quinta-feira, 27 de março de 2014

Curitiba terá festa nos bairros, parque novo e bolo para comemorar 321 anos

A Prefeitura de Curitiba programou atividades especiais para comemorar o aniversário de 321 anos da cidade, no dia 29 de março. Foto:Cesar Brustolin/SMCS
O próximo fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, terá bolo gigante, entrega de área verde, reabertura da Pedreira Paulo Leminski e muita diversão em todas as administrações regionais da cidade.

No dia 29, a festa começa às 9 horas, quando será entregue à cidade o Parque Guairacá, com 120 mil metros quadrados, localizado na Vila Rigoni, na Regional Portão, às margens do Rio Barigui.

Também no sábado está programada uma festa no Parque Barigüi, das 10h às 17 horas, com entrada livre. São 20 brinquedos infláveis, shows culturais, música e um bolo gigante para 5 mil pessoas, que será cortado às 16 horas, após cantar o “Parabéns” à cidade de Curitiba.

O palco principal apresenta o grupo de dança Guerreiros, com bailarinos de hip-hop com deficiência; e tambores de taikô do grupo Wakaba. Em todo o parque haverá recreação com monitores, campeonatos esportivos e cinema móvel.

A Praça da Cidadania, montada no Parque Barigüi, oferecerá gratuitamente serviços à população. As secretarias municipais terão atividades e orientações, como cuidados para a saúde da mulher e do homem, consumo responsável, meio ambiente, coleta seletiva, orientações sobre como terem uma vida mais saudável e apresentações culturais. Para as crianças haverá atividades recreativas, como brinquedos, contadores de história, oficina de desenho infantil, pintura de rosto e brinquedos infláveis, mini quadra de vôlei com o apoio do Instituto Leões do Vôlei – projeto patrocinado pelos jogadores Giba e Emanuel.


Outro evento de empresa privada marcará a data de aniversário da cidade. A pedreira Paulo Leminski será reaberta no dia 29, com o show do cantor Roberto Carlos.

Concerto

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentará o concerto de abertura da temporada com a peça Missa Lord Nelson, de Joseph Haydn. Na sexta, 28 de março, as 20 horas na Capela Santa Maria e 29 de março, 18h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A regência é de Luís Otávio Santos.

A Fundação Cultural está com uma programação festiva preparada neste mês de março, que inclui contação de história, roda de leitura, festival de filmes na Cinemateca com temas relativos à cidade, além de um workshop teatral (Veja mais sobre a programação dos espaços culturais da cidade no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br)

A estátua do Homem Nu, na Praça 29 de Dezembro, vai ser objeto de uma performance de arte digital na noite de 29 de março. A superfície da obra de Erbo Stenzel servirá como suporte para a projeção de grafismos e elementos 3D, fruto da parceria entre a empresa Connect Net com os artistas Pericles Victor (VJ Picles) e Emanuel (Iluminous). A intervenção será realizada das 19h às 24 horas.

Festa nas regionais


Nas administrações regionais da cidade haverá atividades esportivas, recreativas e culturais para a comunidade, das 10h às 17 horas. As festas das regionais do Boqueirão e Pinheirinho serão realizadas nas ruas da Cidadania e, na regional Matriz, na Rua 15 de Novembro.

A Administração Regional do Boqueirão comemorará 19 anos no dia 29 e para marcar a data recebe o projeto Justiça nos Bairros. Diversos serviços públicos serão oferecidos para a comunidade, além de um casamento coletivo, as 18 horas.

No dia 30, domingo, das 13 às 18 horas, os festejos do aniversário de Curitiba continuam. No Bairro Novo as comemorações serão no Portal do Futuro (Ginásio do Bairro Novo). O parque Bacacheri será o ponto de encontro dos moradores da regional Boa Vista e, no Parque do Peladeiro haverá festa para a comunidade do Cajuru. A Regional CIC vai se reunir na Praça da União (Rua Senador Accioly Filho, esquina com a Rua Sebastião Ribeiro Batista).

Para as crianças do Alto Boqueirão, o Circo da Cidade estará aberto no dia 29, sábado, as 15 horas, para o projeto “Trash Circus – A história da sra. Madame”, na lona Zé Preguiça (na Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº). O circo ainda promoverá oficinas circense com estudantes de escolas das administrações regionais.

Renault apresenta 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba


O mais importante evento das artes cênicas do País estreia no Expo Renault Barigui

A capital paranaense é mais uma vez a estrela principal das artes cênicas do País. Começou ontem a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no Brasil. A abertura do evento aconteceu no Expo Renault Barigui, localizado em um dos cartões postais da cidade, o Parque Barigui, com a apresentação da peça “El hombre venido de ninguna parte”.

Renault e Itaú apresentam esta edição do festival, que vai até o dia 6 de abril, reunindo espetáculos de diversos gêneros e formatos, para adultos, jovens e crianças. Participarão mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento.

Durante o festival, clientes Renault terão 50% de desconto na compra de até 4 ingressos por sessão de cada espetáculo. Basta apresentar o documento do veículo e o documento de identidade em qualquer apresentação da Mostra 2013 e do Fringe (mediante disponibilidade de ingressos).

Cada vez mais “paranaense”, a Renault vem fomentando ações de aproximação com a sociedade, através da promoção de eventos culturais e artísticos. “Para nós, da Renault, é um orgulho participar pelo segundo ano consecutivo do Festival de Teatro de Curitiba. Nosso objetivo é estarmos ainda mais próximos da comunidade por meio do incentivo à cultura e o Festival é uma excelente oportunidade para isso”, afirma Olivier Murguet, Presidente da Renault.

O Instituto Renault também participa do evento com a promoção de ações sociais. No dia 27 de março haverá uma sessão especial da peça “Mish Mash” para 800 crianças de instituições parceiras, como Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), Escola Maria Leni, Fundação Iniciativa e Associação Borda Viva, que atende a população carente do bairro Borda do Campo, de São José dos Pinhais. Além disso, a Renault também promove uma ação especial de reconhecimento para cerca de 350 colaboradores (mais acompanhantes), formados nos programas internos “Fábrica do Conhecimento” e “Pró-Gestão”, que assistirão à peça “A arte da comédia”.

RENAULT NA CENA CULTURAL BRASILEIRA


Há 15 anos produzindo no País, a Renault está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. A marca dá apoio ao festival, cuja relevância cultural e transformadora tem feito história nas artes cênicas brasileiras.

As ações em prol da cultura nacional se multiplicam. Em 2012, por exemplo, a Renault firmou os direitos de naming rights do Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque de Curitiba, o Parque Barigui.

Na cidade de São Paulo, acordo semelhante foi feito com a principal sala de espetáculos musicais de projeção internacional, que passou a se chamar Teatro Renault (antigo Teatro Abril).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Domingo tem passeio ciclístico em homenagem à cidade

O aniversário de Curitiba também será comemorado por ciclistas. O Passeio Ciclístico em homenagem aos 321 anos de Curitiba acontece neste domingo (30), com concentração marcada a partir das 9 horas em frente ao Supermercado Condor (Água Verde), na esquina das avenidas Bento Viana com Água Verde. A saída está prevista para as 10h. A atividade é organizada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a rede de supermercados.

Serão aproximadamente 6 quilômetros de pedalada do ponto de partida até o Parque Barigui (estacionamento em frente ao Museu do Automóvel). Ao final da atividade, haverá sorteios de prêmios aos participantes.

O trajeto contará com a orientação de profissionais da secretaria municipal e suporte de segurança, com a presença de agentes de trânsito. Ambulância e um caminhão resgate, para levar as bicicletas que apresentarem problemas, também vão acompanhar o circuito.
O percurso do Passeio Ciclístico será o seguinte: Rua Bento Viana, Avenida Getúlio Vargas, Rua Brigadeiro Franco, Rua Padre Agostinho, Avenida Cândido Hartmann e Parque Barigui.

Passeio Ciclístico em homenagem ao Aniversário de Curitiba

Data: domingo, 30 de março
Concentração: 9 horas
Saída: 10 horas – esquina das avenidas Bento Viana com Água Verde

Fonte: Bem Paraná

Puma Club se reúne no Parque Barigui

O Puma Club do Brasil realiza aos domingos o Encontro Semanal dos Proprietários de Carros Antigos e Especiais no Parque Barigui, em Curitiba. O grupo se concentra próximo ao heliponto do local, das 9h30 às 12 horas. Mais informações: (41) 9626-9626, com Ciro Marques.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Benefícios dos Sucos Naturais


Os sucos naturais são excelentes para a nossa saúde eles promovem maravilhas ao nosso organismo. Vale lembrar que os sucos não são remédios. São alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável.

Os benefícios dos sucos naturais são vários, porque a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. 

Confira abaixo alguns deles:

- Melhora o sistema cardiovascular,o controle da hipertensão, ajuda na desintoxicação do sangue.

- Aumenta a disposição e a hidratação, suaviza a pele e aumenta o brilho dos cabelos.

- Ajuda também na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez.

- Aumenta o sistema imunológico, portanto previne o câncer e a resistência a gripes e resfriados.

- Melhora o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Obs: Evite tomar sucos industrializados, de caixinha, garrafa ou lata. Pois esse tipo de suco acaba perdendo seus nutrientes e vitaminas por passarem por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O ideal é consumir o suco natural e fresco, contendo frutas e hortaliças, esses sim são os mais mais saudáveis e indicados.Mas devem ser ingeridos imediatamente após o seu preparo, para que não percam seus efeitos nutricionais.

Sucos naturais e seus benefícios para a saúde:


- frutas cítricas – Fonte de vitamina C, retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.

- cenoura com aipo - revigorante.

- suco de folhas verdes – Ricos em clorofila ativam todo o sistema digestivo. Limpa o sangue e combate a prisão de ventre.Misture sempre com o limão para proporcionar a perfeita fixação do ferro.

- Sucos com cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis - Os alimentos que contém betacaroteno ajudam a prevenir certos tipos de câncer.

Confira abaixo algumas receitas de sucos e seus benefícios :
  • Suco para melhorar a imunidade - 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).
  • Suco calmante contra ansiedade – 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).
  • Suco desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
  • Suco digestivo – 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
  • Suco energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
  • Mousse laxante – 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
  • Suco para camuflar a fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
  • Suco Energético poderoso – É o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave – 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Fonte: http://somostodosum.ig.com.br.

Prática de corrida requer cuidados para evitar lesões nos joelhos


Equilíbrio muscular, programa de treinamento com acompanhamento profissional e um bom tênis são fundamentais para o esporte

Seja na academia ou nas ruas, a prática de corrida tem ganhado cada vez mais adeptos. Isso porque o esporte oferece benefícios para a beleza e saúde do corpo, sem que seja preciso um grande investimento em equipamentos. De acordo com estudiosos, uma hora de corrida, a 11 quilômetros por hora, por exemplo, é capaz de queimar cerca de 700 calorias. Porém, o esporte requer cuidados para evitar lesões, principalmente nos joelhos.

“O impacto de cada passada numa corrida impõe aos joelhos uma sobrecarga que chega a cinco vezes o peso do corpo do praticante. Com o tempo, se não houver o preparo adequado da musculatura dos membros inferiores, o joelho passa a sofrer um processo de desgaste, levando a lesões meniscais e cartilaginosas”, segundo o cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho.

Esteira, rua ou pista de atletismo

A diferença da prática de corrida em esteira, rua ou pista de atletismo está tanto no tipo de piso onde o esporte se desenvolve, como nos riscos de cada um deles. “O asfalto é uma superfície mais dura e gera um maior impacto aos joelhos, enquanto que a esteira e a pista de atletismo têm melhor absorção do impacto. Outra diferença diz respeito a possíveis irregularidades do piso que podem levar a entorses. Na rua e numa pista mal conservada de atletismo, os riscos são maiores”, alerta o ortopedista.

Além de um piso mais duro, a prática de corrida nas ruas também conta com um percurso diferenciado, com subidas e descidas que interferem na biomecânica do corpo. “Quando a corrida é praticada em aclive ou declive, os grupos musculares mais envolvidos mudam e as forças que agem nos joelhos também. Nas subidas, o trabalho muscular é maior e, com isso, existe uma diminuição no ritmo e um menor impacto sobre os joelhos. Nas descidas, há a tendência de aumentar o ritmo e, com isso, o impacto pode ser maior e a musculatura do quadríceps passa a ser utilizada para frear a velocidade da descida. Esse mecanismo provoca uma sobrecarga no tendão patelar, no tendão quadriciptal e cartilagem da articulação patelofemoral, podendo desencadear lesões nestas estruturas”, esclarece.

Lesões mais comuns

Segundo o médico, as lesões mais frequentes são condropatia patelar (condromalácia), a síndrome do trato iliotibial (joelho de corredor) e as canelites (que podem evoluir para fraturas na tíbia por estresse). “A condromalácia é um problema que acomete a cartilagem da patela, que perde sua consistência normal. Se não for tratado, ele pode progredir para fissuras e perdas cartilaginosas mais extensas. Essa é uma lesão muito comum entre os corredores”, explica.

As lesões nos joelhos podem acometer tantos corredores de longas como de curtas distâncias. “Em todas as modalidades, as estruturas dos joelhos são fortemente afetadas. Os corredores de curta distância se utilizam da explosão muscular para atingir grandes velocidades e, por isso se expõem a impactos maiores, porém com curta duração, enquanto que os corredores de longa distância têm impactos menores por mais tempo”, comenta o especialista.

Tratamento conservador

“O tratamento varia de acordo com a patologia, mas, de forma geral, é feito por meio do reequilíbrio muscular, sessões de fisioterapia, um bom programa de treinamento e um bom tênis. As condromalácias respondem bem ao tratamento e o paciente volta a praticar as corridas depois de dois a três meses, em média”, revela o ortopedista.

O tratamento cirúrgico é menos frequente, mas possível em casos específicos. “A técnica empregada no tratamento cirúrgico dependerá do grau da lesão apresentada e, principalmente, das causas que levaram ao seu aparecimento”, explica. Apenas um médico especializado poderá avaliar a lesão e indicar o tratamento mais indicado.

Fonte: Só Esporte

quinta-feira, 13 de março de 2014

Feira no Parque Barigüi oferece animais para adoção


Cães e gatos vacinados e identificados com microchips estarão disponíveis para adoção na próxima edição da feira de adoção Amigo Bicho, promovida pela Prefeitura de Curitiba, que acontecerá neste sábado (15). Os animais adultos que participam da feira já foram castrados.


A feira Amigo Bicho é mensal e acontece tradicionalmente das 10h às 16 horas de sábado, no Parque Barigüi. O evento do dia 15 de março terá como temática o início das comemorações do aniversário de Curitiba. O próximo Amigo Bicho, agendado para 10 de maio, terá como temática a Copa do Mundo.

O objetivo principal da feira é promover a adoção de cães e gatos. Além disso, a população também tem acesso gratuito ao serviço de identificação de animais domésticos, com a colocação de microchips. Os interessados devem levar documentos pessoais e comprovante de endereço.

Desde o início do ano passado, mais de 2,5 mil animais foram beneficiados com o serviço. Aplicado rapidamente e de forma indolor no dorso do animal, o microchip contém várias informações sobre o mesmo, além de dados do responsável. Isso facilita a identificação em casos de roubo ou fuga do animal.

O registro de animais comercializados através de microchip é uma exigência que consta na Lei Municipal 13.914/2011 e os números são incluídos no Sistema de Identificação Animal (SAI) da Rede de Defesa e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

"O objetivo principal do evento Amigo Bicho é sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivando a adoção e a guarda responsável", explica o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Feira Amigo Bicho
Data: sábado (15)
Horário: das 10 às 16h
Local: Parque Barigui

Fonte: Agora Paraná

quarta-feira, 12 de março de 2014

ATENÇÃO TRIATLETAS AMIGOS DO PARQUE BARIGUI


26º SESC TRIATHLON CAIOBÁ

No próximo dia 16 acontece a 26ª edição do Sesc Triathlon Caiobá. O litoral do Paraná receberá triatletas do Brasil inteiro e mais de 1000 atletas irão nadar, pedalar e correr em circuito rápido e dinâmico nas distâncias Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) e Olímpico (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida). 
A largada acontece na praia mansa a partir das 07h, no domingo dia 16 de março. 
Mais informações sobre a prova no site oficial: www.sescpr.com.br/triathlon

Fonte: WOOM Store

quarta-feira, 5 de março de 2014

ATENÇÃO CORREDORAS DO PARQUE BARIGUI


FALTAM 4 DIAS PARA A 13ª CORRIDA DA MULHER

A 13ª Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher, prova idealizada e organizada pela Associação Pró Correr de Incentivo ao Esporte, será uma prova EXCLUSIVAMENTE FEMININA, tanto para corredoras como caminhantes, com idade entre 12 e 80 anos, numa distância de 6 km com largada pontualmente as 8:00 horas, em um percurso com pequenas subidas e muitas descidas, o que também é um incentivo para as atletas iniciantes sem compromisso com o pódio, mas que desejam vencer seus limites pessoais e fazer novas amizades.

SERVIÇO:
Largada: Rua Itupava, 985 - Colégio Positivo Jardim Ambiental
Data: 09/03/2014
Horário da Largada: 08 horas 
Distância: 6 Km
Modalidade: Corrida e Caminhada
Participantes: 1.000 
Valor da Inscrição: R$ 50,00 (inscrições ENCERRADAS)

Outras informações poderão ser obtidas no site www.procorrer.org.br, ou pelo telefone (41) 3232-5649.

Corrida na chuva


Se a temperatura estiver agradável e a chuva leve, sem raios, não há motivos para desistir do treino – até porque a sensação de correr na chuva é uma excelente terapia para a mente! Apesar da crença popular que sugere que fazer exercício no frio e na chuva pode resultar em uma infecção viral, cientistas comprovaram que não há uma depressão do sistema imunológico nessas condições. Pelo contrário! A queda da temperatura corpórea resultante da exposição ao frio traz um aumento significativo do nível de atividade das células de defesa ao organismo.

O cuidado maior é apenas com a vestimenta: uma jaqueta impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. O tipo de piso em que se vai correr também deve ser levado em conta. Por estar molhado, o risco maior é de cair. Mas nada que um calçado adequado não resolva. Além disso, não esqueça de hidratar-se – mesmo na chuva ocorre perda de líquidos através da transpiração. Por isso, ao terminar a corrida, tome um banho quente, enxugue-se bem e vista-se o mais rápido possível

Agora, se o tempo abrir, há algumas medidas que deve ser tomadas para minimizar as consequências de correr no calor. Use roupas com tecidos sintéticos. Para se proteger dos raios solares, não se esqueça do boné, óculos escuros e protetor solar. Dessa maneira seu corpo terá uma equação perfeita: isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte da umidade e a sensação de conforto da pele.

Fonte: Priscilla Costa - Treinos e Performance - Blog Centauro

segunda-feira, 3 de março de 2014

7 dicas para desintoxicação pós-Carnaval

Agora que a folia chegou ao fim é hora de recuperar as energias e retomar as atividades. Siga as nossas dicas e fique novinha em folha para encarar o dia a dia



1. Beba mais líquidos

Depois das festas, é importante dar aquela forcinha para o corpo se recompor. Nessa etapa, beber bastante líquido é tarefa básica e fundamental, afinal, a água mantém a hidratação em dia, evita a retenção de líquidos e garante o pleno funcionamento do organismo. "Os sucos também são ótimos aliados, assim como a água de coco. Já os refrigerantes, que são equivocadamente considerados curadores de ressaca, devem ser evitados", explica Adriana Bassoul, nutricionista do Sítio do Moinho, produtor orgânico.

2. Aposte nos chás

Além de serem superleves, os chás são ótimos aliados para desintoxicar o organismo. A nutricionista sugere a cavalinha e o capim limão, além das ervas mais conhecidas, como chá verde, boldo e carqueja. 

3. O limão faz a diferença

O ácido cítrico do limão tem ação adstringente, capaz de dissolver as toxinas e gorduras. Já o efeito alcalinizante deixa o PH do sangue e de outros líquidos do corpo menos ácidos, o que acelera o funcionamento do metabolismo. Por fim, a ação antisséptica da fruta evita a fermentação no estômago e intestino, evitando os indesejados gases.

4. Prefira os alimentos orgânicos

Em altas concentrações, os organoclorados, componentes presentes nos agrotóxicos, desregulam a produção do TSH, hormônio da tireoide, deixando o metabolismo lento e dificultando a perda de peso. 

5. Dia de comer leve

Depois de judiar do seu organismo, a melhor coisa a se fazer é apostar nos alimentos leves. "Uma salada de alface com cenoura, beterraba, pepino e tomate é uma ótima opção. Para completar, prepare um peixe cozido com um toque de limão", sugere Adriana. 

6. Use pouco sal

O sódio presente no sal faz com que você retenha mais líquido, o que acaba resultando em inchaço. Então, nesse momento de desintoxicação, é melhor não abusar do tempero.

7. Evite os industrializados

Por conter mais colesterol e sódio, além de conservante, corante e, em alguns casos, açúcar, os alimentos industrializados são mais pesados. Por isso, enquanto seu organismo se recupera da folia, é melhor apostar nos alimentos crus, como alface, agrião, couve, rúcula, cenoura, beterraba ralada, pepino e tomate. Alimentos germinados também são bem vindos. Uma bela sugestão é uma salada de arroz integral com lentilhas germinadas.

Fonte: Boa Forma