutricionista Paula Pizzatto”, lamenta o atleta não “exclusivamente” profissional.
Expectativas

Chances de Thiago ficar entre os primeiros? “A prova está muito em cima. Meu objetivo é fechá-la entre os dez primeiros. Na etapa brasileira, mostrei para mim mesmo que posso”, aposta ele.

Nos próximos sete dias vem a convocação oficial da CBTRI - Confederação Brasileira de Triathlon. “Já tinha sonhado em vestir um uniforme do Brasil, mas não imaginava isso acontecendo de verdade, pois comecei a competir mais velho. Vivo uma das melhores 'notícias' de minha vida. Vou para um país onde o esporte é valorizado, onde competirei com os melhores atletas, de diversos países. A ficha ainda não caiu, pode apostar”.

Patrocínio

Até setembro Thiago Assad “Turco” espera fechar um pacote de patrocínio que cubra suas despesas de viagem. Alguns contatos já foram feitos, com resultado positivo, como o pagamento das passagens pela MCA Arquitetura. Mas ainda falta um bom tanto. O custo da viagem deve girar em torno de R$ 4 mil, sem os equipamentos. Patrocinadores. Alou!
Alex Calderari

O atleta Thiago Assad que treina diariamente nas pistas do Parque Barigui é o atual Campeão Brasileiro de Duathlon e vai nos representar em setembro deste ano no Campeonato Mundial! Esta matéria foi elaborado por Alex Calderari e está disponível no Blog: http://www.ideiaregistrada.blogspot.com/

Alex Calderari; 30 anos; nasceu em Curitiba. É jornalista pós-graduado em Marketing e músico. Apaixonado pelas duas profissões. Como bom canceriano não dispensa de maneira nenhuma os laços familiares e a sensibilidade; traços evidentes em seus trabalhos. Observador minucioso; cauteloso e de personalidade forte; adora investigar e escrever sobre comportamentos. Alex é autor do livro ‘A Tribuna Regional e Gorniski’; publicado de forma independente em 2006; e co-autor do livro ‘Entrevista Coletiva (volume 1)’; pela editora Pós-Escrito. Como jornalista foi chefe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Lapa; editor responsável do jornal ‘O Malho’ e jornalista do site Jornale. É cronista esportivo desde 2003. Como músico é 'cajonista' e vocalista da banda curitibana RadioPlay.

Nenhum comentário: