terça-feira, 20 de maio de 2014

Fan Fest terá 70 atrações locais e quatro nacionais na Pedreira Paulo Leminski

Fan Fest terá 70 atrações locais e quatro nacionais na Pedreira Paulo Leminski
Telão para transmissão dos jogos, mais de 70 atrações culturais locais e quatro shows nacionais farão parte da programação da FIFA Fan Fest de Curitiba, que vai acontecer na Pedreira Paulo Leminski durante a Copa do Mundo. Evento oficial da FIFA, que acontecerá em todas as cidades-sede do Mundial, a Fan Fest é uma maratona de entretenimento, planejada para fazer com que a população participe e se integre à festa do futebol, mesmo sem ir aos estádios.

A programação na Pedreira acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho, com entrada gratuita. Nesse período, quatro atrações nacionais se apresentarão no local: Dudu Nobre (12 de junho), Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (4 de julho) e Raça Negra (13 de julho). Nos demais dias, shows de artistas locais animarão a festa.

“Criamos um projeto que garantirá conforto e segurança para os turistas e curitibanos que escolherem assistir aos jogos da Copa na Fan Fest. Vamos proporcionar uma experiência única e inesquecível mesmo para aqueles que não puderem acompanhar os jogos no estádio”, diz Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), órgão responsável pelo projeto executivo da Fan Fest de Curitiba.

Ele explica que a organização inovou no formato e optou por realizar 14 dias de evento com uma capacidade máxima de 15 mil pessoas e os restantes com capacidade para 4 mil e 2 mil pessoas.

“O formato da Fan Fest apresentado pela Prefeitura de Curitiba foi muito elogiado pela FIFA”, diz o superintendente da FCC, Igor Cordeiro, responsável executivo do projeto.

Estrutura

A Fan Fest terá um “Espaço Kids” para recreação e diversão das crianças e várias ações de entretenimento dos patrocinadores. Haverá também local para venda de produtos turísticos da cidade e referentes à Copa do Mundo FIFA, bem como espaço de informações sobre programações culturais e de serviços para turistas. Além disso, diversos órgãos da Prefeitura, como a FAS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Guarda Municipal atuarão diretamente no evento.

“Toda a infraestrutura de segurança está sendo planejada em parceria com os órgãos competentes para que os visitantes possam desfrutar dos jogos com todo o conforto e sem preocupação. Haverá áreas para atendimento médico, inclusive com estrutura de atendimento de emergência em alto padrão”, conta Cordeiro.

Em parceira com o Ippuc e a Setran, foi planejada uma área de mobilidade para o entorno do espaço, respeitando os moradores e comércio e facilitando o deslocamento e a entrada do público, garantindo a segurança de todos os presentes, organizadores e fãs.

Além das linhas de ônibus normais que levam à região, serão colocadas linhas especiais para a Fan Fest, que sairão da Praça Tiradentes, no Centro da Cidade. O público também será estimulado a chegar ao local de bicicleta, contando com um estacionamento para bikes. Serão criados bolsões de estacionamento para carros em locais próximos com transporte até a Pedreira.

O horário de abertura dos portões será sempre às 10 horas e o fechamento às 22 horas.

O processo licitatório para definição da empresa que será responsável pela montagem e operação do evento já está aberto, com valor inicial de R$ 4.790.000, um dos mais baixos dentre todas as sedes da Copa.

Local

A Fan Fest de Curitiba estava inicialmente prevista para o Parque Barigui, mas foi transferida para a Pedreira devido a questões ambientais. Recentemente reaberta, a Pedreira recebeu investimentos, teve suas obras de revitalização concluídas e está preparada para receber grandes eventos.

Todas as cidades-sede da Copa terão espaço para a Fan Fest. O investimento total no evento é dividido com a FIFA, responsável pelos gastos com palco, iluminação e sonorização; e com a TV Globo, que pagará o cachê dos artistas nacionais e locais, além de ceder o sinal da transmissão e contribuir com a divulgação do evento.

Patrocínio e divulgação

A Fan Fest reserva espaços para patrocinadores da FIFA, onde as empresas podem realizar ações promocionais, como distribuição de brindes, com o custo todo bancado pelos próprios patrocinadores.

A cidade também negociou os direitos para venda de alimentação e bebidas e merchandising dos produtos relativos à Copa, contribuindo para diminuir o valor gasto com o evento.

“É importante ressaltar que Fan Fest fará parte das transmissões da TV Globo durante as partidas e boletins diários com imagens da festa serão disponibilizados pela FIFA para a imprensa em todo o mundo, contribuindo muito para a divulgação da cidade e de nossos artistas”, completa o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.

A Pedreira

A Pedreira Paulo Leminski teve sua liberação definitiva garantida pela Justiça no dia 10 de janeiro de 2014, após passar por obras de revitalização no valor aproximado de R$ 17 milhões. As intervenções garantiram que os equipamentos e acessos fossem reestruturados para atender às leis atuais de acessibilidade e segurança. As reformas incluíram ainda os sanitários, palco, pista, camarins e instalações elétricas.

Com isso, a Fan Fest contará com um espaço adequado e confortável, que também é um dos símbolos da capital paranaense. A Pedreira é o segundo ponto turístico mais visitado de Curitiba. É um local tradicional de espetáculos ao ar livre, que homenageia o poeta e jornalista curitibano Paulo Leminski. Artistas renomados já passaram por ela – nomes como José Carreras, Paul McCartney, AC/DC, Bon Jovi, David Bowie, The Killers, Beastie Boys, Pearl Jam, No Doubt, Sepultura, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Iron Maiden, INXS, Pixies e Ramones.

A Pedreira possui um amplo portal de entrada que comporta a passagem de todo o público estimado. Há quatro pontos de saída, sendo dois de emergência, permitindo assim rápido esvaziamento do local (entre 7 e 10 minutos).

O espaço está situado na região Norte da cidade, dentro do Parque das Pedreiras, próximo a outros parques, em local de fácil acesso, com várias linhas de transporte público, vias alternativas e ciclovia ligando-a à região central. Fica a cerca de seis quilômetros do centro de Curitiba e a oito quilômetros do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo.

O Parque tem 103,5 mil metros quadrados de área e a Pedreira possui aproximadamente 48 mil metros quadrados, que serão reservados exclusivamente para o evento. O local tem capacidade para receber até 26 mil pessoas, porém a opção foi por utilizar o público máximo de 15 mil pessoas para a Fan Fest, garantindo assim amplo conforto aos participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC

Nenhum comentário: