quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Yoga, filosofia Indiana, aos sábados no Parque Barigui

Com a proximidade do verão, atividades ao ar livre ganham impulso em Curitiba. Uma boa alternativa para quem procura aliar bem-estar e contato com a natureza são as aulas gratuitas que a Uni-Yôga realiza no Parque Barigüi, todos os sábados, das 11h ao meio-dia. Dois professores comandam as aulas dedicadas ao método SwáSthya Yôga.

Não é necessário fazer inscrição. Basta ir até o local - o grupo se reúne próximo às barras de alongamento ao lado do Bistrô (acesso pela Cândido Hartmann) - com roupas leves, que não dificultem os movimentos. São fornecidos colchonetes emborrachados para os alunos praticarem, uma vez que as aulas se dão sobre a grama. Se preferir o praticante pode levar sua própria canga ou esteira para praticar.

As aulas, na verdade, são realizadas durante todo o ano, como conta o instrutor Daniel Maoski, que divide o comando das aulas com a instrutora Evelyne Baldan. A iniciativa conta com público cativo. A média mesmo nos dias mais frios do inverno fica na faixa de 20 pessoas.

Evelyne Baldan - Instrutora

Como se trata de uma aula aberta, o enfoque não é exatamente o mesmo das aulas que acontecem nas Escolas especializadas. É uma prática mais descontraída, com alunos de vários níveis diferentes. O fato de ser feita sobre grama e ao ar livre também faz com que o conteúdo seja adequado para estas condições. As técnicas mais trabalhadas no parque enfocam pránáyámas (técnicas respiratórias), kriyás (limpeza orgânica), ásanas (técnicas corporais) e dhyánas (concentração e meditação). As aulas gratuitas foram criadas em 2002, numa iniciativa conjunta das seis escolas da Uni-Yôga em Curitiba. Com donos e diretores diferentes, estas unidades atuam em conjunto para oferecer um serviço gratuito à comunidade.

Nenhum comentário: